Home / Natureza / Diferença Entre Serval E Gato Savannah

Diferença Entre Serval E Gato Savannah

Existe uma ligação direta entre o serval (Leptailurus serval) e o gato da savannah, mas é importante compreender que eles não são os mesmos animais.

O mundo dos felinos apresenta centenas de espécies, porém, só algumas são de conhecimento exclusivo das pessoas.

Algumas espécies de felinos, como o gato savannah, são gatos raros, devido ao fato que envolve seu nascimento.

O nascimento do gato savannah tem tudo a ver com o serval, já que o gato savannah é um fruto do cruzamento do gato serval com espécies de gatos domésticos (felis sylvestris catus), resultando no gato da savannah.

O fato do gato savannah ser um animal fruto de um cruzamento de espécies diferentes de felinos, os mesmos nascem estéreis, o que faz eles se tornarem extremamente raros, pois só podem ser concebidos, e não se reproduzir.

O serval é um tipo de felino selvagem que é altamente adaptável ao convívio humano, e esse foi um dos fatores que fez a espécie se envolver com gatos domésticos, resultando em um híbrido, conhecido hoje como o gato savannah.

O gato savannah apresenta características únicas que o diferencia das demais espécies de gatos domésticos, tendo aparência de um gato selvagem, isto é, puxa, literalmente, a coloração do serval.

Características Do Serval

O serval (Leptailurus serval) é um tipo de felino carnívoro, que hoje em dia se encontra em ampla distribuição pelo mundo, sem risco de extinção.

O comportamento do serval é muito parecido com o comportamento de um gato doméstico, ao qual as pessoas estão mais acostumadas em ver.

Na África, onde o serval está mais presente, o convívio do animal com aldeões é conturbada, pois o serval está sempre atrás de presas fáceis, como os porcos, cordeiros, galinhas e outros animais.

Assim como acontece no Brasil com a onça-pintada, onde fazendeiros as matam para proteger as criações, na África, o serval é alvo de muitos caçadores e moradores locais.

O serval é um animal que pode chegar a medir 1 metro de comprimento, com 70 cm de altura.

O serval é um felino que lembra a onça-pintada, pois seu corpo é coberto de pintas negras, enquanto sua coloração é castanho-claro e, às vezes, castanho-escuro.

O serval é considerado o maior felino dos felinos de pequeno porte da África, possuindo o recorde de maiores pernas dentre todos os felinos.

Características Do Gato Savannah

O gato savannah é um gato que foi resultado do cruzamento de espécies de gatos domésticos com o serval, que acabamos de falar sobre, e essa é a diferença e relação que ambos possuem.

Por incrível que pareça, muitas pessoas possuem o gato serval como domesticação. Em breve falaremos mais sobre esse assunto.

O nome do gato savannah tem a ver com o fato do serval ser um felino que tem enorme presença nas savanas africanas, o que gerou esse conceito de hereditariedade.

O gato savannah apresenta ser um gato doméstico comum, mas com algumas características que os diferenciam, principalmente em relação ao tamanho, já que são maiores, e também pela sua coloração, que lembra muito a do serval.

As pessoas que possuem exemplares do gato serval, comprovam que os mesmos são gatos diferentes, extremamente leais e companheiros, sendo comparados até mesmo com os cães, e andar com eles na coleira é uma prática bastante comum.

O fato do gato savannah ser raro, o preço do mesmo se eleva de forma considerável, onde um filhote de gato savannah chega a custar, no mínimo, R$ 5.000,00.

O gato savannah foi considerado uma espécie oficial em 2000, sendo registrado oficialmente pelo TICA (The International Cat Association), uma associação que trabalha com o reconhecimento de espécies novas e hibridas.

Domesticação Do Serval E Do Gato Savannah

O gato savannah não é um tipo de gato apto a viver de forma selvagem, e cada exemplar é produzido para uso exclusivo como pet.

Porém, o serval, que é uma espécie selvagem, tem sido domesticado de forma relevante nos últimos anos, preocupando até mesmo o IUCN, órgão responsável pelo controle e acompanhamento de espécies.

O serval é um animal que passou a ser conhecido como gato serval, sendo mais um exemplo de animal selvagem que passou a ser domesticado.

Entretanto, quando se pensa em ser um animal selvagem como um pet, várias considerações precisam ser feitas.

Apesar do gato serval ser um animal dócil, ele possui instintos e necessidades, que se não forem levados em consideração, pode ser perigoso para quem o cria e também para o próprio animal.

O serval é um animal que precisa de área ampla para explorar, caçar, nadar, correr e escalar, além de necessitarem de uma dieta exclusivamente selvagem, com carne fresca, e, se possível, com o animal vivo para que o mesmo venha a matar e comer.

A partir do momento em que um serval decide brincar de forma mais agressiva, suas unhas podem facilmente ferir um ser humano a ponto de mata-lo.

Portanto, ter um animal selvagem e tentar domesticá-lo terá muitos aspectos a serem praticados e estudados para que a convivência seja possível.

Diferenças Entre O Serval e Gato Savannah

O híbrido do gato savannah foi estudado desde os anos 90, mas somente em 2000 a raça foi considerada legítima, e seus exemplares só existem para comercialização, pois os mesmos sempre são castrados, mesmo quando é quase unânime o fato de serem estéreis.

O serval foi descoberto como uma raça amigável devido a proximidade dos mesmos com pessoas em tribos africanas; a maioria das tribos caça o serval, mas muitas pessoas ainda possuem laços com esses felinos, que demonstram, ainda, ser amigáveis e pouco agressivos.

Gato Serval Com Seu Dono
Gato Serval Com Seu Dono

O gato savannah pode atingir um peso de até 20 kg, enquanto o serval pode pesar até 40 kg.

O gato savannah pode atingir um comprimento máximo de 40 centímetros, enquanto o gato serval pode chegar, no máximo, a 1 metro de comprimento. O tamanho regular do gato serval gira em torno de 80 a 90 centímetros.

Enquanto um gato savannah pode ser alimentado com rações específica para gatos, com as vitaminas e nutrientes necessários, o gato serval exige carne crua, ficando com deficiência de nutrientes se for alimentado apenas com ração.

Veja também

Caranguejo Azul na Praia

Maior Caranguejo Do Brasil, Qual É?

O Brasil é constituído por milhares de espécies terrestres, aéreas e aquáticas, e há uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *