Home / Natureza / O Que Comer Quando Está Com a Virose da Mosca?

O Que Comer Quando Está Com a Virose da Mosca?

Antes de partimos para um assunto importante, que é o que comer quando está com a virose da mosca é igualmente relevante falar um pouco sobre esse tipo de doença causada por vírus. Vamos saber mais?

A virose da mosca, cientificamente, é chamada de DDA (Doença a Diarreia Aguda). Trata-se de um problema que pode até levar à morte, em alguns casos e se não tratado.

Nos países de clima quente – como o Brasil – a contaminação pela virose da mosca é relativamente alta. Em especial, as épocas de calor e chuvas (como o Verão) são as fases onde mais ocorrências há dessa virose.

A Virose da Mosca

A contaminação se dá, principalmente, por moscas que pousam em alimentos ou líquidos e depositam neles agentes de contaminação. Ao ingerirmos alimentos ou líquidos contaminados, corremos grandes riscos de manifestar o problema.

Uma vez contaminado pela virose da mosca os principais sintomas surgem:

  • Diarreias frequentes
  • Vômitos
  • Enjoos e náuseas
  • Febre
  • Dores abdominais
  • Boca seca
  • Excesso de sede
  • Perda de peso, entre outros.
Doença a Diarreia Aguda

Tudo isso, se não for adequadamente tratado, pode levar a quadros e desidratação intensa, que evolui para condições graves e piores.

Além disso, a virose da mosca pode ser transmitida por alguns hábitos e atitudes prejudiciais. Entre elas:

  • Má higiene pessoal;
  • Condições precárias de higiene ambiental;
  • Falta de higienização adequadas de alimentos, como verduras, frutas e legumes;
  • Água sem tratamento básico;
  • Descontrole da proliferação de insetos;
  • Falta de coleta de lixo; etc.

Tratamento Contra a Virose da Mosca

Como mencionado é fundamental tratar a virose da mosca desde os seus sintomas iniciais. Isso deve ser feito, em especial, por meio da alimentação.

Mas, afinal, o que comer quando está com a virose da mosca?

Como um dos sintomas principais do problema é a diarreia e os vômitos, é fundamental que o portador da virose não deixe de repor os líquidos perdidos. Assim, recomenda-se por exemplo, a ingestão de soro caseiro, farmacêutico e frutas, verduras e legumes (que possuem boas quantidades de líquidos).

Além disso, ainda sobre o que comer quanto está com a virose da mosca, é recomendado refeições leves. Isso porque alimentos pesados podem piorar os desconfortos abdominais e estimular a diarreia – agravando, dessa forma, o quadro.

Por exemplo, dê prioridade também para carnes magras, cozidas, assadas e grelhadas. Evite frituras, pois pode piorar o quadro diarreico e dificultar a digestão.

Faça refeições leves de 3 em 3 horas, para repor os nutrientes perdidos com a diarreia causada pela virose da mosca. Caldos são boas opções, como de legumes, batata, frango, mandioca, entre outros.

Atenção ao consumo de leite e derivados. Sempre prefira aqueles com baixo teor de gordura, como o leite desnatado.

Mais uma boa opção é o iogurte. Esse alimento é nutritivo, além de ajudar a recompor a flora intestinal, afetada pela diarreia, mas, evite as versões com muito açúcar.

Queijos estão liberados, no entanto, evite os amarelos. A melhor opção é o queijo branco – também conhecido como Queijo Minas.

Ótimas opções de frutas são: a maça, a pera, a banana, a melancia, o melhor. Evite abacate, pois tem alto teor de gordura; manga, já que possui muito açúcar; uvas e ameixas; pois podem estimular a diarreia. Esses itens não estão proibidos em relação ao o que comer quando está com a virose da mosca, porém, deixe para saborear depois da cura complexa do problema, certo?

Alguns carboidratos estão liberados, além de indicados – pois são fontes essenciais de energia para um organismo que precisa de força para se restabelecer. Mas, há opções mais indicadas, como biscoitos leves (do tipo água e sal); biscoitos doces sem recheios (como os de maisena).

Vale listar também o que não se deve comer quando está com a virose da mosca. Atente-se a relação a seguir:

  • Molhos em geral;
  • Alimentos condimentados, muito temperados e fritos;
  • Bebidas gasosas, como os refrigerantes, pois dificultam a digestão;
  • Alimentos muito condimentados, gordurosos ou fritos;
  • Doces em geral, como bolos, tortas, chocolates e outros – pois não trazem ao organismo os nutrientes necessários para uma boa recuperação, além de poder estimular as evacuações;
  • Excesso de sal;
  • Bebidas alcoólicas, que prejudicam a digestão e estimulam a desidratação;
  • Alimentos e refeições industrializadas em geral, os chamados fast food;
  • Café e chá preto;
  • Frutas cítricas, pois podem agredir o aparelho digestivo, já fragilizado pela virose;
  • Mel, pois tem excesso de açúcar e solta o intestino;
  • Cereais e alimentos integrais, que embora sejam saudáveis, no caso da virose da mosca pode aumentar os episódios de diarreia; etc.

Outros Cuidados para Tratar a Virose da Mosca

Vale ressaltar que podem ser ministrados analgésicos caseiros, caso a pessoa apresente febre. No entanto, siga as instruções da bula. Caso a febre não baixe ou ultrapasse os 38° ou persista por mais de 3 dias, um serviço médico deve ser procurado.

Mosca no Milho

As seguir as dicas e recomendações sobre o que comer quando está com a virose da mosca e demais cuidados, a pessoa costuma a apresentar melhoras já no 2º dia após o surgimento dos primeiros sintomas. A remissão da virose acontece, em geral, de 3 a 5 dias.

Novamente, caso os sintomas não melhorem, um profissional da saúde deve ser consultado. Pode ser necessário medidas de suporte e uma investigação mais profunda do estado do paciente.

Curiosidades Sobre a Virose da Mosca

Você sabia que não é apenas a mosca que transmite o tipo de virose aqui abordado? Alguns hábitos ruins e poucos higiênicos podem ocasionar quadros bem parecidos com essa virose ou a própria doença, transmitida por outros insetos contaminados.

Assim sendo, nunca é demais citar medidas que podem evitar o problema. Algumas delas são:

  1. Sempre que for possível, use o álcool gel;
  2. Lave as mãos com água e sabão sempre que chegar em casa da rua; for se alimentar, usar o banheiro e em outras ocasiões;
  3. Higiene total ao manipular alimentos, além de lavar verduras, frutas, legumes, grãos adequadamente.
  4. Ter cuidado ao manusear e preparar alimentos;
  5. Sempre manter os ambientes que frequenta (e a casa, é claro) dedetizado, limpo e organizado (bagunças e acumulo de objetos podem atrair vetores como as moscas e baratas); entre outras.

Veja também

Desobstruir as Vias Aéreas

O Que é Desobstruir as Vias Aéreas?

Uma obstrução das vias aéreas é um bloqueio em qualquer parte das vias aéreas. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *