Home / Animais / Macaco Uacari-Preto, Carauri ou Acari-Bico: Características

Macaco Uacari-Preto, Carauri ou Acari-Bico: Características

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o Uacari – Preto, cientificamente chamado de Cacajao melanocephalus. Pertencente a família Pitheciidae e ao gênero Cacajao, esse animal é um primata. É um animal brasileiríssimo, nativo aqui do nosso país. Ele vive na floresta Amazônica, mas também pode ser encontrado na Venezuela e na Colômbia. Ele faz parte da classe Mammalia, da ordem dos primatas. Ele foi descrito em 1812 pelo cientista E. Geoffroy.
O Uacari Preto é uma espécie bem rara, não é fácil de ser visto por aí não. Atualmente eles costumam ser mais comuns morando bem perto do rio negro.
Se não quiser perder nenhuma informação continue com a gente neste texto até o final, vem com a gente.

Macaco Uacari Preto na Floresta

Características do Macaco Uacari Preto

Ele possui um cor mais escuro em suas coxas, e abaixo de suas costas também, no restante a coloração vai de um dourado e um pouco avermelhado no restante. Geralmente esses animais gostam de ficar em grupos, com cerca de cem animais pelas florestas. Gostam muito de florestas ribeirinhas, mas em período de secas eles procuram áreas em que tenha terra firme.

As medidas do animal podem chegar a 60 cm de comprimento, a sua cauda pode chegar a 15 cm e ele pode chegar a pesar cerca de três quilos.

Fotos do Uacari Preto

Eles gostam de ficar em locais altos, por isso são encontrados geralmente no topo de árvores, quase nunca em terra firme. Como eles costumam viver em florestas de clima tropical fica fácil alimentar-se com as frutas dali, também comem brotos, sementes e até alguns tipos de animais menores.

Uacari Preto Comendo uma Fruta

Infelizmente já é um animal em risco de extinção, por conta da invasão do seu habitat natural, por índios, profissionais do garimpo, para construção de rodovias e outros, além da caça claro.
Seu cabelo negros caem cobrindo o seu corpo, mas não a sua barriga de tom mais avermelhada, possui também o rosto careca, assim como a causa e seus membros.
Seus dentes são fortes e próprios para o seu tipo de alimentação que inclui alimentos duros como sementes.

Filhotes do Macaco Uacari Preto

Cada fêmea geralmente pari apenas uma vezes por ano, e um filhote por vez. Infelizmente existem poucos estudos sobre o assunto. Quando criados em cativeiro são bem rigorosos quanto a reprodução, por isso é tudo muito delicado.
Espécies de Uacari Preto
Esse animal era chamado de uakari de cabeça negra, antigamente os pesquisadores imaginavam que haviam duas subespécies para eles, sendo elas:

Filhote Uacari Preto na Árvore
  • Cacajao melanocephalus melanocephalus
  • Cacajao melanocephalus ouakary

Uacari de capa negra e Uacari de capa dourada.

Espécies de Uacari

Agora vamos conhecer algumas espécies de Uacari. É importante de frisar que o Uacari preto é o mais difícil de ser encontrado e também é um animal com poucas informações disponíveis ainda sobre a sua vida.
No ano de 2008 uma outra espécie foi encontrada pelos pesquisadores, um uacari preto chamado de Cacajao ayresi, esse nome foi dado como homenagem a um pesquisador famoso chamado José Márcio Ayres.

Espécie de Uacari na Árvore

Uacari Branco

O Uacari branco também é chamado de uacari da cara vermelha, ele é pertencente ao grupo Cacajao calvus, ganhou esse nome pois ruboriza o seu rosto com muita facilidade. Ainda aqui no mesmo grupo são conhecida outras três subespécies, são elas:

  • Cacajao calvus rubicundus
  • Cacajao calvus novaesi
  • Cacajao calvus ucayali

Esses animais possuem muitos nomes, e são conhecidos de diversas formas como:

  • Uacaris
  • Acaris
  • Macaco Inglês
  • Uacari preto
  • Bicó

Dentre tantas macacos uacaris que citamos, somente o uacari branco possui um estudo mais aprofundado já a bastante tempo, esse animal está em maioria em Mamirauá no Amazonas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
Já a espécie de uacaris de cara vermelha estão presentes nas florestas que foram tomadas pelos rios e com bastante barro, conhecidos também como rios de água branca. Já a versão de uacaris pretos costumam ter como habitat as florestas também inundadas pelos rios mas de águas negras que nascem na bacia amazônica mesmo.

Uacaris Brancos Chama a Atenção

Esses animais são muito chamativos e nunca passam despercebidos, eles são incrivelmente lindos. Algumas características diferenciadas chamam a atenção como uma cauda mais curta do que os macacos comuns e ainda seus rostos ruborizados encantam a todos. Como existem muito poucos estudos em cima das espécies, ainda não existem boas explicações para tais fenômenos. É uma pena, pois é tudo muito curioso.
Esses animais, são os macacos que vivem na região amazônica e são os únicos conhecidos que habitam aquela região inundada da floresta amazônica.

Reprodução dos Uacaris Brancos

Vamos falar um pouco agora sobre a reprodução dos Uacaris Brancos.Infelizmente ainda existe muito pouca informação também sobre a reprodução desses macacos uacaris, o pouco que se sabe é que a duração da gestão desses animais pode levar uma média de seis meses e ficam aos cuidados da mãe pelo período necessário.
Quando esses filhotes crescem um pouco mais e chegam lá pelos seis meses de idade já começam a ficar um pouco mais independentes e ficam um pouco mais longe da mãe, mas mesmo assim procuram ficar o mais perto possível.

Predadores dos Uacaris

Vamos falar um pouco sobre os Uacaris, especialmente sobre os seus predadores. É importante ressaltar que quase não existem predadores naturais para esses animais, inclusive problemas de caça são raros, já que por terem seus rostos tão semelhante aos dos humanos acabam gerando empatia nos caçadores que acabam não os matando. O que mais afeta esses animais e tem os levado a sofrer risco de extinção é a invasão e o desmatamento de florestas que é a cada desses animais.

Existem pessoas preocupadas que estão tentando cuidar desses animais para manter a espécie viva por muito tempo. Por isso no ano de 1990 foi criada a reserva de Mamirauá no Amazonas, lá existem pessoas especializadas e preocupadas em preservar e defender esses animais de todo tipo de ameaça.
O que você achou de conhecer mais sobre essa espécie? Conta aqui para gente nos comentários e até a próxima.

Veja também

Mosca do Chifre: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

A Mosca de Chifre Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *