Home / Natureza / Ciclo de Vida da Iguana: Quantos Anos Elas Vivem?

Ciclo de Vida da Iguana: Quantos Anos Elas Vivem?

A iguana é um animal de origem Sulamericana, adaptada tanto à florestas fechadas quanto abertas, sempre com clima abafado e quente.

A iguana também é muito utilizada como pet, principalmente na América do Norte, onde a prática é mais comum do que na América do Sul.

A iguana é caracterizada pela pelo seu tamanho avantajado e sua pele escamosa, assim como pela posição em que fica estatizada.

As iguanas possuem um ciclo de vida longo quando cuidadas como pets, alcançando até quase duas décadas de vida, mas na vida selvagem, a iguana vive, geralmente, até 10 anos, com poucas variações.

A diferença entre uma iguana tratada em casa e uma iguana selvagem é o fato da alimentação e predação existente, assim como a exaustão e estresse, que interferem diretamente na estimativa de vida da iguana selvagem.

O tipo de iguana mais comum existente é a iguana-verde (Iguana iguana), que também é um dos maiores exemplares de iguanas, podendo alcançar um pouco mais de um metro e meio de comprimento.

Raças Diferentes de Iguanas: Quantos Anos Elas Vivem?

Enquanto o tipo de porte grande de iguana, tal como a Iguana-verde, vive cerca de 10 anos em estado selvagem, outros tipos menores como a Ctenosaura similis, vive cerca de 5 anos, sendo alvos fáceis para os predadores.

Em contrapartida, a Ctenosaura similis pode ter a mesma longevidade da Iguana-verde quando mantida em cativeiro ou cuidada adequadamente como pet.

Mas, se tratando de longevidade, a Iguana-azul, ou Iguana-da-Grande-Caimão (Cyclura Lewisi), além de ser a iguana de maior porte existente, podendo passar dos dois metros de comprimento e podendo pesar até 15 kg, é a que tem a maior longevidade, podendo alcançar quase 70 ano de vida na natureza.

Iguana-da-Grande-Caimão
Iguana-da-Grande-Caimão

Para que qualquer espécie de iguana venha a ter uma vida longa e saudável quando tratada como pet, é importante que o aquário ou qualquer outro tipo de recipiente em que ela venha a viver deva ser grande o suficiente para que a mesma consiga se esticar e realizar pequenas corridas.

Não obstante, é importante dar comida viva para as iguanas, para que as mesmas não esqueçam de seus sentidos primitivos e até mesmo venham a realizar algum tipo de esforço físico para garantir uma qualidade melhor de vida e não engordarem, pois esse processo encurta o tempo de vida das mesmas.

Sabe-se que as iguanas possuem um cardápio herbívoro na maior parte do tempo, porém, insetos e pequenos filhotes de camundongos são bem-vindos, criando assim um cardápio variado e satisfatório.

Como Fazer uma Iguana Viver Mais e Melhor?

Como citado acima, para garantir uma vida adequada e de qualidade a uma iguana, espaço e atividades devem ser levados em consideração.

Entretanto, não se deve limitar a apenas essas condições, pois a garantia de que uma iguana viva bem se dá ao ambiente em que ela vive, onde a naturalidade deve estar presente para que a mesma se sinta em seu habitat comum.

Habitat da Iguana
Habitat da Iguana

Pelo fato das iguanas serem seres de sangue-frio, as mesmas precisam estar em um ambiente quente, pois elas não conseguem se esquentar e necessitam inteiramente do ambiente para fazer isso, caso contrário, podem morrer.

Além da área ter que possuir uma temperatura ideal que simule as áreas caribenhas, é importante que haja um fator que refresque tal ambiente, como um sistema de ventilação básico para evitar que o animal superaqueça e venha a falecer.

As iguanas são, também, animais sociáveis, que gostam de conviver na presença de outras iguanas (com exceções de machos vivendo com outros machos territoriais). Isso significa que elas apreciam atenção e carinho.

Ciclo de Vida das Iguanas

Após a copulação, a iguana fêmea procurará o lugar ideal para por seus ovos e criar seu ninho e ela levará cerca de 45 dias para botar seus ovos.

Geralmente, uma iguana coloca cerca de 45 a 50 ovos por ninhada, mas apenas uma pequena porção irá sobreviver. Isso acontece muito pelo fato de que após serem postos, os ovos e o ninho são deixados pela mãe para poderem se desenvolver sozinhos, um hábito comum dos répteis.

A mãe sempre escolhe um lugar específico e bem escondido para pôr os ovos, já que depois que ela bota tais ovos, eles levam cerca de 10 semanas para chocarem, e nesse período de incubação, muitos são encontrados e devorados por predadores.

Os filhotes não nascem todos ao mesmo tempo, e é comum que um ovo choque muito antes dos demais. Essa diferença pode até mesmo ser de semanas entre uns ovos e outros.

Assim que nascem, os filhotes ainda irão preservar a vesícula vitelina, que é a forma da natureza preservar os seres incubados, fornecendo-lhes nutrientes. Essa fonte de nutrientes irá perdurar por cerca de 2 ou 3 dias, e após esse processo, o filhote começará sua vida árdua procurando por comida para sobreviver.

Para uma iguana atingir a idade adulta, ela leva cerca de 2 anos para os machos, que já podem se reproduzir nessa idade. Para as fêmeas, a idade média para reprodução começa no terceiro ou quarto ano de vida.

Curiosidades e Informações Sobre as Iguanas

Na vida selvagem, as iguanas são seres extremamente territoriais e agressivas com outros machos ou na presença de humanos e, principalmente, quando ameaçadas por predadores.

No entanto, vivendo de forma pacífica como um pet, com comida servida na hora certa, as iguanas são extremamente calmas e passam a maior parte do tempo dormindo sob uma réstia de sol, e muitas vezes ficam tão imóveis que é possível tocar nelas e elas não reagirem.

O sentido mais aguçado de uma iguana é sua visão, que consegue distinguir formas e cores a quilômetros de distância. Seus olhos também são as principais formas de comunicação entre elas mesmas.

As iguanas são exímias nadadoras, e usam essa tática na hora de caçar presas ou na hora de fugir de predadores.

Por incrível que pareça, a iguana possui três olhos, sendo um deles chamados de olho parietal, que fica acima de sua cabeça, e dessa forma ela consegue enxergar predadores aéreos. Esses olhos também servem para que ela consiga identificar com mais facilidade as luzes e sombras.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *