Home / Natureza / Quais os Benefícios do Carvão Vegetal? Pra Que Serve?

Quais os Benefícios do Carvão Vegetal? Pra Que Serve?

O carvão do tipo vegetal, também chamado de carvão ativado, se apresenta como um composto orgânico que vem na forma de pó muito fino. É obtido queimando, na ausência de fogo, madeira de várias origens. Além do churrasco, você sabe quais são mesmo os benefícios do carvão vegetal?

O pó fino obtido nesse processo não tem sabor ou cheiro, mas possui propriedades importantes:

  • Ajuda a combater distúrbios relacionados à digestão;
  • Dor abdominal;
  • Ajuda a desinflar o estômago;
  • Entre muitas outras coisas.

Quer saber mais a respeito? Leia o artigo até o final e descubra o que o incrível carvão vegetal pode fazer por você.

O Que É Carvão Vegetal?

O carvão do qual falamos não é bem o que se encontra naqueles tijolos de carvões ou em alimentos queimados.

A fabricação do carvão vegetal o torna extremamente adsorvente, permitindo a ligação a moléculas, íons ou átomos. Desta forma, remove-os das substâncias dissolvidas.

As produções do carvão vegetal envolvem o aquecimento a temperaturas muito altas dos materiais ricos em carbono, tais como:

  • Turfa;
  • Madeira;
  • Casca do coco;

O processo da “ativação” faz a retirada das moléculas do carvão anteriormente absorvidas. Ele também faz a liberação dos locais da ligação novamente. Todas as etapas reduzem os tamanhos dos poros nos carvões, fazendo mais “buraquinhos” em cada uma das moléculas, aumentando, assim, a área total de sua superfície.

Propriedades E Benefícios Do Carvão Vegetal

O carvão do tipo vegetal é conhecido e apreciado por seu papel como um agente adsorvente. Para não ser confundida com a absorção, a adsorção é o processo de atração das moléculas ou íons de uma substância na superfície de outra.

Em outras palavras, o carvão tem a capacidade de ligar adsorbatos, que podem ser líquidos e gases. Esta propriedade única faz com que os benefícios do carvão vegetal sejam terapêuticos e inúmeros. Entre eles estão:

  • Melhora a digestão pesada;
  • Melhora a flatulência relacionada à fermentação de alimentos;
  • Tratamento de envenenamento químico;
  • Melhora a diarreia ainda de origem bacteriana;
  • Tratamento de intoxicação por drogas;
  • Melhoria da halitose.

Livre Seu Corpo De Toxinas Em Situações Emergenciais

Um dos benefícios do carvão vegetal é que ele evita a absorção gastrointestinal de drogas e toxinas. Isso ocorre em situações emergenciais, também aumentando a eliminação mesmo após a absorção pelo organismo. Tal ação inclui overdoses de:

  • Medicamentos como acetaminofeno ou aspirina, ópio, morfina e cocaína;
  • Toxinas dos pesticidas, o que inclui DDT;
  • Chumbo, mercúrio e diversos outros produtos de ordem química.

O carvão é mais eficiente caso seja administrado nas primeiras horas da ingestão de toxina. No entanto, existem algumas substâncias nas quais o ele não funciona:

  • Álcool;
  • Cianeto;
  • Metais como ferro e lítio;
  • Certos ácidos que danificam rapidamente os tecidos internos.

Simplificando, se você ou alguém que conhece ingeriu uma substância tóxica, use os benefícios do carvão vegetal para inativar a toxicidade da substância. Isso vai ajudar a eliminar mais rapidamente do que seu corpo poderia por si próprio.

Caso haja a ingestão de uma substância altamente tóxica, uma rápida administração de carvão pode salvar vidas.

Aliviar Mordidas E Picadas Dos Insetos

Carvão Vegetal em Pó
Carvão Vegetal em Pó

Misturar um cataplasma de carvão com água, amido de milho ou pó de linhaça pode auxiliar na curar:

  • Picadas de abelha;
  • Erupções cutâneas por ervas venenosas;
  • Picada de cobra;
  • Picadas de aranha;
  • Outros tipos de picadas que levam à intoxicação.

Reduzir a Acne E Melhorar a Saúde Da Cútis

Reduzir os casos de acne e outras impurezas da pele é mais um dos benefícios do carvão vegetal. Isso ocorre por conta do seu ato poder de eliminação das toxinas. Ele também faz maravilhas para remover completamente a maquiagem.

Não é à toa que existem muitos sabonetes feitos com carvão ativado, que também são eficazes no tratamento da pele. Você pode encontrar uma grande variedade dos produtos artesanais de carvão e máscaras.

Clarear os Dentes

Embora ninguém imagine que um pó preto possa realmente clarear os dentes, isso é algo que realmente acontece. Tudo a se fazer é polvilhar carvão em uma escova cheia de pasta de dente e escovar.

Sua boca pode parecer realmente estranha quando você escová-la com carvão. Entretanto, se fizer isso diariamente, notará uma diferença dentro de algumas semanas. Entre os benefícios do carvão vegetal está o fato de ele ser inodoro e insípido. Portanto, além de ter dentes temporariamente pretos, você não poderá dizer que tem carvão na boca.

Carvão Vegetal nos Dentes - Antes, Durante e Depois
Carvão Vegetal nos Dentes – Antes, Durante e Depois

Lembre-se de que o produto é um pó preto e fino. Embora não manche a pele, pode ser que faça uma verdadeira bagunça ao usar. Assim, mantenha uma toalha de papel úmida à mão para uma limpeza rápida, caso você derrame onde for.

Também é importante considerar a sensibilidade dos dentes. Qualquer agente clareador pode enfraquecer o esmalte ao longo do tempo. Se você notar que seus dentes estão ficando mais sensíveis, reduza a escovação para apenas uma ou duas vezes por semana ou pare de usá-lo completamente.

Reduzir Ou Eliminar Gases

Os benefícios do carvão vegetal na eliminação de gases, principalmente após a ingestão de alimentos, são notórios. Seu uso pode também aliviar uma dor de estômago ou náusea. No entanto, vale repetir que o carvão ativado deve ser tomado apenas ocasionalmente para aliviar esses sintomas, e não usado todos os dias.

Desintoxicação do Corpo

Como o carvão faz um trabalho incrível, livrando o corpo de toxinas, algumas pessoas também o usam para se livrar do que está acumulado. A duração dessas limpezas pode variar, mas geralmente perduram por uma ou duas semanas.

Existem muitas receitas diferentes para o uso de carvão ativado como agente de limpeza / desintoxicação. É importante que você encontre algo que funcione para o seu estilo de vida e peso corporal. Se você consumir em excesso, pode ficar constipado. Se você tomar pouco, não será eficaz.

Algo importante a ser ressaltado é que, se você usa carvão várias vezes por semana, deve aumentar o consumo de água.

Contraindicações Do Uso Do Carvão Vegetal

O uso de carvão é contraindicado para pessoas com distúrbios gastrointestinais importantes, como:

  • Úlceras pépticas;
  • Obstrução intestinal.

Efeitos secundários

Para evitar a ocorrência de efeitos adversos, o carvão deve ser tomado:

  • Imediatamente quando da necessidade;
  • Em um tratamento de curto prazo entre 7 e 10 dias.

Apesar dos benefícios do carvão vegetal, seu uso prolongado pode causar desconforto, como constipação.

Da mesma forma que é aconselhável não usá-lo simultaneamente com outras substâncias, o uso do carvão durante as refeições não é recomendado. Tal ação tende a impedir a assimilação de vitaminas, minerais e outros nutrientes.

Viu como os benefícios do carvão vegetal podem ser inúmeros? Basta você consumi-lo de forma adequada que sua serventia irá muito além do velho e bom churrasco.

Veja também

Armillaria Ostoyae

Tipos De Fungos: Espécies Com Nomes, Fotos E Curiosidades

Os fungos são organismos eucarióticos, ou seja, possuem, em suas células, material genético (DNA e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *