Home / Natureza / O que Provoca Alcalinidade do Solo? Como Neutralizar?

O que Provoca Alcalinidade do Solo? Como Neutralizar?

A alcalinidade do solo faz com que ele, às vezes, seja chamado de “solo doce” pelos jardineiros. Geralmente é quando contém muitos sais de cálcio, sódio e magnésio.

Solos alcalinos podem causar problemas em muitas plantas, especialmente quando o pH está acima de 8,0. Essa alcalinidade é mais comum em condições áridas ou desérticas, bem como em áreas onde as formações calcárias são comuns.

O pH dos solos é facilmente testado com um kit em casa ou através de um laboratório privado. Depois que as condições alcalinas são diagnosticadas, os jardineiros podem trabalhar para diminuir os níveis de pH ao longo do tempo.

Funções do Solo

  • É um meio para o crescimento das plantas;
  • É um meio de armazenamento, fornecimento e purificação de água;
  • É um modificador da atmosfera da Terra;
  • É um habitat para organismos.

Conceito E Definição De pH

O conceito de pH pode ser explicado de várias maneiras, assim vai ser mais fácil entender a alcalinidade do solo. Talvez o conceito mais simples e intuitivo seja o que relaciona a sensação de alcalinidade ou acidez de uma substância com seu pH.

Para isso, usamos o sentido do paladar, que está nas papilas sensoriais que localizamos na língua. Mas é evidente que não podemos usar o sentido do paladar para conhecer o pH de qualquer substância (amônia e alvejante, por exemplo).

Daí a necessidade de ter elementos que nos ajudem para esse fim, como os:

  • Indicadores de pH (fenoftaleína);
  • As tiras de papel impregnadas com certos corantes (tornassol);
  • Os eletrodos combinados ou sondas de pH.

As letras pH são uma mera abreviação de ” pondus hidrogenii”, traduzida do latim como potencial de hidrogênio. Sorensen, em 1909 , introduziu o conceito para se referir a concentrações muito pequenas de íons hidrogênio. É, portanto, o proponente do conceito de pH.

Escala de pH
Escala de pH

Pode-se dizer em termos muito básicos que substâncias capazes de liberar íons hidrogênio (H +) são ácidas. Aquelas capazes de produzir grupos hidroxila (OH-) são básicas ou alcalinas.

PH do Solo

A alcalinidade do solo fornece informações extremamente importantes em vários campos. Uma das mais relevantes deriva do fato de que as plantas podem absorver apenas minerais dissolvidos na água, enquanto a variação do pH modifica o grau de solubilidade mineral.

Por exemplo, alumínio e manganês são mais solúveis em água edáfica a pH baixo. Quando isso ocorre, podem ser absorvidos pelas raízes, sendo tóxicos em determinadas concentrações.

Pelo contrário, certos sais minerais essenciais para o desenvolver das plantas, como o fosfato de cálcio, são menos solúveis em pH alto. Isso quer dizer que nessas condições eles estão menos disponíveis com o objetivo de serem absorvidos e nutrir as plantas.

PH do Solo
PH do Solo

Obviamente na natureza, existem espécies de plantas adaptadas a ambientes extremamente ácidos e básicos. No entanto, as produções agrícolas tendem a basear-se em cultivares que suportam ambientes iônicos de soluções menos extremas do solo. Na prática, é incomum encontrar solos com pH abaixo de 3,5 ou superior a 10.

A alcalinidade do solo depende,  portanto, da concentração dos íons hidrogênio [H + ] na solução aquosa. É caracterizada pelo valor do pH, que é definido como o logaritmo da base negativa da concentração.

 o Que É Solo Alcalino?

O solo neutro tem um pH de 7,0. Solos com níveis de pH acima de 7 são considerados básicos ou alcalinos. Um pH de 6,0 a 7,2 é ideal para a maioria das plantas, mas muitas plantas conseguem crescer bem em solo alcalino com um pH de até 8,0.

Como citado, a escala do pH é logarítmica, de modo que um pH de 8,5 é 10 vezes mais alcalino que um pH de 7,5. A alcalinidade do solo é uma das condições ambientais que podem afetar seriamente a saúde das plantas. É facilmente diagnosticado através de testes no solo.

Causas

Os solos alcalinos têm várias causas. A alcalinidade do solo pode ser afetada temporariamente por alterações com ingredientes formadores de ácido ou permanentemente pelas características básicas do solo e tipos de rochas subjacentes.

Materiais vegetais alcalinos aumentam o pH dos solos ao longo do tempo. Grandes depósitos de calcário natural atuam como um tampão para manter a terra na faixa alcalina.

Condições áridas ou desérticas, nas quais a água evapora rapidamente, aumentam o teor de sal do solo, deixando-o mais alcalino ao longo do tempo.

Problemas Associados Com a Alcalinidade Do Solo

O pH dos solos é importante porque afeta:

  • A estrutura;
  • O crescimento das plantas;
  • A disponibilidade dos nutrientes;
  • A toxicidade do metal;
  • As bactérias do solo.

O pH do solo afeta a solubilidade dos nutrientes presentes na terra. A maior parte dos nutrientes é mais solúvel em condições ácidas e menos disponível em condições alcalinas.

Um dos problemas mais visíveis é a deficiência de ferro causada pwla alcalinidade do solo. Muitas vezes, há abundância de ferro, mas não é solúvel e, portanto, não está disponível para uso pela planta. As folhas ficam amarelas, a planta fica estressada e, eventualmente, morre se a deficiência não for tratada.

Alcalinidade Do Solo
Alcalinidade Do Solo

Plantas E a Neutralização Para O Solo Doce

A solução mais fácil para a alcalinidade do solo é escolher plantas que adoram condições alcalinas. A modificação do pH do solo depende das causas da alcalinidade e da estrutura rochosa subjacente do local.

Em solos levemente alcalinos, a adição de turfa, turfa esfagno ou outra matéria orgânica reduz o pH do solo ao longo do tempo.

Solos altamente alcalinos que também têm alto teor de sódio se beneficiam da adição de gesso. A lixiviação de alto teor de sal é benéfica, mas não altera o pH por si só.

O enxofre elementar oxida lentamente, diminuindo o pH do solo. Misture enxofre elementar todos os anos. Fertilizantes acidificantes e acidificantes líquidos agem mais rapidamente, mas seus efeitos são temporários. Em solos altamente alcalinos, pode não ser possível ou prático alterar rapidamente os níveis de pH.

Depois de ler o artigo, entendeu direitinho os detalhes que cercam a alcalinidade do solo? Neutralizar a ação requer ações cuidadosas, mas extremamente necessárias em alguns casos. Fique atento!

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *