Home / Natureza / O Que É Demoecologia?

O Que É Demoecologia?

Para entendermos mais sobre demoecologia, precisamos falar um pouco sobre o que é ecologia, primeiramente.

A ecologia é o estudo do ecossistema e todas as ramificações que envolvem a natureza em geral, como todos os biomas e habitats existentes no mundo, do mais pobre ao mais rico, e além de apresentar todas as características necessárias do meio-ambiente, a ecologia fornece perspectivas de como as ações dos organismos que compõe o ecossistema irão interagir e se desenvolver, seja com as espécies ou com o clima, e também sobre as interações do homem com a natureza.

A ecologia consegue criar um quadro sobre as interações de tudo que natural e artificial, gerando, dessa forma, informações extremamente importantes para a sobrevivência de todas as raças existentes no Planeta.

Basicamente, a ecologia estuda todas as áreas naturais do mundo, desde sua etimologia até aos prospectos mais longínquos.

Com isso em mente, ficará mais fácil de concluir o que é a demoecologia, que como o nome sugere, é um estudo demográfico, isto é, executa o mesmo estudo da ecologia, porém, em um âmbito menor e mais concentrado, conseguindo, dessa forma, estabelecer um estudo mais rico e profundo sobre determinadas regiões ao redor do globo terrestre.

Entenda A Área De Estudo Da Demoecologia

A demoecologia é responsável por estudar as populações de uma determinada área, e quando se fala de população, se fala de espécies em geral, seja a humana, animal ou vegetal.

O intuito da demoecologia é estabelecer conclusões sobre o passo a passo de determinadas espécies em determinados ambientes, analisando todos os aspectos em qual as espécies estão inseridas.

Através da demoecologia, é possível ter um conhecimento pleno sobre o fato de determinada espécie conseguir sobreviver e se desenvolver, ou se a mesma sofrerá consequências e acabará desaparecendo, não obstante o controle populacional promovido pela própria natureza.

A demoecologia é responsável pela criação de determinadas áreas de estudo específicos, como a dinâmica populacional, que estuda o processo de desenvolvimento e mensuração de espécies presentes em um ambiente.

Um dos intuitos da demoecologia é quantificar os organismos que constituem um ambiente, para assim gerar conclusões das formas de preservação e de controle populacional, além de observar as variadas formas de alimentação e adaptação.

Para realizar um estudo demoecológico, por exemplo, uma área específica precisa ser apontada, e na determinação do espaço dessa região, será feito um estudo que determinará a quantidade de espécies que vivem dentro do lugar.

Como A Demoecologia Atua No Ecossistema?

A principal função da demoecologia, é apresentar dados sobre o desenvolvimento de cada espécie existente de um determinado ambiente.

Quando se fala sobre “determinado ambiente”, o que está sendo posto em cheque é, por exemplo, um ecossistema presente na Floresta Amazônica, onde uma área em metros quadrados será estipulada pelos ecologistas, e dentro dessa área será feito o estudo em cima dos organismos existentes somente dentro dessa região estipulada. No caso de animais marinhos, as áreas estudadas mudarão para o volume de água estudado.

Dessa forma, é possível analisar espécies na fauna e na flora e observar como é a reprodução desses organismos, o desenvolvimento da maturidade, a expansão territorial, isto é, o quão adaptável um animal ou planta pode ser, além de apresentar a taxa de reprodução, estabelecendo diferenças essenciais em seres que se reproduzem mais vezes durante o ano, seres que se reproduzem menos vezes, porém, têm mais filhotes, assim como seres que se reproduzem pouco e ainda têm poucos filhotes.

Atrelado ao fato da reprodução e expansão territorial, a demoecologia também estuda a influência do meio ambiente, contando com a quantidade de alimento disponível nos habitats, assim como a quantidade e voracidade dos predadores, que farão o controle essencial das espécies.

Como A Demoecologia Consegue Estabelecer Números Populacionais?

A forma como a demoecologia atua dentro do ambiente foi descrita logo acima através da dinâmica populacional, que é o estudo feito sobre a reprodução e a interferência do meio-ambiente no desenvolvimento das espécies.

Entretanto, para estabelecer números precisos sobre a progressão ou regressão em tais números de espécies de animais estudados, algumas fórmulas e cálculos serão necessários.

Para estabelecer o número de indivíduos de uma área, a demoecologia precisará quantificar o número de espécies criando uma densidade populacional, isto é, a quantidade de animais presentes na faixa de estudos por metro quadrado.

Ao estabelecer o número de seres presentes em uma área estudada, será necessário observar afinco a taxa de crescimento populacional, pois é só dessa forma que será possível estabelecer o critério principal da demoecologia, que é estabelecer os seres presentes demograficamente nos mapas das áreas estudadas.

Para estabelecer os números populacionais de uma região, a demoecologia faz uma análise que envolve a quantidade inicial de seres presentes em uma região e a mesma análise é feita após alguns meses ou anos de observação, chegando assim a um resultado específico que demonstra a distribuição demográfica que fora atingida pelos seres.

A Importância Da Demoecologia Para A Ciência

Assim como qualquer área de estudo sério, a demoecologia tem um papel de extrema importância para a ciência e para o mundo, e a maioria dos seus créditos é destinado à ecologia, por isso é importante creditar as informações corretas à demoecologia em si.

Um dos resultados mais importantes da demoecologia, é o fato da mesma conseguir estipular o desenvolvimento das espécies com um controle exato, sabendo prever, assim, a possibilidade de várias espécies não conseguirem êxito em suas reproduções, e por consequência, serem resgatadas para que não sofram extinção.

Importância Da Demoecologia Para A Ciência
Importância Da Demoecologia Para A Ciência

Outro aspecto de absoluta importância creditado à demoecologia, é o fato do controle ambiental apresentado em seus resultados, sendo possível, dessa forma, mensurar os estragos de atividades humanas ou de desastres naturais, apontando um número quase sempre exato de espécies injuriadas.

Esses resultados possuem importância pelo fato de gerarem perspectivas e controle sobre espécies que podem desaparecer, ou simplesmente sobre espécies que conseguem se adaptar a vários ambientes, assim como espécies endêmicas e cosmopolitas, além de uma afiliação absoluta com o controle realizado sobre o status de cada espécie presente no planeta.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *