Home / Natureza / Qual a Maior Profundidade Que o Homem Já Perfurou na Terra?

Qual a Maior Profundidade Que o Homem Já Perfurou na Terra?

Não é novidade para ninguém que o nosso planeta e todos os fenômenos naturais que o constituem sempre foram um objeto de grande foco da curiosidade, principalmente nos anos da Era Moderna.

Com isso, o ser humano chegou à Lua, mas não apenas isso, já que também resolveu estudar de maneira mais profunda o nosso próprio planeta e chegou a lugares aonde ninguém jamais ousaria arriscar: o interior do nosso planeta.

Dessa maneira, foram criados diversos projetos científicos para estudar de maneira ainda mais decisiva o interior da Terra, sempre visando aprender mais sobre o nosso planeta e, consequentemente, reunir informações que seriam úteis para outros tipos de estudos.

Apesar da fama desses projetos, muitas pessoas não sabem exatamente as informações mais importantes sobre eles, principalmente o quão fundo o ser humano já conseguiu chegar no interior do Planeta Terra.

Portanto, neste artigo vamos explicar de maneira mais específica qual foi a maior profundidade que o ser humano conseguiu perfurar em direção ao interior do planeta. Assim, continue lendo o artigo até o fim para conferir os principais projetos criados com essa finalidade e também quais foram os recordes alcançados.

Projeto da União Soviética

União Soviética
União Soviética

Como já dissemos, o ser humano ao longo da existência da humanidade já fez diversos projetos científicos diferentes com objetivos grandiosos que vão desde chegar a outros planetas até mesmo perfurar o nosso próprio planeta para entender mais sobre o local em que vivemos.

Porém, quem pensa que todos esses projetos possuíam e ainda possuem objetivos apenas científicos está muito enganado, já que tudo no mundo é uma ação política e isso não é diferente com a ciência.

Isso porque a União Soviética foi motivada a começar esses projetos durante a Guerra Fria, de maneira que ela e os Estados Unidos acabaram por competir com relação a quem conseguia descobrir mais coisas sobre o mundo em geral.

Uma prova disso é que nesse época houve também a Corrida Espacial, marcada pela competição entre as duas potências para descobrir quem conseguiria chegar não apenas ao Espaço primeiro, mas também à Lua.

Portanto, já sabemos que todos esses projetos e grandes descobertas possuíam um aval de competição e outros interesses ocultos que iam além da busca de conhecimento, mas isso não faz com que e eles sejam menos importantes e é por isso que vamos estudar um pouco mais sobre isso.

Poço de Bertha Rogers

Poço de Bertha Rogers
Poço de Bertha Rogers

O plano inicial da União Soviética com esses projetos era conseguir perfurar 15 mil metros do interior da Terra, de forma que se chegasse o mais fundo que os equipamentos pudessem alcançar.

Porém, o primeiro plano que deu certo foi o do poço de Bertha Rogers, que apesar de não ter atingido a meta inicial definida pela potência também alcançou números jamais imaginados, chegando a atingir mais de 9 mil metros de profundidade nos anos 70.

Apesar de parecer um número bem menor do que o esperado, a verdade é que que o plano Bertha Rogers foi sim considerado um sucesso para o mundo científico e deixou a União Soviética em grande vantagem com relação aos Estados Unidos na época.

Isso se explica principalmente porque essa era a primeira vez que o plano chegava em ação e o resultado obtido já era bem alto e até mesmo mais do que o esperado para uma primeira vez.

Porém, a verdade é que anos depois um novo recorde foi quebrado, dando esperança aos cientistas e também a todo o resto da humanidade de que a meta colocada seria um dia atingida.

Portanto, vamos ver agora mais informações sobre essa quebra de recordes.

Quebra de Recorde

Como dissemos anteriormente, o primeiro plano de exploração do interior da Terra chegou a uma profundidade satisfatória, mas ainda faltavam quase 6 mil metros para que o objetivo principal fosse atingido, e é por isso que um novo plano de exploração foi feito quase 20 anos depois, mais especificamente em 1989.

Esse plano também foi feito durante a Guerra Fria enquanto os conflitos ficavam mais intensos, de forma que a União Soviética acabou ganhando grande destaque naquela época.

Ilustração da Guerra Fria
Ilustração da Guerra Fria

E esse destaque tem uma boa e também impressionante explicação: basicamente, o segundo plano de exploração ao núcleo da Terra fez com que o ser humano conseguisse chegar até uma profundidade de quase 14 mil metros, para ser mais específico, o plano de exploração levou o ser humano a uma profundidade de 12 262 metros.

Isso fez com que a esperança de que um dia o ser humano conseguiria chegar a uma profundidade de 15 mil metros (como era o esperado inicialmente) aumentasse e, consequentemente, nos dias de hoje os cientistas continuam trabalhando nessa hipótese de que é sim possível chegar em uma profundidade de 15 mil metros.

Curiosidades

As curiosidades são uma excelente maneira de aprender um pouco mais algum assunto de maneira bem mais dinâmica e simples, sem precisar entender textos científicos e mais complexos.

Por isso, vamos também falar algumas curiosidades que você provavelmente ainda não sabe sobre a ida do ser humano até o interior da Terra para que você entenda ainda mais sobre o assunto!

  • O perfurador precisaria estar a uma temperatura de 300° para conseguir chegar a 15 mil metros como é o esperado;
  • No último plano, o perfurador estava a uma temperatura de 180° apenas, e é por isso que provavelmente o plano não saiu completamente como o esperado;
  • O nome de todo esse projeto é Poço Superprofundo de Kola;
  • O equipamento de perfuração utilizado é conhecido como Uralmash;
  • A temperatura de 300 graus necessária faria com que as brocas de perfuração não funcionassem mais, e é por isso que o projeto foi interrompido até os dias de hoje.

Logo, essas são curiosidades que você muito provavelmente ainda não sabia sobre esse projeto extremamente interessante! Viu como podemos aprender mais por meio de textos menos complexos?

Gostou de tudo isso e gostaria de aprender mais coisas interessantes sobre temas relacionados à natureza? Sem problemas!

Para isso, confira aqui mesmo no nosso site um outro texto que você pode gostar: Ficha Técnica do Tamanduá – Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Veja também

Qual é a Melhor Gordura Para Fritura?

Ao escolher o melhor óleo para fritar, pense nos atributos de cada item, incluindo como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *