Home / Natureza / O Que é Canela Aromática? Onde Encontrar?

O Que é Canela Aromática? Onde Encontrar?

As plantas são sempre essenciais para as pessoas, por mais que nem sempre seja possível perceber isso. Dessa maneira, em geral a sociedade faz uso dos benefícios das plantas sem sequer saber. Esse é o caso da chamada canela-aromática, um tipo de canela diferente daquele mais usado regularmente. A canela-aromática ainda pode ser chamada por outros nomes, como cássia ou, então, canela-chinesa.

Em todo caso, o certo é que essa planta pode ser bastante benéfica para a saúde, ajudando o corpo de muitas maneiras diferentes. Atualmente, a canela-aromática é muito cultivada em grande parte da Ásia, incluindo países como Índia, Malásia e Tailândia. Porém, por mais que um dos seus nomes indique o contrário, a verdade é que a produção desse tipo de canela tem sido cada vez menos comum na China.

Além dos seus efeitos medicinais, vale ressaltar que a canela-aromática é muito boa para a produção de óleos essenciais e também para o uso na área de perfumaria. Assim, se você quer saber mais sobre a canela-aromática, para que seja capaz de entender tudo sobre essa planta, além de saber onde comprá-la, veja as principais informações logo abaixo.

Conheça a Canela-Aromática

A canela comum, aquela usada no dia a dia pelas pessoas, já possui um aroma muito forte. Porém, no caso da canela-aromática o cheiro é diferenciado, pois é muito menos invasivo e muito mais suave. Dessa maneira, é bastante comum que a planta seja usada como base para a produção de perfumes ou como essência de cremes para o corpo.

Ademais, a canela-aromática também pode ser usada para a produção da canela em pó ou em pau, como as pessoas conhecem mais. Todavia, vale dizer que o sabor dessa canela é muito diferente daquele visto no tipo mais tradicional. A árvore da canela-aromática recebe o nome científico de Cinnamomum cassia, embora as nomenclaturas em relação a essa variação de canela possam mudar muito de acordo com o local em que se pergunta.

Canela-Aromática

Em todo caso, a planta pode chegar aos 15 metros de altura quando nos níveis mais altos, o que torna a produção de canela, de óleos essenciais ou o uso da canela-aromática para a perfumaria grandes opções. As folhas da planta também são muito grandes e largas, possuindo cerca de 15 centímetros em alguns casos. Já as flores são brancas e pequenas, sem chamar muito a atenção, mesmo nos períodos em que estão abertas.

Onde Comprar a Canela-Aromática

A canela-aromática é um tipo de planta um pouco menos comum no Brasil, já que no país é mais natural fazer uso da canela tradicional. Todavia, em alguns locais essa versão da canela pode ser comprada por valores bastante acessíveis. Mas vale dizer que, de forma diferente em relação aos Estados Unidos, por exemplo, no Brasil a canela-aromática não é usada com tanta frequência para a produção da canela em pó.

Ainda assim, como tudo pode ser encontrado com um pouco de pesquisa, há sites que vendem a chamada canela-chinesa em forma de pó ou de pau. Um pacote com 20 gramas do material costuma custar algo em torno de R$3,50, mas pode chegar a valores maiores, a depender de onde será feita a entrega. Ademais, para ter acesso aos muitos benefícios da canela-aromática, há a possibilidade de comprar essa versão da canela em forma de cápsulas.

Nesse caso, também chamada de canela-chinesa para esse fim, a planta pode ser comprada, como cápsula, por cerca de 28 reais – ao todo, são 60 cápsulas por esse valor. Já a muda de canela-aromática pode ser adquirida em sites como o Mercado Livre, também com o nome de canela-chinesa. Uma muda chega a custar cerca de 30 reais. Ademais, existem alguns pontos físicos que oferecem a canela-aromática, mas eles são mais raros e complicados de encontrar.

Benefícios da Canela-Aromática

A canela-aromática é muito eficiente contra uma série de problemas que podem ser desenvolvidos pelo corpo humano. Portanto, o uso frequente dessa planta pode ajudar muito quando se trata de encontrar o equilíbrio e a boa saúde. Dessa maneira, a canela-aromática é eficiente, por exemplo, contra a diabetes.

Ainda que não exista evidência científica capaz de sustentar essa afirmação, o certo é que a canela-aromática costuma fazer muito bem para as pessoas que sofrem da doença. Ademais, a canela-aromática faz com que o metabolismo seja acelerado, o que, por sua vez, deixa a circulação sanguínea mais fluída. Isso quer dizer que ingerir a canela-aromática pode ajudar a emagrecer, além de controlar melhor a pressão arterial.

Na China, país que dá nome a esse tipo de canela, é bastante comum que a planta seja usada como uma forma de termogênico, justamente para facilitar a queima de gordura pelo corpo. Por fim, a canela-aromática ainda pode ser usada por aqueles que desejam ganhar massa magra, já que, ao acelerar o metabolismo e consumir mais gordura, tem-se espaço para a produção de massa magra pelo corpo.

Canela-Aromática Não é Canela-da-Índia

A canela-aromática não é a canela-da-índia, então é necessário ter isso em mente antes de sair em busca da planta. No Brasil, como já explicado, você terá mais dificuldades em comprar a muda de canela-aromática.

Portanto, é mais simples encontrar a variação de canela em pau ou em pó, além de ser possível comprar cápsulas que contêm os princípios ativos da canela-aromática. Em todo caso, para que você seja capaz de entender as diferenças entre os dois tipos de canela, antes de tudo é preciso olhar para a cor da planta. Isso porque a canela-aromática, chamada também de canela-chinesa, possui o pau muito mais escurecido em comparação com a canela-da-índia.

Além disso, a canela-aromática é muito mais dura e pode ser difícil triturar essa versão da planta em casa. Por isso, na verdade, muitas pessoas indicam a compra da canela-aromática já em pó, pois assim basta abrir o pacote e fazer uso do tempero. De toda forma, o certo é que a canela-aromática pode ser muito boa para a saúde, além de ter um sabor bastante positivo e um cheiro especial. Logo, usar a canela-aromática é sempre uma boa alternativa.

Veja também

Quais os Benefícios da Folha de Fumo?

O Tabaco, de nome científico Nicotiana Tabacum, pertence à família das Solanaceae, e que também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *