Home / Animais / Tudo Sobre o Vira Lata: Características e Fotos

Tudo Sobre o Vira Lata: Características e Fotos

Hoje vamos falar um pouco mais sobre os cães, sempre estamos aqui trazendo raças diferentes para vocês conhecerem mais sobre elas, uma série de curiosidades e muita coisa legal. Mas hoje nossa estrela do dia é o famoso vira-lata, conhecido pelos profissionais como Sem Raça Definida, muitas pessoas tem um desses em casa ou tem a intenção de adotar como pet, por isso também é muito importante saber sobre eles também. Então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação, tá bom? Então vamos lá.

Tudo Sobre o Vira Lata

Nome Científico: Canis lupus familiaris.

Popularmente conhecido como vira lata, também conhecido como Sem Raça Definida ou ainda Cão de Raça Não Definida.

Esse cão apesar de não ter um glamour de cães de raça tem muito amor para dar, por isso faz muito sucesso no Brasil, hoje a maior parte de pets é de cães sem raça definida. Esse cão provavelmente foi resultado de uma grande mistura de raças e foi perdendo os padrões ao longo do tempo, onde já não se sabe mais a origem e ancestralidade, portanto não possui pedigree. Mas isso não afeta em nada o fato de ser um excelente animal de estimação, ele é muito amor e gratidão aos seus donos. Por isso não pense duas vezes antes de adotar um cãozinho tão especial, eles muitas vezes são rejeitados por não terem raça e isso faz com que os cães abandonados nas ruas aumentem absurdamente.

Características do Vira Lata

Vira Lata no Quadriculo
Vira Lata no Quadriculo

As características físicas desse animal podem ser muito variadas, por não terem nenhum padrão podem ser vistos em diversas cores, tamanhos e aparência. Cada um deles tem uma característica única, já a respeito da coloração essa pode ser ainda mais vasta, embora o mais famoso seja o caramelo, eles podem ser completamente brancos ou pretos, ruivos, cinzas e diversas outras.

Vamos falar um pouco de suas características comportamentais, uma coisa que não podemos esquecer é quando esse animal é adotado direto da rua por exemplo pode vir um pouco mais ressabiado, pois infelizmente já deve ter sido muito judiado na rua. Para isso o ideal é ter muita paciência e respeitar o tempo do animal o tratando com carinho. Geralmente esse é o comportamento de animais adultos que acabaram sofrendo demais ao longo da vida, isso não deve acontecer com filhotes, então nesses casos é mais tranquilo. Mas em ambos os casos você não vai se arrepender.

A real é que não dá para prever a personalidade deste animal, visto que não tem um padrão descrito. O ideal é mais fácil adotar cães filhotes ou mais novos, que serão treinados com mais facilidade e apresentando um melhor resultado. Além disso é bem tranquilo também fazer a socialização seja com pessoas estranhas, crianças ou outros pets.

Agora a respeito do comportamento de estragar objetos em casa, isso é mais comum em filhotes, mas isso acontece com todo e qualquer cão. Portanto cuidado com objetos, móveis e calçados que você gosta muito, pois será alvo fácil para um filhote feroz. isso acontece especialmente pois é quando os dentes estão nascendo, gerando um incômodo que se aliviar ao morder algo. E tem ainda a questão de tentar conquistar o território, é aí que você precisa mostrar para ele quem é que manda, outro comportamento comum de qualquer cachorro.

Por isso indicamos sempre treinamento e adestramento para o filhote, os vira latas costumam aprender com facilidade, por isso reforce os bons comportamentos com carinho e petiscos.

Como Cuidar de um Vira Lata?

Vira Lata na Grama
Vira Lata na Grama

Saiba que esse cachorro tem cuidados muito simples, geralmente as mesmas mais básicas de qualquer outra raça. Assim que trouxer o novo amigo para casa,  leve para uma consulta veterinária onde ele possa receber as vacinas, ser vermifugado e ter uma atenção especial, Depois disso em casa banhos são importantes, a variedade é de acordo com a necessidade, escovar sempre o pelo para tirar os pelos mortos, escovar os dentes para evitar problemas bucais. Além disso, ele também vai precisar de tosas dependendo da pelagem, cortar as unhas, para o bem estar passear diariamente e se exercitar brincando com frequência. Muito importante conversar com o médico veterinário sobre a castração desse animal assim que for possível.

As fêmeas se reproduzem com muita facilidade e cio constante, por isso é muito importante realizar o procedimento. A cada gravidez ela pode gerar cerca de 8 filhotes e isso acaba se tornando um grande problema, questões de doença também podem ser prevenidas com este procedimento.

Sobre a Saúde do Vira Lata

Vira Lata na Praia
Vira Lata na Praia

Esses cães raramente apresentam problemas de saúde, pois se criaram naturalmente sem a mão do homem. O que mais acontece é alguns problemas mais gerais em outras raças, cachorros maiores geralmente apresentam problemas na coluna, no quadril e nos membros, raças pequenas costumam ter mais problema com excesso de peso.

Infelizmente algumas pessoas pecam na prevenção de problemas de saúde, eles acreditam que esse animal seja imune a problemas de saúde, e embora tenham boa saúde precisam também visitar o veterinário com frequência para prevenir problemas mais sérios. Eles podem desenvolver diversas doenças assim como outro cão qualquer, por isso não deixe a vacina e nem as consultas para depois.

Como Comprar ou Adotar um Vita Lata?

Saiba que atualmente é muito fácil adotar um cão desse de uma instituição séria, existem muitas ongs que acolhem os animais abandonados. O ato de ator um cão de rua é um ato de amor, você pode dar um destino feliz para uma criatura inocente como ele. Caso você não tenha condições de adotar um animal, colabore com as instituição seja com dinheiro, ração ou material de higiene para que essas pessoas continuem esse trabalho tão importante.

Não somos contra a comprar cachorros de raça, realize suas vontades. Mas também de uma chance para um animal resgatado em busca de amor.

Veja também

Leonberger

História do Leonberger, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a raça Leonberger, saber de onde ele veio, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.