Home / Natureza / O que é Homocromia e Homotipia? Qual a Diferença?

O que é Homocromia e Homotipia? Qual a Diferença?

Camuflagens são estratégias de defesa que certos seres vivos usam para se assemelharem com os ambientes onde estão. Homocromia e homotipia são tipos de camuflagem que as espécies utilizam.

Assim sendo, os animais podem se mostrar com coloração, textura e formato semelhantes ao meio. Dessa forma passarão despercebidos pelos seus predadores.

No entanto, esse mesmo mecanismo pode ser usado por vários predadores no intuito de surpreender suas presas. Vamos conhecer um pouco mais dessa ferramenta “animal”?

O Que É Homocromia E Homotipia?

Homocromia E Homotipia
Homocromia E Homotipia

A camuflagem se resulta de uma seleção natural dos animais, representando a adaptação que traz a garantia da sobrevivência no ambiente.

São dois tipos conhecidos de camuflagem:

  • Homocromia – É uma capacidade imitativa dos animais quanto à cor do ambiente. Isso facilita a defesa ou ataque. A homocromia permite que se passe despercebido pelo inimigo, bem com pela presa. Os moradores de bosques comumente ficam verdes, os moradores dos polos ficam brancos. Já os noturnos ficam escuros. Em determinados casos, a homocromia pode ser levada ao extremo, com os animais mudando várias vezes em vários ambientes;
  • Homotipia – Variação de camuflagem. É onde o indivíduo (animal) é morfologicamente parecido com algum elemento do meio em que está inserido.

Exemplos Em Diversos Animais

É possível encontrar vários exemplos de camuflagem na natureza. Em determinados casos são bastante curiosos por conta de tal semelhança que os seres vivos têm com o ambiente.

Veja os exemplos:

Corujas

Corujas
Corujas

A maioria das corujas é noturna, apenas caçando presas sob a cobertura da escuridão. Durante o dia, elas se protegem dos predadores usando a homocromia. Assim, imita a coloração e, às vezes, até os padrões de textura do ambiente.

Dragão Do Mar Frondoso

Dragão Do Mar Frondoso
Dragão Do Mar Frondoso

O dragão do mar frondoso é normalmente encontrado ao longo das costas sul e oeste da Austrália. Como o próprio nome sugere, a criatura marinha apresenta longas saliências parecidas com folhas em todo o corpo. Essas, juntamente com suas pequenas nadadeiras quase transparentes, servem como homotipia, fazendo com que pareça simplesmente com algas marinhas flutuantes.

Camaleões

Os camaleões têm algumas das habilidades de camuflagem mais conhecidas de qualquer animal. Eles podem mudar rapidamente de cor, adaptando uma camada de células especiais aninhadas na pele. A extensão de suas transformações depende das espécies, mas os ajustes de cores geralmente podem ajudá-los a defender território e atrair parceiros.

Camaleões
Camaleões

Polvos

Essas belas criaturas usam camuflagem ao caçar e ao evitar predadores. Para fazer isso, eles usam células especiais da pele conhecidas como cromatóforos, que alteram a aparência pela homocromia, ajustando a cor, a opacidade e a refletividade.

Polvos
Polvos

Mariposas

As mariposas usam mudanças sutis de cores e padrões para combinar com o ambiente. Gravitam frequentemente em estruturas naturais, como casca de árvore ou folhas, para se esconder. Um estudo de 2012 descobriu que elas buscam ativamente o melhor posicionamento para aumentar a invisibilidade.

Mariposas
Mariposas

Lagartixa De Cauda Folha

Como essa criatura se mistura tão bem com esse ambiente? Lagartixas de cauda folha, nativas da ilha de Madagascar, têm a capacidade de reproduzir as cores do ambiente, bem como as formas e a vegetação das florestas em que vivem. Também são capazes de achatar seus corpos contra várias superfícies, que os ajuda a se disfarçar entre folhas secas ou a casca de árvores. Usam da homocromia e homotipia para sobreviver.

Lagartixa De Cauda Folha
Lagartixa De Cauda Folha

Aranha Caranguejo

As aranhas caranguejo podem adaptar sua cor para combinar com a flor em que estão sentadas. Elas são as maiores e mais conhecidas espécies de aranha americanas, geralmente mudando de tom entre branco e amarelo.

Aranha Caranguejo
Aranha Caranguejo

Lagartos

Lagartos usam uma variedade de diferentes métodos de camuflagem, tanto da homotipia quanto da homocromia. Alguns selecionam rochas que combinam com sua própria cor para se esconder, enquanto outros escurecem sua pele para imitar seu ambiente. Dependendo da espécie, essas habilidades são usadas principalmente para sinalizar ou se esconder de predadores.

Lagartos
Lagartos

Cascavel

A capacidade dessas cobras de se misturarem com o ambiente as esconde de ameaças em potencial, mas também as torna ainda mais perigosas para os animais menores que atacam. Isso fará você pensar duas vezes na próxima vez que vir uma pilha de pedras durante uma caminhada.

Cascavel
Cascavel

Borboletas

As borboletas têm uma série de truques para se protegerem dos predadores. Dependendo da espécie, usam da homotipia, se parecendo com outro objeto ou assumindo os padrões e cores de árvores, pedras ou folhas próximas. Como as mariposas, as borboletas geralmente permanecem imóveis enquanto descansam e abrem as asas para se misturar melhor com o ambiente.

Borboletas
Borboletas

Peixe Pedra

Os peixes-pedra são conhecidos por suas impressionantes habilidades de camuflagem, que os tornam indetectáveis ​​para presas, predadores e até mergulhadores. Sabe-se que as criaturas ficam completamente paradas no fundo do mar e combinam perfeitamente a homocromia com seu habitat preferido – geralmente recifes de corais ou rochosos.

Eles também são os peixes mais venenosos do oceano, embora normalmente usem seu veneno para afastar predadores, em vez de prender presas.

Peixe Pedra
Peixe Pedra

Sapos

Os sapos costumam usar a coloração suave e a textura irregular da pele para se esconderem enquanto caçam insetos. Onde eles se disfarçam depende das espécies. Alguns sapos jazem camuflados no fundo de pântanos ou lagoas, enquanto outros se misturam com ambientes de madeira seca.

Sapo-Boi
Sapo-Boi

Aranha Lobo

As aranhas lobo são principalmente de cor escura, com pele marrom, cinza e preta. Sua coloração cria uma camuflagem eficaz, o que os ajuda a evitar predadores enquanto atacam presas.

Além de se misturarem ao ambiente, as aranhas também tem uma excelente visão noturna, o que lhes permite caçar no escuro. É horrível que, para todos nós, essas criaturas são difíceis de ver. Assim, quando estamos em determinados ambientes temos que redobrar o cuidado.

Aranha Lobo
Aranha Lobo

Camuflagem e Mimetismo

O conceito de camuflagem e mimetismo é bastante confundido. Entenda a diferença:

  • Mimetismo – Os animais se assemelham com outros no intuito de obter determinadas vantagens;
  • Camuflagem – Os animais se assemelham com os ambientes para que fiquem escondidos dos predadores e para surpreender suas presas.

O mimetismo é a característica adaptativa das plantas ou animais de imitar outros organismos, obtendo vantagens.

Da mesma maneira, como acontece com a homocromia e homotipia, o principal objetivo do mimetismo são os animais se defendendo dos predadores.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *