Home / Natureza / Como Fazer um Teste de pH Caseiro? Passo a Passo

Como Fazer um Teste de pH Caseiro? Passo a Passo

Como jardineiro em casa, é importante testar o pH do solo duas ou três vezes por ano, especialmente se você estiver cultivando vegetais.

Se o seu solo estiver fora do intervalo de uma determinada planta, a adição de fertilizante não remediará a situação.

Tecnicamente falando, um teste de pH do solo (potencial de hidrogênio) mede quantos íons hidrogênio existem no solo, indicando sua acidez ou alcalinidade.

Os mirtilos , por exemplo, preferem solos ácidos e os aspargos tendem a se sair melhor em condições alcalinas.

O Que Nos Informa O Teste Do pH?

Na agricultura, o pH é provavelmente a propriedade única mais importante da umidade associada a uma solo , uma vez que essa indicação revela quais culturas crescerão prontamente no solo e que ajustes devem ser feitos para adaptá-la ao cultivo de outras culturas.

Os solos ácidos são freqüentemente considerados inférteis, e assim são para a maioria das culturas agrícolas convencionais, embora coníferas e muitos membros da família Ericaceae , como mirtilos , não prosperem em solo alcalino. O solo ácido pode ser “adoçado” ou neutralizado, tratando-o com limão.

À medida que a acidez do solo aumenta, aumenta também a solubilidade do alumínio e manganês.no solo, e muitas plantas (incluindo culturas agrícolas) tolerarão apenas pequenas quantidades desses metais.

O teor de ácidos do solo é aumentado pela decomposição do material orgânico por ação microbiana, por sais de fertilizantes que hidrolisam ou nitrificam, pela oxidação de compostos de enxofre quando as sapais são drenadas para uso em terras agrícolas e por outras causas.

Quando se Deve Testar o pH do Solo

Testar o pH do seu solo deve ser um item da lista de verificação do jardim de outono. Depois de retirar a última planta do jardim, é bom fazer um inventário de onde você está. Dessa forma, você pode alterar o solo antes do inverno ou a primeira coisa na primavera antes de plantar. Também é um bom momento para inventariar suas ervas daninhas, dando uma boa ideia de várias condições.

pH do Solo
pH do Solo

Dependendo do resultado do seu teste de pH, realizá-lo no outono dá tempo de sobra para plantar uma cobertura vegetal fixadora de nitrogênio (para climas amenos do inverno) ou ajustar o plantio do próximo ano para se adequar à sua leitura.

Como Fazer um Teste de pH Caseiro? Passo a Passo

Uma solução ácida geralmente reage quando é adicionada a algo básico, e é aí que itens comuns como vinagre e bicarbonato de sódio podem fornecer uma leitura rápida. Este teste revela a composição geral do seu solo e é recomendado para aqueles que possuem jardins saudáveis ​​que podem se beneficiar apenas de um pouco de vitalidade.

Remova pedras, paus e outros detritos estranhos do solo. Quebre quaisquer aglomerados grandes.  Você pode fazer um teste de pH da água de repolho roxo em casa:

Meça 2 xícaras de água destilada em uma panela. Corte e adicione 4-6 folhas de couve roxa . Cozinhe por 10 minutos. Retire do fogo e deixe descansar por até 30 minutos. Coe o líquido – que será roxo ou azul. Isso terá um pH neutro de 7. Para testar: adicione 2 colheres de chá de terra do jardim a uma jarra e alguns centímetros de água de repolho. Após 20-30 minutos, se ficar avermelhado ou rosado, indica acidez do solo. Se ficar azul marinho ou  verde-amarelo, a alcalinidade estará constatada. O solo neutro é geralmente arroxeado ou azul.

Não adicione muito solo a cada jarra, pois o suco de repolho pode ficar preto acinzentado e você precisará refazer o teste.

Um teste caseiro pode ser feito com vinagre ou bicarbonato de sódio em substituição à água de repolho, se ferver com vinagre o solo será ácido, se ferver com bicarbonato de sódio o solo será alcalino.

Por Que Testar o pH do Solo

A partir do teste você também saberá quais ajustes do solo são melhores para o seu jardim. Além disso, você será capaz de determinar se todo o trabalho duro que você dedica ao seu quintal ou jardim compensa.

Por exemplo, os nutrientes terão dificuldade em se dissolver na água e atingir os sistemas radiculares das plantas se o solo for muito ácido ou alcalino. Assim, uma alteração rápida para obter o melhor pH do solo para que suas plantas e sementes prosperem pode ser adicionada a tempo.

Além disso, é menos provável que os fungos afetem suas plantas se o solo for alcalino e seco o suficiente. O solo é muito ácido abaixo do pH 7 e muito alcalino acima de pH 7. A maioria das plantas se desenvolve em um solo levemente ácido (pH entre 5,5 a 7), portanto, alcançar um equilíbrio também é essencial nas questões de jardinagem.

Testar o pH do Solo
Testar o pH do Solo

Portanto, testar o pH do solo do seu jardim é fundamental para o bem-estar de suas plantas a longo prazo. Você precisará considerar não apenas o pH do solo, mas também a textura do solo. Mas o pH do solo é o indicador crítico do estado de saúde de um jardim.

Você pode diminuir a alcalinidade do solo adicionando materiais orgânicos como agulhas de pinheiro, turfa e folhas compostadas. Você sempre deve fazer pequenas alterações, com o tempo – para fazer as alterações no solo e esperar que funcione antes de fazer mais alguma coisa.

Testando a Eficiência do Teste Caseiro

Ao contrário do repolho branco, o repolho roxo contém um composto corante, antocianina, que fica verde amarelado quando em ambiente básico (alcalino) (pH> 7,0) e rosa avermelhado em ambiente ácido (pH <7).

A água de torneira é geralmente alcalina (pH 8 ou mais) devido aos minerais contidos nela. É por isso que é essencial realizar o teste do solo de repolho com água destilada, com pH neutro.

A água da torneira ou a água do poço pode ser muito alcalina, enquanto a água da chuva pode ser muito ácida (geralmente é de 5,6 pH) para este teste de pH do solo DIY.

Antes de começar a testar o solo, você pode testar o pH de vários ingredientes pela casa e pelo jardim em xícaras pequenas para ver qual cor está associada a qual número de pH: clara de ovo com pH 8; bicarbonato de sódio (1 colher de chá) com pH 8,4; chá preto – pH 4,9; leite de vaca 6,5 ​​a 6,7 pH (dependendo de como é tratado); batatas – pH 6,1; vinagre pH 2,5, grãos de café estão muito próximos do pH neutro (6,8);  por isso são frequentemente usados ​​como um tampão natural em o teste de repolho (após 30 minutos, eles devem deixar o suco de repolho limpo)

Veja também

Qual a Importância dos Corais para o Meio Ambiente?

Famosos nos documentos de vida marinha, os corais são animais cnidários, pertencentes à classe taxonômica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *