Home / Natureza / O que Significa a Palavra Cavalgar? De Onde Surgiu?

O que Significa a Palavra Cavalgar? De Onde Surgiu?

A palavra cavalgar é originária de cavalo, que por sua vez vem do Latim Caballus, “cavalo de carga”. Cavalgar significa andar a cavalo, sentar-se em cavalo, encavalgar, campear, montar.

Antigamente, quando os carros ainda não existiam, o homem montava no cavalo e o usava para ir de um lugar a outro, poupando-se de andar a pé. A esse trajeto dava-se o nome de cavalgada, do latim “caballus”, proveniente de cavalo.

Cavalgar faz bem à saúde física e mental. Segundo especialistas, com a prática do esporte os músculos se fortalecem e as pessoas se socializam mais. Por outro prisma, o cavalo tem um papel fundamental na reabilitação do homem, pois reduz o estresse e melhora a autoestima.

Cavalgar Traz Benefícios

Fisicamente, cavalgar favorece o fortalecimento dos músculos dos braços e das costas, alinhando o corpo do cavaleiro. Promove bem-estar e alívio ao enviar mais oxigênio ao cérebro e aos pulmões, melhorando o funcionamento cardiopulmonar.

Além do que, em uma hora de cavalgada você pode queimar aproximadamente 400 calorias, pois em meia hora praticando o esporte o corpo realiza cerca de 2.000 movimentos tridimensionais, os quais mexem com o sistema nervoso profundo, harmonizando lateralidade, distância e equilíbrio.

Muito além dos benefícios emocionais e físicos, cavalgar é uma forma de socializar-se com as pessoas que também apreciam cavalos e o esporte, que gostam de conversar e trocar idéias sobre tudo o que se refere à atividade e ao animal.

Equoterapia Faz Bem

Conhecida também como hipnoterapia ou equiterapia, a equoterapia é uma terapia realizada com cavalos, que estimula o desenvolvimento do corpo e da mente, com abordagem interdisciplinar envolvendo as áreas de equitação, saúde e educação. O objetivo é levar ao desenvolvimento biopsicossocial de indivíduos com necessidades especiais e/ou deficiência.

A atividade tem se revelado excelente para complementar tratamentos, desde crianças com dificuldades de concentração ou muito agitadas a pessoas com esclerose múltipla, paralisia cerebral, autismo, hiperatividade e síndrome de Dow.

Equoterapia
Equoterapia

Para que o desenvolvimento da pessoa seja estimulado e a terapia tenha sucesso, é necessário que o cavalo seja dócil, manso e bem treinado. A atividade deve ser feita em um local especializado, com ambiente adequado, na presença do treinador do cavalo, um terapeuta ou fisioterapeuta especializado. Podem orientar os exercícios outros profissionais como fonoaudiólogo e psicomotricista.

As sessões costumam ser feitas uma vez por semana, durante 30 minutos. Podem participar pessoas de todas as idades e com necessidades especiais sem contra-indicações.

Benefícios da Equoterapia

Exercícios feitos em cavalos estimulam o sistema nervoso central e melhora a percepção de movimentos e postura de crianças com necessidades especiais, revelando-se uma excelente opção terapêutica.

Traz os seguintes benefícios:

  • Estimula a sensibilidade auditiva visual e tátil.
  • Melhora o equilíbrio e a postura.
  • Ajuda no desenvolvimento da percepção dos movimentos e coordenação motora.
  • Aprimora o tônus muscular.
  • Pelo contato com o cavalo desenvolve o sentimento de afeto no praticante.

Efeitos no Autismo

Os resultados alcançados pela equoterapia nos pacientes com autismo são excelentes, pois a criança passa a superar seus medos, o que reflete na expressão facial, quando passa a dizer tchau e olhar as pessoas presentes em busca de amizade.

Em síntese, melhora a linguagem e a área emocional, promovendo a interação social.  Entretanto, cada criança é única e o tempo para as respostas aos exercícios podem variar, assim como os próprios exercícios.

Utilização na Fisioterapia

A equoterapia revelou-se um ótimo recurso terapêutico também na fisioterapia, pois o cavalo provoca reações importantes no corpo de quem o cavalga, como relaxamento e contrações que levam o paciente a ter noção da manutenção do equilíbrio, lateralidade e percepção do próprio corpo. Tudo isso leva a muitos benefícios de postura.

Equoterapia e Fisioterapia
Equoterapia e Fisioterapia

Isso acontece porque o cavalo transmite impulsos ritmados ao tronco e pernas de quem o cavalga. Em poucas sessões o paciente já começa a ver os resultados e é invadido por uma sensação incrível de bem-estar.

O que são Cavalgadas?

Cavalgadas são passeios a cavalo tradicionais em muitas regiões, dentre elas o nordeste brasileiro. As cavalgadas já fazem parte da cultura sertaneja e o costuma passa de geração em geração entre as famílias daquela região. Em alguns locais as cavalgadas são hábitos que se misturam até à religião, como em Tejuçuoca, Araçatuba, Quixeramobim, Paramoti, Mulungu e Canindé.

A tradição se fortaleceu com o passar dos anos e as cavalgadas hoje assumem outros significados, misturando-se com a fé, devoção, aventura e amizade, tudo feito com muita coragem e integração com os animais. Envolve aspectos religiosos, reportando-se à crença católica, aos santos, votos, promessas e cortejos.

Muitos objetivos envolvem uma cavalgada, que pode ser religiosa, esportiva, ecológica ou cívica. São feitas em forma de desafios competitivos ou pela busca pelo contato com a natureza, diversão ou prazer. Trata-se de uma tradição acessível e totalmente democrática, na qual participam idosos, crianças, jovens, homens e mulheres, em clima de descontração e alegria.

Origem das Cavalgadas

As cavalgadas surgiram há milhares de anos na África e Europa, devido à necessidade de domesticar-se cavalos. Ganharam força somente nas últimas décadas, apesar de existirem há muito tempo entre criadores de cavalos e peões e apaixonados por essa espécie de animal, dentre eles os fazendeiros, que passaram a unir-se em torno deste ideal.

Não existem muitas restrições para as cavalgadas, que podem ser feitas em diversos lugares diferentes, desde que o solo seja adequado, incluindo campos, fazendas, estradas, plantações, riachos e trilhas. A programação deve objetivar a diversão das pessoas envolvidas, de forma que possam apreciar a fauna e a flora sem dificuldades.

Muito procuradas nos últimos anos são as cavalgadas show, a exemplo da cavalgada que abriu a ExpoPalmas 2019, realizada em Tocantins em setembro último, com shows do grupo Barões da Pisadinha, Gino & Geno, Lucas & Gustavo, Mano Walter, João Fernando & Gabriel, Mario Cesar & Felipe, Baby Shar e Mundo Bita.

Cavalgada em Canindé

Quando se fala em cavalgada no nordeste, logo lembramos da Cavalgada em Canindé. As famílias cearenses apreciam passeios coletivos, por isso as cavalgadas são organizadas frequentemente por associações de cavaleiros, especialmente em ocasiões de festas religiosas, comemorações municipais passeios ecológicos e eventos agropecuários.

Cavalgada em Canindé
Cavalgada em Canindé

Cavalgar é tudo de bom. Por isso, adote esta ideia!

Veja também

Mecanização da Produção

Como Funciona o Agronegócio Brasileiro?

O Brasil é essencialmente auto-suficiente em alimentos básicos e um dos principais exportadores de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *