Nosso Ecossistema é constituído de muitos fatores orgânicos e não orgânicos, ou seja, matérias que estão vivas e matérias que não estão vivas, mas que ao mesmo tempo causam um impacto muito grande no mundo da mesma forma.
Entre os componentes da Ecologia que possuem grande importância em nossa vida podemos citar as rochas, que muitas vezes são deixadas de lado nos estudos pois muitas pessoas consideram que elas são todas a mesma coisa, o que é uma conclusão errada.
Isso porque, na grande realidade, as rochas podem ser muito diferentes umas das outras e possuem diversas finalidades interessantes e úteis para o nosso dia a dia, mesmo que você ainda não tenha parado para reparar.
Portanto, neste artigo vamos falar especificamente sobre as rochas. Assim, continue lendo o texto até o fim para saber o que são as rochas e também para que elas servem no dia a dia.
O Que São Rochas?
Antes de mais nada, é interessante que você saiba exatamente o que são as rochas, já que é praticamente impossível estudar esse assunto de maneira mais profunda sem entender qual é a definição dessa palavra de maneira propriamente dita.
Assim, podemos dizer que as rochas são um grande conjunto de material sólido, nesse caso, de minerais ou também de mineraloides, que com o passar do tempo vão se unindo e se tornam uma coisa só.
É interessante notarmos que o processo de formação de uma rocha dura muito tempo, e é exatamente por isso que muitas pedras que encontramos no mercado são consideradas preciosas, já que elas são ainda mais difíceis de se encontrar.
Como dissemos anteriormente, as rochas não são todas iguais, já que existem diversos tipos diferentes de rochas. Dentre eles podemos citar as rochas magmáticas, rochas sedimentares (ou rochas estratificadas) e rochas metamórficas, e cada uma delas recebe essa classificação de acordo com as suas características.
Por fim, podemos também relembrar que temos na natureza um fenômeno interessante mais conhecido como Ciclo das Rochas, o que significa que elas vão se modificando ao longo do tempo, já que a matéria orgânica resultado da formação delas também se modifica de acordo com as condições naturais.
Portanto, agora você já sabe exatamente o que são as rochas e também quais são os tipos de rochas existentes no nosso mundo. Vamos ver um pouco mais sobre para que elas servem, já que elas possuem muita utilidade.
Rochas Sedimentares – Para Que Servem
As rochas sedimentares nada mais são do que uma rocha maciça feita por meio da união de outras pequenas rochas que se juntaram com o passar do tempo, e por isso ela acaba sendo extremamente rica em muitas espécies minerais diferentes, além de ser a rocha com aparência mais diversificada dentre os outros tipos que citamos.
Assim, temos duas utilidades principais para as rochas sedimentares nos dias atuais: a formação da superfície da Terra e também a de ser matéria prima para os mais diversos tipos de produtos.
No primeiro caso, podemos dizer que as rochas sedimentares são responsáveis por constituir a estratosfera, basicamente a camada sólida da Terra que e justamente formada pelas rochas. É interessante notarmos que essa superfície se formou após o Big Bang, e dessa maneira essas rochas vêm se modificando desde então.
No segundo caso, é possível afirmar que as rochas sedimentares são também matéria prima para a constituição da argila, e por meio deste material conseguimos fazer muitos outros tipos de produtos e até mesmo serviços, fazendo com que as rochas sedimentares tenham uma utilidade ainda maior no dia a dia das pessoas.
Dessa maneira, podemos afirmar que elas possuem uma importância, não apenas ambientalmas também ecológica, muito grande quando paramos para analisar seus usos.
Portanto, agora você já sabe para que as rochas sedimentares servem.
Rochas Magmáticas – Para Que Servem
Enquanto as rochas sedimentares são formadas de sedimentos, ou seja, de outras pequenas rochas que acabam se unindo com o passar do tempo, as rochas magmáticas são aquelas formadas a partir do magma presente no núcleo da Terra.
Por conta dessa constituição magmática, podemos perceber que esse tipo de rocha também possui uma composição extremamente rica, já que as rochas magmáticas possuem altos níveis de composição de diversos tipos de minerais tanto metálicos quanto não metálicos.
Assim, podemos dizer que esse tipo de rocha possui uma finalidade principal: constituir materiais sólidos que são úteis para o ser humano no dia a dia.
Dessa maneira, as rochas magmáticas são muito utilizadas na hora de pavimentar ruas e também servem para fazer as pedras de granito que as pessoas estão acostumadas a utilizar na cozinha.
Portanto, esse tipo de rocha é utilizado principalmente com finalidades econômicas, e por isso ela serve justamente para aquecer a economia e também oferecer bem estar às pessoas por conta da pavimentação.
Rochas Metamórficas – Para Que Servem
Por fim, as rochas conhecidas como metamórficas são aquelas que se constituem por meio de outras rochas com o passar dos séculos, e por isso elas também possuem uma composição bem rica em minerais.
Podemos dizer que essa rocha possui importância principalmente econômica, já que por meio dela pedras como a ardósia são formadas, e assim são utilizadas em diversas formas de construção para as mais diversas finalidades também.
Além disso, a ardósia não é o único exemplo de rochas metamórficas que temos e por isso existe uma infinidade de opções para se levar em consideração quando o assunto é o uso dessas rochas.
Portanto, agora você também já sabe para que servem as rochas metamórficas. Algum dia uma rocha metamórfica já foi útil para você de alguma maneira? Conta para a gente!
Logo, agora você já sabe exatamente o que seria uma rocha, quais são os tipos de rochas que temos em nosso planeta e, mais interessante ainda, para que essas rochas diversas servem.
Gostou desse assunto e gostaria de aprender ainda mais sobre temas relacionados à Ecologia? Sem problemas, aqui sempre temos boas opções de texto para você! Confira: Alimentação Do Silky Terrier Australiano – O Que Eles Comem?