Home / Natureza / Besouro Bicudo: Características, Nome Cientifico eFotos

Besouro Bicudo: Características, Nome Cientifico eFotos

Com certeza ele está na lista dos insetos mais esquisitões da natureza, também com um nome desses né!

Assim como no reino animal, no mundo dos insetos existem espécies que se destacam por sua estranheza e hoje eu lhe apresentarei uma que é bem diferente das que você está acostumado!

Existem pessoas que pelas suas peculiaridades acabam deixando sua marca no mundo, o Besouro Bicudo é um inseto que provavelmente nunca será esquecido por quem já o viu, este nome que deram a ele é simplesmente pelo fato de que sua boca é bastante longa e realmente lembra um longo bico.

Características e Nome Científico do Besouro Bicudo

Com certeza você já viu aqueles besouros pretos que aparecem por aí voando na sua casa, então, o Bicudo é um tanto diferente deles, ele é cinzento ou castanho, suas mandíbulas são afiadas e ele é um belíssimo preguiçoso que não curte muito voar.

Quando já se encontra em fase adulta ele possui o tamanho de 9mm, é bem pequeno, porém, bastante notável devido a sua excentricidade.

Besouro Bicudo Características

Se você não possui muita afinidade com o Besouro Bicudo então o chame pelo seu nome científico, Anthonomus grandis. Que nomezinho complicado hein!

Hábitos do Bicudo

Unindo o útil ao agradável, este inseto que já adora uma vida mansa, quando chega o inverno entra em hibernação e faz isso para poder sobreviver perante as altas quedas de temperatura, mas isso só acontece em países cujo o frio é bastante intenso como nos EUA.

Aqui no Brasil o Besouro Bicudo não entra em estado de hibernação, ao contrário, durante o inverno ele ainda executa algumas atividades. Bom, pelos menos no nosso país ele não faz corpo mole como em outros lugares!

Este inseto possui uma briga eterna com os donos de plantações de algodão, pois quando esse preguiçoso acorda, já vai logo procurar sua comida preferida, o algodão. Ele adora tanto essa iguaria que ao acordar sente o cheiro dela na hora.

Sabe aquelas pessoas inconvenientes que são convidadas para uma festa e levam mais 3 amigos com ela? Então, nosso querido Bicudo faz a mesma coisa, quando ele vai em busca do seu saboroso algodão, exala um aroma que atrai as fêmeas e, assim, elas acabam indo para as plantações para comer algodão também!

O Maior Destruidor de Todos

Como eu já havia dito, o conhecido Bicudo de Algodoeiro carinhosamente recebeu este nome pelo fato de ser a maior praga destruidora das plantações de algodão das Américas, ele com certeza é um tipo de visitante que não é bem-vindo na vida dos fazendeiros que trabalham com o plantio. Eita bichinho encrenqueiro!

Pode trazer o troféu, pois o nosso Bicudo está em primeiro lugar quando se trata das pragas mais ameaçadoras para as plantações de algodão!

Besouro Bicudo na Plantação de Algodão

Como você já sabe, o que mais o Besouro Bicudo gosta é o algodão, e muitas das plantações que existiam no Brasil e no mundo foram exterminadas por este inseto, pois devido a sua capacidade de reprodução em grande escala, consegue rapidamente acabar com toda a plantação algodoeira.

Este Besouro é como se fosse um Exterminador do Futuro, só que de algodão!

Como estamos falando deste destruidor de plantações você precisa conhecer outros insetos terríveis para os agricultores:

Já Ouviu Falar Nos Pulgões?

Não tem nada a ver com pulgas, portanto, se você se gabou achando que manjava do assunto então dançou!

Estes insetos aparecem mais no verão, eles adoram comer os botões das flores e destruir tanto plantações grandes como aquelas que você possui em casa.

Pulgões

Cochonilhas

São chamados assim por se parecerem com conchas, podem ter a cor marrom ou amarelada e o seu foco são as folhas.

Cochonilhas

Ácaros

Este inseto não é nenhuma novidade para você, pelos menos eu acredito que não!

Eles estão em todos os lugares e são imperceptíveis aos olhos humanos sendo bem pequenininhos.

Ácaros

Depois de conhecer o Besouro Bicudo você quer ver estas outras espécies de Besouros? Então continue aqui comigo!

Besouros Pernas de Sapo

Acho que eles ficaram com inveja dos sapos e resolveram copiá-los, suas patas traseiras são semelhantes às deste réptil saltador sendo completamente compridas.

Se você for uma pessoa baixinha não se sinta só, pois os Besouros Pernas de Sapo possuem apenas meio centímetro. Eles são umas tampinhas!

O que me deixou mais impressionado a respeito desta espécie é a sua coloração: estes besouros possuem tons meio metálicos e bastante chamativos. Parece que eles se pintaram para alguma festa!

O Famoso Escaravelho

Ele está no ranking dos maiores besouros do mundo podendo alcançar até 10cm e como se não bastasse toda esta estranheza, ainda conta com mandíbulas que mais parecem chifres.

Escaravelho

A Simpática Joaninha

Você deve estar pensando: o que ela está fazendo aqui? Pois bem, saiba que este pequenino inseto também pertence à família dos besouros!

Quem é que não se lembra do formato circular deste bichinho e seu corpo vermelho com bolinhas brancas?!

Joaninha

Já reparou o quanto é difícil ver este inseto? Eu, por exemplo, nem me lembro quando foi a última vez que vi um desses!

Besouro-Golias

Ao ver este nome você pode imaginar que se trata de um inseto bem grande, mas não é nada disso, ele apenas possui um volume um pouco estrondoso em seu corpo parecendo estar inchado.

Seu tamanho é de 10cm sendo que seu peso é de 100g!

Besouro-Tartaruga-Dourada

Nem vou falar sobre a cor dele, pois só pelo nome você já sabe, porém, quanto ao seu corpo, este inseto é completamente estranho com seu tom dourado, amarelo e também transparente.

Sabe nos desenhos animados quando o personagem fica vermelho de raiva? Isso acontece também com o Besouro Dourado, mas a cor que expressa tal mal humor é normalmente o marrom!

Besouro Tartaruga Dourada

Brigadão por estar aqui, espero que tenha gostado da matéria que eu lhe trouxe, fique à vontade para comentar e dar as suas sugestões!

Em breve estarei postando mais conteúdos bem bacanas que eu tenho a certeza que você vai gostar, até a próxima!