Home / Natureza / Como Cuidar da Planta Torênia, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Planta Torênia, Fazer Mudas e Podar

Quando se fala em torênia, estamos falando de uma planta simples e delicada, que alcançará o máximo de 30 centímetros de altura, dando uma linda flor com tons de violeta bem profundo nas bordas das pétalas e sendo de um violeta mais claro ou até mesmo branco até chegar ao seu centro, cujo sofre uma pequena pigmentação de branco e amarelo no fundo.

A torênia é uma planta que possui um cultivo muito fácil, principalmente no clima da América do Sul, já que é uma planta que se adequa a viver tanto em áreas ensolaradas, assim como em meia-sombra ou até mesmo em sombras intermitentes.

Atualmente, o local onde mais existe cultivo de torênia no mundo é a Austrália, cujo clima pode ser tão quente quanto o da América do Sul.

A torênia é uma planta dicotiledônea que pertence à classe Magnoliopsida, da ordem dos Scrophulariales, que compreende cerca de 306 gêneros e aproximadamente 5.850 espécies. No entanto, o número exato ainda não foi descrito com propriedade.

A origem da torênia não é certa, apesar de serem consideradas nativas do Sudoeste da Ásia, assim como da África e de Madagascar.

Estudos feitos na Indonésia demonstram que a torênia é um tipo de planta que cresce em qualquer tipo de ambiente, principalmente em locais conturbados, como beira de estradas, perto de passagens ou construções no meio do mato, assim como em regiões lodosas e até mesmo em pântanos, coisa que muitas pessoas pensavam que não era possível.

Cultivos e Usos da Torênia

A torênia é uma planta amplamente cultivada com propósitos ornamentais, já que sua beleza enfeita jardins e quintais, assim como podem embelezar qualquer ambiente quando plantadas em um vaso que combine com sua silhueta e coloração.

Outro uso da torênia se dá através da culinária, pois Países com a China, o Japão, Malásia, Indonésia, Vietnã, Índia e Camboja usam a torênia em quase todas as suas saladas, como se fosse o nosso alface aqui no Brasil.

O cultivo na torênia é fácil, e ela se propaga facilmente, já que a mesma pode crescer através das sementes derrubadas ou da polinização, onde os besouros, borboletas, abelhas e pássaros são os principais responsáveis por manter o cultivo das mesmas na natureza.

A torênia pode ser cultivada tanto diretamente no solo quanto em vasos, crescendo na mesma proporção, onde a mesma prefere um solo rico em nutrientes e parcialmente seco, com regas intermitentes entre 2 vezes e uma vez por semana.

Como Fazer Mudas, Podar a Torênia e Ornamentar seu Espaço

A torênia é uma planta naturalmente violeta com poucas variações nesses tons, mas muitos cultivares já foram oficializados e atualmente existem exemplares de quase todas as cores que existem.

O bulbo e as raízes da torênia são pequenos e rasos, e a maioria dos exemplares são plantados e vendidos em pequenas mudas que podem facilmente ser mudados para vasos.

As torênias são plantas indicadas para se ter em apartamentos, casos e escritórios, já que elas conseguem sobreviver em ambientes que não haja luz direta do sol, por isso podem viver em vasos suspensos ou postos em mesas e balcões, necessitando de regas que podem variar de duas a três vezes por semana nesses ambientes.

Mudas de Torênia
Mudas de Torênia

Em jardins, canteiros e quintais, é necessário dar mais atenção à torênia, já que ela é uma planta que possui uma flor muito admirada por animais que as polinizam, o que indica que é muito provável que os mesmos venham a botar ovos em suas folhas, já que as mesmas são apreciadas pelas larvas, que irão as devorar para adquirir nutrientes necessários para sobreviver.

Para evitar que as torênias sejam atacadas por pragas e venham a definhar, é necessário realizar a poda de folhas com aspectos enegrecidos, assim como as pétalas também devem ser removidas caso apresentem manchas ou pequenos furos.

Dicas de Como Plantar Torênia da Forma Correta

Abaixo será descrito as melhores condições para plantar a torênia de forma ideal e fazer com que a mesma cresça e se propague naturalmente pelo quintal, assim como as melhores dicas para criar a torênia em vasos.

  • Temperatura 

A torênia é uma planta muito resistente ao calor, e a mesma demonstra possuir uma resistência maior do que outras plantas quando se trata de umidade, já que ela suporta o calor promovido pelo sol em gotas de água presentes nas folhas e pétalas, pois isso queima muitas plantas, exceto a torênia.

  • Solo 

O solo para a torênia deve ser um solo úmido e nunca seco, pois as mesmas não se desenvolvem e acabam morrendo em solos muito secos, por isso é necessário que haja bastante hidrogênio presente na terra, mas isso não significa que ela suporta por muito tempo solos encharcados ou até mesmo sobreviverem em áreas lodosas. É muito comum ver torênias em pântanos, mas suas raízes ficam acima da água, e não dentro.

  • Salinidade 

O maior fator que faz com que a torênia não se adapte bem e acabe fenecendo está no sal, pois solos que demonstram muita salinidade não são ideais para a mesma, por isso um controle de NPK deve ser feito caso o solo apresente muita acidez e salinidade.

Curiosidades e Informações Adicionais Sobre a Torênia

A torênia é conhecida em algumas regiões do Brasil pelo nome de Amor-perfeito-de-verão, já que as mesmas lembram outra flor conhecida em território nacional como Amor-perfeito (Viola tricolor), sendo essas últimas plantas suscetíveis e adaptadas ao frio, que é o contrário das torênias.

O fato da torênia (amor-perfeito-de-verão) ser parecida com a viola tricolor (amor-perfeito) está em sua aparência, onde a inflorescência das mesmas possuem quase que o mesmo aspecto e formato.

A espécie mais comum e mais comercializada de torênia é a Torenia fournieri, que na Austrália é amplamente cultivada e chamada de Wishbone Flower.

As espécies híbridas de torênias mais amplamente distribuídas e comercializadas se chamam:

  • Catalina Gilded Grape
Catalina Gilded Grape
Catalina Gilded Grape
  • Cataline White Linen
Cataline White Linen
Cataline White Linen
  • Clown Mix
Clown Mix
Clown Mix
  • Kauai Rose
Kauai Rose
Kauai Rose
  • Moon Purple
Moon Purple
Moon Purple
  • Moon Yellow
Moon Yellow
Moon Yellow
  • Summer Wave Large Amethyst
Summer Wave Large Amethyst
Summer Wave Large Amethyst
  • Summer Wave Large Blue
Summer Wave Large Blue
Summer Wave Large Blue

Ficou interessado nas torênias? Que tal conhecer mais sobre essa planta aqui em nosso site Mundo Ecologia?

Veja também

Pode Tomar Leite de Soja Todos os Dias? Qual o Melhor de Caixinha?

O leite de soja já vem sendo uma alternativa, há décadas, para aqueles que não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *