Home / Natureza / Onde Podemos Encontrar o Solo Humífero?

Onde Podemos Encontrar o Solo Humífero?

O solo humífero é um dos mais conhecidos. Talvez não seja o preferido entre as pessoas — principalmente entre os agricultores — porém, ele possui diversas vantagens. As técnicas de plantio usadas há tempos são insuficientes. Muito disso se deve aos recursos implantados na agronomia.

Não se entendia muito bem como o solo deveria ser preparado para receber a planta. Muitos achavam que era só colocar a semente. Aliás, esse pensamento pendura até hoje! Felizmente, já temos muito conhecimento para saber que não é bem assim que a agricultura funciona.

E, onde o solo humífero entra nessa história? Bem, veja todas as características dele e tire as suas próprias conclusões sobre a importância dele!

O Que É Solo?

Primeiramente, é muito importante você entender o que é o solo. Você sabe responder? Bem, caso não saiba, estamos aqui para te ajudar a tirar todas as dúvidas da cabeça.

O ser humano não cria o solo. Nós apenas o adaptamos de acordo com aquilo que desejamos. Por exemplo, se queremos construir uma fundação, o solo deve ser manipulado para que a estrutura que será montada fique firme. Agora, não podemos tratar o solo da mesma maneira caso o nosso desejo seja utilizá-lo para plantações.

O uso varia de acordo com o desejo de cada um. Suas mudanças naturais são lentas e não agridem nenhuma parte da natureza. Mas, quando há a intervenção humana, podem ocorrer alguns efeitos colaterais.

O Solo Humífero

Neste momento do texto, você já entendeu o que é o solo. Agora, podemos aprofundar mais um pouco no tema específico, que é o humífero. Ele é, basicamente, o solo com a maior quantidade de húmus — por isso recebeu este nome. Talvez você não tenha ouvido este nome, porque ele é popularmente conhecido como terra preta.

O estrume — ou esterco — é a base deste solo, sendo que 70% dele possui este composto. Caso você não saiba, o esterco é a mistura de fezes de animais, juntamente com orgânicos e plantas e animais mortos. Tudo isso gera essa mistura tão rica para o crescimento das plantas.

Outras Características

Diferente de outros tipos de solo, as minhocas fazem um papel fundamental neste. São elas que produzem o húmus necessário para que o solo fique de acordo com a sua colocação, além de fazer buracos na terra preta para que a água penetre mais facilmente.

Mudas em Um Solo Humífero
Mudas em Um Solo Humífero

Os poros deste solo são praticamente perfeitos, pois não é abundante o suficiente para que fique encharcado e, ao mesmo tempo, não é rígido o suficiente para que a água seja impenetrável. Por isso é o mais utilizado em plantações.

Sua textura depende muito do tamanho dos grãos, mas, geralmente, isso não influencia muito sua utilização.

Onde Podemos Encontrar O Solo Humífero?

Aqui nós temos um pequeno impasse entre grandes agrônomos: Muitos dizem que o solo humífero é encontrado apenas em áreas mais frias, como a América do Norte. Essa teoria é defendida por muitos especialistas estrangeiros. Aqui no Brasil eles também são encontrados, porém, é raro.

Isso tudo tem uma explicação: Como as zonas são mais geladas, a terra fica mais umedecida. Com isso, os solos ficam encharcados naturalmente.

A outra parte, com grande maioria brasileira, defende a seguinte afirmação: Os solos humíferos são formados em diversos locais, principalmente perto de lençóis freáticos.

Imagem Ilustrativa de um Lençol Freático

E, como o Brasil é um país com inúmeros lençóis, há uma grande chance do solo ao redor se umedecer e desenvolver seus compostos — juntos com vários seres orgânicos ali presentes — e, assim, dar origem a terra preta.

Outro fator que prejudica dizer isto com exatidão é de que o nosso país desenvolve uma camada de solo humífero, mas, geralmente, ela é muito pequena. Isso não é suficiente para que se crie uma planta até criar raízes, pois a umidificação só acontece na parte superficial.

Um livro que discute com exatidão este problema é da Doutora Ana Maria Primavesi, chamado Manejo Ecológico do Solo.

Onde Ele é Útil?

A terra preta, seu nome mais conhecido, é comumente utilizada nos meios agrônomos. É o solo ideal para o cultivo de plantas, independente da espécie. Como ele possui 70% de esterco (sendo estes seres decompostos, fezes de animais diversos e organismos vivos — terráqueos e aquáticos) dá para fazer com que tudo o que for plantado ali se desenvolva com mais facilidade.

Isso acontece porque é o solo onde mais se encontra recursos minerais que as plantas necessitam. Como a terra preta possui muito agentes em sua composição, as raízes das plantas absorvem tudo o que pode ser aproveitado e rejeitam aquilo que não é útil.

Terra Preta
Terra Preta

Este também pode ser um pouco negativo, pois, por mais que o solo humífero seja abundante em diversos nutrientes, ele pode não ser tão quantitativo em algumas substâncias específicas.

No mais, como foi dito acima, ele é o mais recomendado para aqueles que desejam iniciar a jornada do cultivo de plantas.

Quais Benefícios Ele Possui?

A versatilidade do solo humífero traz diversos benefícios junto com ele. De forma geral, as suas maiores vantagens podem ser vistas através da agricultura. Por ser um solo com bastante umidade, isso os levam a reter muitos sais minerais e diversos outros tipos de substâncias que auxiliam no crescimento da planta.

Além disso, estes mesmos sais minerais ajudam as plantas no processo de fertilidade. É bem provável que você verá suas árvores e flores crescerem mais belas e fortes do que em qualquer outro solo que plantar.

As fezes da minhoca — o húmus — é um dos adubos mais utilizados no mundo inteiro. Isso se dá porque o resultado que é encontrado com a terra preta é muito alto. É por este e alguns outros motivos que o solo humífero é um dos preferidos dos agricultores.

Outro fator importante e que deve ser descrito aqui é a quantidade ácida que este solo possui. Não é alta, mas, também, não é baixa. Há uma estabilidade comum nele. Com isso, é um dos mais equilibrados encontrados na natureza.

E, para finalizar, os especialistas na agronomia preferem este tipo de solo porque é imune a diversas pragas e doenças que atingem as plantações. Com isso, as plantas ficam mais resistentes, além de gerar uma economia muito grande por não precisar de certos inseticidas ou produtos químicos mais agressivos.

Veja também

Qual a Diferença Entre Chácara e Sítio?

No Brasil, o potencial para produtos originários de fazendas é muito alto. O país possui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *