Home / Natureza / Para Que Serve o Nitrato de Amônio? Onde Ele é Usado?

Para Que Serve o Nitrato de Amônio? Onde Ele é Usado?

O planeta Terra possui uma grande variedade de compostos químicos muito interessantes, que fazem com que a vida das pessoas esteja sempre nas mãos de componentes da química. Dessa forma, tudo no mundo pode ser visto a partir de uma ótica química, considerando que qualquer coisa possui o agrupamento de elementos químicos para se formar.

Contudo, há algumas maneiras de ver tais compostos de uma forma mais clara e objetiva, como quando as pessoas utilizam remédios para melhorar a sua saúde ou, então, fazem uso de produtos para acabar com insetos.

Dessa maneira, nesses momentos em especial é possível ver como os produtos químicos podem ser importantes para toda a vida humana, embora muitas vezes as pessoas sequer sejam capazes de perceber isso. Portanto, há diversas maneiras de, prestando um pouco mais de atenção ao ambiente, ver como agem os compostos químicos.

Assim, uma forma muito clara de ver a composição química no dia a dia se dá com aqueles fertilizantes utilizados nas plantas caseiras.

Nitrato de Amônio
Nitrato de Amônio

Dessa forma, uma planta pode desenvolver uma série de problemas de todos os tipos, que vão desde fungos até bactérias que podem fazer com que uma planta não seja mais capaz de crescer e absorver nutrientes como no passado. Portanto, as plantas acabam por estar quase sempre na companhia dessas composições.

Além disso, quando há uma praga de insetos na plantação ou até mesmo no seu pequeno jardim, também pode ser muito positivo aplicar produtos específicos para acabar com os problemas que podem ser desencadeados a partir de um ataque desse tipo. Nesse caso, os produtos em questão já visam acabar com as pragas e não exatamente tornar a planta mais forte. Contudo, há outros que fazem da planta mais fortalecida, dando ênfase aos nutrientes que ela precisa.

Uso do Nitrato de Amônio

Assim, um composto muito utilizado para a produção de fertilizantes é o chamado nitrato de amônio, que é obtido através da neutralização do ácido nítrico com a adição de hidróxido de amônio.

Dessa forma, o ácido e a base em questão se unem para gerar o nitrato de amônio, composto chave para tornar a planta mais saudável e, no longo prazo, fazer com que a planta não tenha mais problemas relacionados à falta de nutrientes. O nitrato de amônio costuma, assim, ser parte essencial da indústria produtora de fertilizantes.

Contudo, o composto químico em questão também pode ser usado para outros fins. Um deles, assim, se trata da produção de herbicidas e para a fabricação de inseticidas. Nesses casos, o objetivo é acabar com ervas daninhas e insetos criadores de problemas, respectivamente.

Um detalhe curioso é que, por mais que muitas pessoas não saibam, as ervas daninhas podem até mesmo ser piores para as plantações do que grandes pragas de insetos, já que as ervas podem ser mais difíceis de serem localizadas e podem acabar com os nutrientes do solo de entro para fora. Dessa forma, os herbicidas são fundamentais quando se trata de manter a qualidade da plantação e do solo, evitando problemas com a produção agrícola.

Mais Formas de Usar o Nitrato de Amônio

Ademais, além da questão do uso em compostos que visam cuidar melhor das plantações, o nitrato de amônio também pode ser utilizado com outros objetivos. Dessa forma, uma maneira de usar o nitrato de amônio é em foguetes e até mesmo em explosivos. Dessa forma, o nitrato de amônio é utilizado como oxidante nesse tipo de material, servindo, basicamente, para fazer com que as reações principais aconteçam, gerando as explosões que darão o pontapé inicial para todas as outras reações.

Por conseguinte, o nitrato de amônio é muito útil em todo o mercado de explosivos de alto e médio padrão, sendo um material que pode até mesmo ser bastante difícil de conseguir em muitas áreas de todo o mundo. Além disso, o nitrato de amônio é usado para a fabricação de oxido nitroso, que também é chamado de “gás do riso”.

Dessa maneira, o nitrato de amônio pode ser utilizado como base para a fabricação do gás do riso em larga escala, sendo relativamente barata a sua utilização quando para esse sentido. Logo, a procura pelo material pode ser bastante elevada.

Saco Com Nitrato de Amônio
Saco Com Nitrato de Amônio

Perigos do Nitrato de Amônio

O nitrato de amônio pode se tornar muito perigoso se mal utilizado, assim como pode acontecer, também, com outros componentes químicos que forem usados de maneira incorreta. Assim, a inalação do nitrato de amônio pode causar sérios problemas no trato respiratório dos animais, sendo um enorme perigo para quem possui animais por perto no momento de uso do produto.

Além disso, o contato direto com o nitrato de amônio pode gerar irritações na pele e nos olhos dos animais, pois esse composto químico acaba por ser muito forte para a grande maioria dos animais conhecidos.

Ademais, o nitrato de amônio é muito solúvel quando em contato com a água, o que pode tornar esse produto um grande risco para os aquíferos e lagos de toda a região onde ele está sendo usado. Isso porque o contato com a água, por mais rápido que seja, pode significar um grave problema para quem consome aquela água.

Por fim, para as pessoas o nitrato de amônio pode causar uma série de irritações e alergias pelo corpo, que podem ir desde problemas relacionados aos olhos até questões mais graves ligadas à saúde das células humanas.

Recomendação de Uso do Nitrato de Amônio

De uma forma geral, é recomendado que o nitrato de amônio seja usado apenas por profissionais químicos, que saibam todos os perigos de estar perto do produto. Além disso, todos os equipamentos necessários devem ser utilizados para a proteção, já que o nitrato de amônio pode causar uma série de problemas para as pessoas quando em contato direto com a pele.

Logo, entender os riscos de estar perto do nitrato de amônio é um primeiro passo para lidar com o composto químico em questão, sendo interessante, também, que o local seja adequado para tal.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *