Home / Natureza / Posso Tomar Chá de Graviola Todos os Dias? Como Fazer?

Posso Tomar Chá de Graviola Todos os Dias? Como Fazer?

A graviola é uma fruta presente em quase todos os lugares do mundo, mas sua origem é estritamente sul-americana, nascendo e crescendo em vastas florestas do Peru até o Brasil, e tanto o fruto (Annona muricata) quanto suas folhas são utilizadas no fabrico de alimentos e sucos, que ajudam o corpo a combater várias enfermidades, além de propiciar nutrientes extremamente importantes para as pessoas e animais.

Observe abaixo as características nutricionais de uma porção de 100g de graviola natural.

NutrienteQuantidade% VD*
Valor energético38.3kcal=1612%
Carboidratos9,8g3%
Proteínas0,6g1%
Fibra alimentar1,2g5%
Cálcio6,0mg1%
Vitamina C10,5mg23%
Fósforo16,6mg2%
Manganês0,1mg4%
Magnésio9,8mg4%
Lipídios0,1g
Ferro0,1mg1%
Potássio170,0mg
Cobre0,1ug0%
Zinco0,1mg1%
Riboflavina B20,1mg8%
Sódio3,1mg0%

O fato da mesma ser rica em vitaminas, principalmente a Vitamina C, torna a graviola uma fruta altamente apreciada, além de conter um sabor delicioso, que pode ser transformado até mesmo em massas para fazer doces e sorvetes, além de sucos.

A graviola não é uma fruta perene, e por isso não nasce em todas as estações do ano, fato esse que impede que a mesma seja comercializada o ano todo nos mercados, podendo ter épocas em que seus preços se elevam enormemente por esse fato, o que faz as pessoas acharem que ela é uma fruta exótica, o que não é o caso.

Como Fazer o Chá de Graviola. Aprenda o Passo-a-Passo e Evita Erros Comuns

Para preparar o chá de graviola, não é necessário coletar a fruta ou partes da mesma, pois a única coisa necessárias são as suas folhas.

As folhas da graviola que serão usadas para produzir o chá, precisam ser folhas saudáveis, verdes e lisas, pois folhas com manchas ou coloração diferente, indicam a presença de bactérias ou fungos, que pode vir a fazer mal para o organismo.

As folhas devem ser coletadas da árvore e devem ser utilizadas com um intervalo de poucas horas, pois caso haja muita demora, os nutrientes se esvairão devido à falta de oxigênio, sem contar com a dependência de nutrientes promovidos pela planta.

As folhas devem ser colocadas em água quente e devem ser removidas segundos após o ponto de ebulição (100º), isto é, quando começar a ferver, as folhas devem ficar cerca de 10 segundos e o fogo precisa ser apagado. Este fato faz com que a temperatura remova todos os nutrientes da folha, espalhando-as pela água, mas se houver um calor excessivo, os nutrientes principais morrem, e o chá acaba por se tornar ineficaz.

É possível também que o chá seja feito a partir das folhas desidratadas compradas em mercados, por exemplo, que ainda conterão vários nutrientes, mas nem todos. O mais indicado é fazer com as folhas próprias das árvores, que, inclusive, podem ser plantadas no quintal de casa.

Posso Tomar Chá de Graviola Todos os Dias?

Se houver a chance de tomar chá de graviola todos os dias, é muito indicado que haja o consumo diário, já que o chá de graviola é uma bebida revigorante que ajuda a manter ou perder peso, além de promover inúmeros benefícios ao corpo humano, já que possui elementos até mesmo anticancerígenos, segundo um estudo feito na Jamaica, no Scientific Research Council Hope Gardens.

O chá de graviola promove saciedade, apesar de não conter uma dose significativa de calorias, o que indica que é impossível engordar tomando o chá de graviola.

O chá de graviola apresenta elementos como ácido gentísico, cálcio, ferro, potássio, alcaloides, acetogeninas, Vitamina C, Riboflavina B2, além de porcentagens pequenas de Vitamina A e Vitamina B.

O mais importante, ao se tomar chá de graviola todos os dias, é o fato de que a mesma possui elementos que promovem um reajuste do sistema imunológico, que protege o corpo de células invasoras, além de combater tais células caso elas já estejam instaladas no organismo, através das acetogeninas, que são componentes antibióticos altamente presentes nas folhas das graviolas.

Como Utilizar o Chá de Graviola Para Perder Peso e Ter Uma Vida Saudável?

O chá de graviola é passado para pacientes que possuem células contaminas no corpo, pois o líquido contém altos índices de antibióticos, que, assim como os remédios, combatem as células contaminadas, mas os remédios também são eficazes contra as células boas, diferentemente do chá, que atuará somente em benefício ao corpo.

Ou seja, é importante tomar o chá de graviola para prevenir o corpo de possíveis malefícios, fazendo com que o mesmo permaneça saudável, e é possível seguir essa linha de raciocínio e, em conjunto, passar a estabelecer uma alimentação mais equilibrada, com alimentos naturais e saudáveis sendo comidos e a digestão sendo feito com o auxílio do chá de graviola.

O chá de graviola deve ser consumido assim que resfriar o suficiente para ser ingerido, e não deve ser levado à geladeira ou ficar muito tempo exposto, ou seja, só deve ser feito a quantia que irá ser consumida no momento, caso contrário, o chá pode vir até mesmo a fazer mal para o corpo, causando possível desconforto.

O Melhor Chá de Graviola é Feito Com Folhas Orgânicas

O Brasil está sendo reconhecido internacionalmente nos últimos anos, principalmente após a posse do novo Presidente, como o País que mais usa agrotóxico no mundo inteiro.

Nosso País, em governos anteriores, provou que o Brasil é o um dos Países que mais exporta alimentos, e por consequência, é o que tem mais permitido que venenos agrotóxicos, proibidos em outros Países, seja liberado para serem usados aqui.

Essas informações são necessárias para compreender que a maioria dos alimentos, por mais natural que seja, tem apresentado índices elevados de produtos tóxicos e cancerígenos, por isso é muito importante conhecer a procedência de tais alimentos.

Por isso, a melhor forma de fazer o chá de graviola são com folhas orgânicas, possivelmente retiradas da planta do quintal, ou compradas de alguém que tenha a planta orgânica em alguma plantação que não comercialize por hectares.

Infelizmente essa é uma realidade que o País vem enfrentando, onde a maioria dos alimentos saudáveis não apresenta mais ser tão saudável assim, já que no ano de 2011, foi concluído que, por ano, o brasileiro toma 5,2 litros de agrotóxicos através dos alimentos naturais.

Confira mais informações sobre o chá de graviola acessando Chá De Graviola Folhas Verdes ou Secas: Ele Emagrece?

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *