Home / Natureza / Gato Mourisco é Cinza? Marrom? Qual a Cor mais Comum?

Gato Mourisco é Cinza? Marrom? Qual a Cor mais Comum?

O gato mourisco (herpailurus yagouaroundi) é um felino que vive nas matas da Caatinga e do Cerrado, mas ainda faz parte de outros Países para o Norte, chegando até ao Sul da América do Norte, e indo para o Sul da América, chegando até a Argentina.

O gato mourisco também é conhecido por vários outros nomes, tais como gato-preto, raposa-de-gato e, principalmente, de jaguarundi.

É um animal de estatura mediana, possuindo cerca de 60 cm de altura, com uma cauda que pode chegar até a 45 cm, e suas cores são variadas, pois é possível identificar o gato mourisco cinza, o marrom, o preto e os dourados, e apesar de constar como sendo uma espécie fora do risco de extinção, não é tão comum ver um gato mourisco, que cada vez mais, vem perdendo seu território.

O gato mourisco é diferenciado de outras espécies de felídeos pelo fato de ter um miado muito alto na fase adulta, parecendo muito com o pio de pássaros.

O gato mourisco possui variações na sua cor, mas pode-se dizer que o gato mourisco é cinza ou marrom? Leia atentamente este artigo para saber qual é a cor mais comum do gato mourisco e se o gato mourisco possui um padrão único e saiba quais fatores os fazem ter outras cores.

Cinza, Marrom, Preto ou Dourado? Conheça as Variadas Cores do Gato Mourisco

O nome dado ao gato mourisco no Brasil tem origem indígena, pois o nome jaguarundi provém do tupi yawaum’di, que é a junção de duas palavras em tupi, sendo a primeira Ya’wara, que significa fera, e undi, que significa escuro.

Ou seja, o tipo mais comum de gato mourisco era o gato mourisco preto, cuja coloração deu origem ao seu próprio nome selvagem.

Acontece que no Brasil, em décadas passadas, o gato mourisco mais comum que existiu foi o gato mourisco preto, mas atualmente, o gato mourisco preto diminui e é possível encontra-lo com colorações diferentes.

Porém, tais colorações não são exclusivas da espécie, isto é, pode haver uma variação de cor entre o gato mourisco da mesma espécie, especialmente de quando são filhotes até quando crescem, mas ainda assim existem as subespécies, que apresentam colorações distintas.

Confira algumas subespécies do gato mourisco:

  • Puma yaguaroundi armeghinoi, Argentina
Yaguaroundi Armeghinoi
Yaguaroundi Armeghinoi
  • Puma yaguaroundi cacomitli, Texas (EUA) e México
Yaguaroundi Cacomitli
Yaguaroundi Cacomitli
  • Puma yaguaroundi eyra, Brasil, Paraguai e Argentina
Yaguaroundi Eyra
Yaguaroundi Eyra
  • Puma yaguaroundi fossata, México a Honduras
Yaguaroundi Fossata
Yaguaroundi Fossata
  • Puma yaguaroundi melantho, Peru e Brasil
Yaguaroundi Melantho
Yaguaroundi Melantho
  • Puma yaguaroundi panamensis, Nicarágua a Equador
Yaguaroundi Panamensis
Yaguaroundi Panamensis
  • Puma yaguaroundi tolteca, Arizona (EUA) e México
Yaguaroundi Tolteca
Yaguaroundi Tolteca
  • Puma yaguaroundi yagouaroundi, Guiana e Floresta Amazônica
Yaguaroundi Yagouaroundi
Yaguaroundi Yagouaroundi

Conheça as Fases do Gato Mourisco e a Coloração de Cada uma

Como foi dito anteriormente, o gato mourisco, ao decorrer de seu desenvolvimento, irá mudar de coloração, fato esse bastante comum nos animais, especialmente os selvagens.

Quando nascem, todos os gatos mouriscos são de coloração escura, o que subtende-se de que os mesmos crescerão e ficarão negros, mas isso não ocorre, pois, apesar de terem nascido com coloração escura, muitos desenvolverão outra cor ao decorrer do amadurecimento.

O gato mourisco macho sempre terá uma coloração mais escura do que o da fêmea, seja na cor marrom ou cinza, sendo que do pescoço para cima, a coloração sempre é pouco mais clara, e daí provém o nome de mourisco, onde há uma mescla de cores no animal.

Não obstante, existe o gato mourisco vermelho, habitante da Caatinga, que possui uma coloração forte, e muitas vezes, na luz clara de dia sem nuvens, sua pelagem dourada lembra muito uma onça parda.

As variações na cor do gato mourisco são poucas, onde há uma queda e elevação dos tons de preto e cinza, com exceção do vermelho/dourado de algumas espécies.

Conheça mais Sobre o Gato Mourisco e a Origem de Suas Cores

O gato mourisco tem parentesco com os pumas e onças pardas, e a sua coloração veio mudando ao decorrer do tempo, onde a quantidade de melanina veio diminuindo através dos séculos, e tudo indica que fora a necessidade de adaptação que gerou os exemplares mais claros, já que passaram a viver em locais amplamente esverdeados.

O gato mourisco possui hábitos alimentares, reprodutivos e comportamentais idênticos a outros felinos, se alimentando de forma carnívora, comendo mamíferos de pequeno e médio porte, roedores, insetos, aves e peixes, sendo uma excelente nadadora e escaladora também, e seu tamanho permite que ela se empoleire nos galhos para caçar aves ou criar emboscadas.

O gato mourisco possui hábito diurno e solitário, caçando sozinho, e só se aproxima de outros gatos mouriscos quando a intenção é se reproduzir, onde existe marcação de território através da urina da fêmea, assim como comportamentos únicos, como arranhar árvores ou miados exclusivos para chamar a atenção do macho.

Um gato mourisco fêmea pode ter até 3 filhotes por gestação, e tais filhotes sempre nascem escuros, e os mesmos irão trocar de coloração a partir do sexto mês de vida, e o interessante é que cada um dos filhotes pode apresentar uma coloração diferente, com tonalidades distintas.

Curiosidades Sobre o Gato Mourisco e sua Coloração

  • O gato mourisco tem um rosto que lembra muito as lontras, e na América do Norte, algumas pessoas a chamam de otter cat, ou em português, gato-lontra.
  • O gato mourisco negro se encontra com mais veemência no Brasil do que em outros locais das Américas, em estado selvagem, mas em cativeiro o gato mourisco pode ser encontrado na África e na Eurásia.
  • A coloração do gato mourisco depende muito da subespécie, no entanto, dependendo da espécie, irmãos de uma mesma prole podem apresentar características diferentes em suas colorações, podendo ser uma marrom e outro cinza, por exemplo.
  • O gato mourisco mais comum que existe é o de coloração preta.
  • O gato mourisco não possui muitos predadores, a não ser felinos de maior porte, que dificilmente a atacam; o homem assume a maior escala, já que o gato mourisco causa bastante prejuízo nas fazendas, pois atacam suínos e bovinos, e logo se tornam alvos de caçadores.
  • Algumas tribos e até mesmo algumas fazendas já domesticaram o gato mourisco, e é de onde vem o termo “gato”, mas isso não é comum e nem fácil de acontecer.
  • Conheça mais um pouco sobre o gato mourisco acessando Gato Mourisco No Brasil.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *