Home / Natureza / Como é Feito o Cloro? Qual o Nome do Processo?

Como é Feito o Cloro? Qual o Nome do Processo?

A química é uma das matérias prediletas de muitos estudantes de todo o mundo, já que a partir dela é possível criar coisas novas e ter acesso a um mundo completamente desconhecido até então.

Dessa maneira, a química pode fazer com que as pessoas consigam descobrir novos métodos de fabricar muitos itens, além de ser possível que produtos e remédios inteiramente exclusivos sejam feitos com simples alterações na forma de produção.

De toda forma, o certo é que a química está presente na vida de todas as pessoas do Brasil e do planeta Terra, mesmo que você seja uma daqueles que não suportava as aulas dessa matéria quando em idade escolar. Isso porque é a partir da química que muitos produtos do dia a dia podem ser criados, além de ser com a químicas que as grandes empresas fazem com que muitos dos alimentos que são consumidos diariamente cheguem à mesa de forma fresca e saborosa.

Portanto, o certo é que todos fazem uso disso, ainda que de maneira indireta e sem sequer notar o quanto é importante entender um pouco mais sobre as diferentes formas de fazer uso da química.

Um remédio quimicamente tratado, por exemplo, pode ter efeitos adversos em algumas pessoas, já que componentes daquele remédio podem ser muito prejudiciais para essas pessoas.

Da mesma maneira, é possível também que uma simples alteração na forma de produzir esse mesmo remédio faça com que a pessoa em questão já consiga usá-lo, tendo a vida salva. De uma maneira geral, portanto, a química é a arte de manejar os elementos que a natureza proporciona. Nada na química é criado ou perdido, pois tudo é apenas transformado, algo que faz com que esse processo todo seja tão interessante para quem trabalha nele.

As Formas de Cloro

Cloro

Uma forma de ver o uso prático dos diferentes compostos químicos, por exemplo é quando podemos utilizar alguma produção. Esse é o caso do cloro utilizado pelas pessoas nas casas, além de também ser usado em piscinas para fazer com que a qualidade da água seja preservada por mais tempo doe que seria sem esse cloro.

Contudo, antes de saber como se dá a produção de cloro, o que é muito interessante é importante ter algumas ideias em mente. O cloro citado, aquele utilizado pelas pessoas nas suas casas e também nas piscinas, não é o cloro puro, o elemento de símbolo “Cl”. Dessa forma, o cloro usado pelas pessoas é uma mistura, onde há a presença de outras substâncias e todo um processo de produção.

Portanto, embora o nome usado seja o mesmo, saiba a diferença entre o elemento cloro, o Cl, e a substância cloro, a usada pelas pessoas de forma diária e contínua para inúmeros fins em todo o mundo. Assim, é muito importante que esse item seja explicado, pois uma confusão nessa questão pode fazer com que todo o entendimento do assunto seja perdido, além de criar muitas outras confusões para quem entendeu de maneira errada.

Como é Feito o Cloro?

O cloro pode ser produzido de formas diferentes, o que fará com que todo o processo de produção desse cloro também seja realizado de maneira distinta. Assim, uma das formas de fazer o cloro é com a eletrólise de soluções aquosas de cloreto de sódio.

Dessa forma, ao fim de todo o processo tem-se o cloro como produto, ainda que nem sempre seja esse o objetivo da eletrólise do cloreto de sódio, o NaCl. A outra maneira de fazer o cloro, portanto, é a partir do NaCl fundido, no processo de produção do sódio. Nesse caso, também é possível ter o cloro como um dos produtos ao final, mesmo que esse não seja o único dos produtos.

Esses dois métodos são muito usados pelas pessoas para obter o cloro, embora seja necessário ter conhecimentos em química para produzir o cloro de forma adequada, além de ser ilegal realizar a produção de cloro em local indevido, sem os itens necessários e exigidos para essa produção. Portanto, antes de começar a produção de cloro, ainda que de forma artesanal, pesquise um pouco mais e entenda como você pode se adequas às exigências legais.

Propriedades do Elemento Cloro

O cloro é um elemento químico presente na famosa tabela periódica e, como tal, apresenta as suas propriedades químicas. Dessa forma, o cloro não pode ser encontrado em estado puro na natureza, podendo apenas ser obtido através de processos químicos de reação.

Isso acontece pelo fato de o cloro reagir muito rapidamente com outros elementos químicos, o que faz com que esse elemento não possa ser visto pelas pessoas ou tocado em estado puro, já que rapidamente, em razão da sua volatilidade, o cloro passa a integrar alguma cadeia química na natureza.

Assim, o cloro pode ser visto apenas nas formas de cloreto ou clorato, quando o cloro está na presença de outros elementos e, assim, consegue se manter mais ou menos estável, de forma a ser usado para muitos fins nos processos químicos.

Propriedades do Elemento Cloro

O cloro é muito empregado, portanto, para que a água seja mais potável e limpa, já que as bactérias são mortas de maneira rápida quando em contato com esse elemento ou em com compósitos que têm o cloro como um dos elementos. O estado de oxidação do cloro, em geral costuma ser -1, mas isso pode variar, já que o cloro não apresenta número de oxidação fixo.

Uso do Cloro no Dia-a-Dia

O cloro e muito usado pelas pessoas no dia a dia, mas nem sempre notamos. Isso porque esse tipo de produto já é rotineiro nas vidas de quase todas as pessoas, que fazem uso do cloro, em geral, para limpar os ambientes e acabar com possíveis fungos ou bactérias ali existentes. Dessa forma, o cloro é usado para exterminar muitas bactérias que residem em banheiros, quartos de hotel ou outros ambientes comuns a muitas pessoas.

Assim, utilizar o cloro para esse serviço de limpeza é algo muito aconselhável, já que o seu efeito costuma ser rápido e muito eficaz contra esse tipo de problema.