Home / Natureza / O Que Faz Parte das Vias Aéreas Inferiores?

O Que Faz Parte das Vias Aéreas Inferiores?

O sistema respiratório humano é fundamental para a manutenção da vida das pessoas, já que sem o sistema respiratório seria simplesmente impossível viver. Dessa forma, usa-se o sistema respiratório, em resumo, para que as pessoas possam receber gás oxigênio, nutrir os órgãos com esse gás e, mais tarde, liberar gás carbônico.

Esse processo é muito importante também para a natureza, já que o gás carbônico, quando em quantidade aceitável e razoável, é importante para que as plantas realizem as suas trocas gasosas, por exemplo.

No caso das plantas, o seu sistema “respiratório” é o contrário do humano, já que os vegetais consomem o gás carbônico e geram gás oxigênio, algo também fundamental para a vida, já que são as plantas em geral as principais fornecedoras de gás oxigênio para todo o planeta Terra.

Dessa forma, as pessoas claramente necessitam diretamente das vias respiratórias, sendo necessário possui uma boa saúde respiratória para alcançar bons níveis de qualidade de vida.

A Importâncias da Vias Respiratórias

Ademais, para que se possa cuidar das vias respiratórias da forma correta, antes é preciso conhecê-las a fundo, sabendo exatamente como funciona cada parte e cada segmento do sistema de respiração humano.

Pois, por mais que as pessoas pensem que a respiração é algo simples para o corpo, já que o processo acontece sem que a pessoa precise fazer qualquer esforço físico ou mental, o certo é que respirar é bastante complexo para o corpo, exigindo uma série de contrações e uma longa passagem do gás oxigênio até os pulmões, onde as trocas gasosas acontecem de forma mais objetiva e mais volumosa.

Assim, para que o corpo seja capaz de respirar sem que as pessoas precisem executar qualquer esforço, há inúmeros mecanismos internos que em tudo têm a ver com o sistema de respiração e suas complexidades. Logo, compreender o sistema respiratório e as vias de respiração é uma tarefa muito importante.

Portanto, antes de qualquer outra coisa, para entender bem a respiração humana é necessário realizar a divisão em segmentos.

Logo, tal qual os membros corporais, com as vias respiratórias também há aquelas superiores e aquelas inferiores, sendo ambos os segmentos fundamentais para que o processo de respiração aconteça, embora as funções de cada um dos órgãos sejam muito diferentes ao longo de todo o percurso realizado pelo oxigênio até chegar aos pulmões em segurança para realizar a troca gasosa.

Ademais, além da divisão entre vias aéreas superiores e inferiores, há ainda alguns livros que realizam a divisão das vias inferiores entre aquelas periféricas e aquelas centrais, embora essa subdivisão não seja mais tão comum na literatura biológica como no passado. De qualquer maneira, o certo é que as vias respiratórias são parte chave do processo de entendimento a respeito do corpo humano.

Veja abaixo mais informações e detalhes a respeito das vias respiratórias inferiores, entendendo quais são essas vias, além das suas funções; veja, também, quais são as vias de respiração superiores e como as pessoas fazem uso de todas elas sem sequer notar.

O Que Faz Parte das Vias Aéreas Inferiores?

As vias respiratórias inferiores são responsáveis pela parte mais aprofundada e mais complexa do processo de respiração, já que é nesse momento que, de fato, as trocas gasosas começam a ser preparadas e, por fim, finalmente acontecem na região do pulmão.

Portanto, enquanto as vias de respiração superiores são pontos de passagem para que a respiração aconteça, fazendo com que o gás oxigênio possa seguir adiante no seu processo natural no corpo, as partes inferiores da respiração são aquelas mais agudas do processo, quando, de fato, acontecem os pontos fundamentais.

Dessa forma, as vias aéreas inferiores são 5: pulmões, traqueia, brônquios, alvéolos pulmonares e bronquíolos. Assim, esses 5 componentes são responsáveis pela parte mais complexa da respiração, permitindo a permeabilidade para que aconteçam as trocas gasosas.

Vias Aéreas Inferiores

A traqueia, por exemplo, possui formato de tubo e se localiza na parte central do tórax, sendo formada por cartilagem. A traqueia é um importante ponto de passagem, já que as contrações musculares permitem que o oxigênio possa seguir adiante para o restante do processo de respiração. Já os bronquíolos são ramificações dos brônquios – os brônquios, por sua vez, são fundamentais para as trocas gasosas, juntamente com veias e artérias do pulmão.

Os pulmões, por sua vez, abrigam a parte final do processo de respiração e guardam os alvéolos pulmonares, tão importantes para que aconteça, de fato, a toca gasosa, recebendo gás oxigênio e liberando o gás carbônico.

O Que Faz Parte das Vias Aéreas Superiores?

Embora não façam parte do final do processo de respiração, quando as trocas gasosas acontecem, as vias aéreas superiores também têm a sua importância para o sistema de respiração. Isso porque essas vias são as que recebem o gás oxigênio, fazendo com que o gás possa chegar às outras partes do sistema, algo muito importante.

As fossas nasais, a faringe e a laringe, assim, são os componentes das vias aéreas superiores. As fossas nasais correspondem às narinas, por onde o gás oxigênio penetra de forma mais volumosa no corpo humano, já que, quando em condições normais, as pessoas fazem uso do nariz para respirar.

Já a faringe é uma área de condução, que também faz parte do sistema digestivo, já que funciona muito bem para levar oxigênio e alimento para seus objetivos finais. Ademais, a laringe é uma continuação da faringe e leva oxigênio até as vias aéreas inferiores.

Infecções Respiratórias das Vias Inferiores

As vias inferiores do sistema respiratório são um prato cheio para infecções, já que nessas áreas do corpo se dá a parte mais aguda da respiração e, portanto, qualquer problema no local pode atrapalhar em muito o sistema de respiração.

A pneumonia, por exemplo, é algo bastante comum entre crianças pequenas e pode representar um problema grave para a parte inferior do sistema respiratório.

Infecções Respiratórias das Vias Inferiores

Além disso, a bronquiolite também é uma doença que pode acometer a parte inferior do trato respiratório, podendo ser bastante danosa para todo o corpo humano. Ademais, a bronquite também aparece como um problema grave do sistema de respiração.

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *