Home / Natureza / Babuíno-Amarelo: Características, Nome Cientifico e Fotos

Babuíno-Amarelo: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco a respeito do babuíno amarelo. Ele possui esse nome não é à toa, mas sim graças a sua cor meio marrom puxado para o amarelado com algumas partes brancas. Ele é reconhecido com muita facilidade, pois tem algumas características bem peculiares como uma crista em sua testa, pêlos finos de coloração amarelada e um rosto mais escuro.

Nome Científico do Babuíno Amarelo

O nome científico pelo qual ele foi batizado quando descoberto foi cyanocephalus, uma junção de palavras originárias do grego que juntas foram “ cabeça de cachorro”. Esse nome foi escolhido por conta das características do seu focinho alongado que lembraria um cão.

Babuíno Amarelo Andando em 4 Apoios na Terra

Onde os Babuínos Amarelos São Encontrados?

Esses animais são nativos de regiões da África, lá existem diversos variedades desse animal. Pode ser encontrado no Quênia,na Tanzânia, no Zimbabwe e em Botsuana. Também são encontrados na Somália, em Moçambique, no Malawi e na Etiópia. Lá eles costumam habitar florestas, bosques, savanas, locais com muitos arbustos entre outros.

Características dos Babuínos Amarelos

Esses primatas gostam de estar em terra firme, são comuns vê-los andando pelo chão em quatro apoios. Gostam de estar em grupos onde estão presentes tanto machos quanto fêmeas. Nesses grupos as tarefas costumam ser muito bem definidas, eles sabem a hora certa de dormir, a hora certa de ir em busca de alimentos e quando partir juntos. Todos os babuínos amarelos, sendo macho ou fêmea precisam respeitar a hierarquia do grupo. Quanto mais alto o nível hierárquico, maior os benefícios o animal vai ter ali dentro, principalmente quando falamos das fêmeas. Esses animais terão prioridade para se acasalarem e também para se alimentarem.

Hábitos

Essa espécie gosta de realizar suas tarefas durante o dia e descansar durante a noite. A maior parte do seu dia é gasto procurando alimentos, nos intervalos eles podem se socializar entre eles.
No período noturno quando desejam dormir eles sobem em árvores, elas geralmente ficam no meio do território do grupo, o local é conhecido como sulco adormecido.
Seus grupos também conhecidos como tropas costumam ser grandes, a forma que eles usam para se comunicar é através de alguns sinais criados por eles.

Impondo Respeito

Essa espécie de primata diferente dos outros não tem o costume de brigar, eles costumam demonstrar sua insatisfação de outras maneiras. Portanto se perceber alguns desse sinais é melhor pular fora. Fixam um forte olhar sobre a vítima, conferem murros no chão, chacoalham galhos de árvores, bocejam e outros. Ao mesmo tempo o babuíno amarelo macho mostra seus caninos.

Alimentação dos Babuínos Amarelos

Com uma dieta baseada em frutos, os babuínos amarelos podem ser considerados frugívoros. Mas é importante saber que eles costumam variar bastante na alimentação, eles podem consumir algumas outras coisas como:

Babuínos Amarelos Fêmeas Com Seus Filhotes no Colo
  • Carne,
  • Insetos,
  • Flores,
  • Brotos,
  • Cascas,
  • Raízes,
  • Folhas,
  • Sementes,
  • Frutas,
  • Vagens,
  • Gramas,
  • Juncos.

Eles também são capazes de caçar e comer outros animais como alguns tipos de coelhos e inclusive uma espécie de macaco conhecida como Vervet.

Reprodução do Babuíno Amarelo

É um animal poligâmico que se reproduz o ano inteiro. A gestação desse animal pode durar de 175 a 181 dias. Quando o filhote nasce a mãe transporta seu único filhote nascido. Os filhotes ganham independência a partir de 1 ano de vida.
Como dissemos nascerá apenas um filhote por gestação, e o intervalo entre uma e outra será de aproximadamente 21 a 27 meses. Assim que o filhote nasce ele é completamente dependente de sua mãe, assim que ele começa a comer já se torna independente. Logo o filhote já está andando sozinho sem precisar de sua mãe. O desmame vai acontecer naturalmente quando ele completar um ano de vida.

É comum que os babuínos já desenvolvidos se desprendam de seu grupo para serem independentes, alguns inclusives bem antes de estar apto a se reproduzir. Isso acontece com quase 97% desses animais.
Com as fêmeas as coisas são diferentes, elas têm o costume de se manterem no mesmo grupo em que nasceram a vida inteira, algumas podem ir para outros mas é raro. Elas vão chegar a maturidade quando completarem de 5 a 6 anos de vida.

Ameaça aos Babuínos

O que mais ameaça esse animais é a invasão dos homens em seu ambiente atrás também de alimentos. O número de pessoas que estão migrando para dentro das regiões onde esses babuínos moram estão aumentando muito.
A destruição do homem ao meio ambiente ainda tem sido a pior ameaça a todas as espécies e não é diferente com os babuínos amarelos.

Com o crescimento da agricultura nesses ambientes tem dificuldade e busca por comida e esconderijo por eles. Além disso tudo agricultores têm matado babuínos amarelos que invadem as plantações atrás de comida. Outros problemas são animais atropelados nas estradas e também animais capturados e enviados para África para estudos em laboratório.

Importância dos Babuínos Amarelos Para Natureza

Saiba que esses animais têm papel fundamental na natureza, principalmente quando falamos da cadeia alimentar. Os animais que eles comem servem como controle. Por outro lado funcionam com presa para os predadores da região em que vivem. Quando eles consomem alguns frutos com sementes, elas não são digeridas por seu organismo, por isso eles são responsáveis por espalhar sementes pela região gerando mais árvores e frutos. Eles têm o hábito comum de cavar para encontrar alimento embaixo da terra, dessa forma eles acabam aerando o solo.

Curiosidades Sobre os Babuínos Amarelos

  • Eles conseguem demonstrar alguns sentimentos através de expressões como sorrindo, estalando seus lábios.
  • Eles possuem cerca de dez tipos de vocalização para se comunicar, comunicação é o ponto forte deles.
  • Os babuínos amarelos machos costumam liderar os grupos durante as viagens. Eles têm a responsabilidade de manter a segurança das fêmeas e dos filhotes. Os que não possuem características dominantes vão atrás.

  • São animais extremamente inteligentes, e com a intenção de fugir de conflitos e brigas desnecessárias esses animais quando percebem uma mal estar pegam um filhote e seguram no colo enquanto se aproximam do oponentes, acreditam que isso gere empatia e impeça uma briga. Costuma funcionar.
  • Eles conseguem passar muito tempo sem tomar água, apenas lambendo sua pelagem molhada pelo orvalho.
    Os babuínos amarelos e os seres humanos tem 91% de DNA iguais.

Veja também

Alternância de Gerações

O que é Ciclo de Vida com Alternância de Gerações?

Genética e reprodução são dois dos temas mais conhecidos pelos brasileiros quando se fala em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *