Home / Natureza / Como as Águias Constroem seus Ninhos?

Como as Águias Constroem seus Ninhos?

Águia é um termo utilizado para classificar as aves de rapina, que possuem bicos achatados com uma ponta afiada e uma visão das mais aguçadas no reino animal. Suas garras são grandes e extremamente poderosas, quebrando cascos e desmembrando presas.

Assim como outras aves, as águias vivem em seus ninhos, criados com vários propósitos, tendo várias formas, tamanhos e posições específicas, pois as mesmas podem viver a vida inteira no mesmo ninho. Houve um caso em Ohio, Estados Unidos, em que estudiosos observaram um ninho ser utilizado por 34 anos, sendo abrigo de algumas águias, pois as mesmas utilizam ninhos abandonados, até que os galhos da árvore não conseguiram sustentar o peso do ninho e este acabou cedendo.

Através desse artigo, o leitor aprenderá tudo o que há para saber sobre os ninhos das águias. Também navegue pelo site para encontrar informações sobre as águias e todas as curiosidades importantes relativas a espécie.

Por Que as Águias Criam Ninhos?

Para Estabelecer Moradia

Um dos propósitos da águia em criar um ninho é de estabelecer moradia fixa, onde será possível se alimentar de maneira mais segura e descansar com mais segurança durante a noite. Esses ninhos podem ser utilizados até o último dia de vida das águias, ou pode ser utilizado por outras águias, caso os donos originais se evadam ou acabem morrendo.

Para Chamar Atenção na Época de Reprodução

Casal de Águia Em Época de Reprodução
Casal de Águia Em Época de Reprodução

Na época de reprodução os ninhos aparecem com mais frequência, já que muitas águias, tanto machos quanto fêmeas, criam ninhos no intuito de atrair parceiros.

Para a Criação dos Filhotes

Águia Cuidando de Filhote no Ninho
Águia Cuidando de Filhote no Ninho

Muitas águias criam ninhos mesmo antes de terem filhotes, assegurando assim uma “casa” para quando a fêmea for chocar seus ovos. Alguns casais de águias passam a construir seu ninho juntos após a copulação. A maior incidência de construção de ninhos se dá pelo fato das águias quererem estabelecer um local seguro para alimentar os seus filhotes.

Locais Estratégicos para os Ninhos

As águias sempre criam ninhos em locais estratégicos para que estas possam viver de maneira mais segura e confortável.

Quando se pensa em um ninho de águia, a imagem mais comum que vem à cabeça são os ninhos nos topos das montanhas, com uma visão fantástica e clara de tudo ao redor. Esse fato é recorrente porque muitos ninhos existem em picos de montanhas, para que o ambiente externo seja observável, já que a visão das águias pode sondar até os ratos no solo, estando estes a quilômetros distância.

A maior parte dos ninhos são criados com o intuito de fornecer um local seguro para a chocagem dos ovos e desenvolvimento dos filhotes, sendo assim, este precisa estar longe dos predadores, como raposas, hienas e outros comedores de ovos.

A construção de ninhos em montanhas e picos é recorrente em áreas retiradas, como em ilhas remotas, por exemplo. Mas a existência de águias em áreas populacionais também é normal, principalmente na Austrália, onde é possível, com frequência, ver ninhos em árvores perto de casas e estradas, e geralmente nessas áreas existem muitos roedores, que são os pratos principais das águias.

Tipos de Águias e seus Respectivos Ninhos

Águias do Mar

Como o nome sugere, as águias do mar criam seus ninhos nas costas, em áreas que propiciam fácil acesso ao mar para a caça de peixes e fácil retorno ao ninho, poupando as águias de viajarem a locais distantes e deixar os ninhos alheios a predadores. Essas águias subdividem-se em algumas variedades, tais como: Águia de Ventre Branco, Águia Pescadora de Madagascar, Águia de Cauda Branca, Águia Careca.

Todas essas variedades de águias possuem um contato direto com o mar e sua dieta principal é baseada em tudo o que vem do mar (peixes, caranguejos, lagostas), por isso o local de seus ninhos são em árvores que facilitam a visão do amplo mar. Um nome popular para essas águias é de Aves Praieiras.

Outras variedades de águias que possuem ninhos diferentes das águias do mar, são as águias caçadoras terrestres, ou águias da terra. Conheça mais sobre elas logo abaixo.

Águias da Terra

São águias que podem ter seus ninhos criados em árvores ou até mesmo no solo (em raros casos), dependendo da adequação exigida pela ave. A alimentação dessas está ligada diretamente aos animais terrestres, como os roedores e os rastejantes. Em alguns casos de existência humana, é possível ver alguns ninhos em cima de postes de energia ou em cima de barracos abandonados no meio da floresta.

Algumas de suas variedades são: Águia Cobreira de Dedo Curto, Águia Cobreira de Peito Preto, Águia Serpente da Montanha, Águia sem Rabo.

A Reutilização dos Ninhos

O maior ninho já construído por uma ave foi feito por uma Águia Careca, pesando quase três toneladas. Difícil de acreditar, não? Mas isso é verdade, por mais incrível que pareça. Mas como isso é possível? O que essa águia estava pensando? Ela era uma ave normal? Afinal, foi apenas uma ave ou um casal? Mas a pergunta mais recorrente é: Por que e como?

Isso tem uma resposta bem simples, caro leitor, e esse é o propósito dessa parte do artigo, falar sobre a reutilização dos ninhos pelas águias.

As águias, assim como várias outras aves, tendem a reutilizar o mesmo ninho ao decorrer das temporadas de verão e inverno, sempre colocando mais galhos nos mesmos para mantê-los firmes e confortáveis, e isso pode ocorrer durante vários e vários anos. Os ninhos, no começo, sempre são pequenos, o suficiente para chocar poucos ovos, mas durante décadas, imagina-se o tamanho que um ninho pode assumir. É comum observar o crescimento de um ninho quando a fêmea bota seus primeiros ovos, pois na intenção de proteger e aquecer o ninho, o casal forma uma parede maior ao redor.

Casal de Águia Careca Junto Com Seu Filhote no Ninho
Casal de Águia Careca Junto Com Seu Filhote no Ninho

Além de galhos, muitas aves também colocam outras folhagens em meio aos galhos. Muitas pessoas concluem que esses detalhes são aspectos físicos do tipo decoração, mas a intenção das águias, segundo cientistas, para este ato de “decoração” é, na verdade, com a intenção de camuflar o ninho ou os ovos de possíveis predadores.

Veja também

Quantas Gramas De Proteína Tem Um Ovo Cozido?

Ovos são o tipo de alimento, salvo algumas exceções, perfeito para pessoas de qualquer idade, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *