Home / Animais / Tudo Sobre o Mainá: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Mainá: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje vamos falar sobre um pássaro chamado Mainá, vamos aprender um pouco mais sobre as suas características, sua origem, alimentação e muito mais. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre o Mainá

Nome científico –  Gracula religiosa.

Também conhecida como mainá-da-montanha , este pássaro faz parte de uma ordem de aves que compreende mais de seis mil espécies. Eles são originários de Bangladesh, do Paquistão e da Índia. Diversas espécies desse animal foram enviadas para a América do Norte e outros países, uma das espécies introduzidas foi o Mainá-comum, que inclusive já foram consideradas como uma espécie invasora.

O mainá não é grupo específico, na verdade esse nome é utilizado para qualquer ave da família Sturnidae nos países da Índia, no Paquistão, em Bangladesh, no Nepal e em Butão.

Essas regiões foram tomadas mais de uma vez por essas aves, na primeira vez foram pelos Sarcops calvus e Aplonis. Já na segunda vez foram os antepassados do estorninho comum e o estorninho-carunculado. Esses dois são bem diferentes, o último por exemplo apresenta uma coloração de plumagem não tão brilhante, com exceção em sua cabeça e ainda possui a cauda mais comprida.

Tem também o estorninho-de-bali, essa espécie é bem diferente, mas infelizmente está quase desaparecendo na natureza.

Alguns desses pássaros são conhecidos por falarem, e não só por isso, mas também por conseguirem reproduzir palavras humanas além do som de outros animais.

Característica do Mainá

Mainá
Mainá

Esses são pássaros de médio porte, eles possuem os pés bem fortes. Eles são animais que vivem em rebanhos, ele tem um voo direto e forte. Eles gostam de viver em campos abertos, a sua alimentação se baseia em frutas e também insetos.

Essas aves possuem uma coloração escura na plumagem, na maior parte das vezes são de cor marrom, alguns deles apresentam um enfeite amarelo na parte de sua cabeça. A maior parte desses pássaros coloca seus ovos em buracos.

Algumas espécies desses animais ficaram bem famosas pela habilidade incrível de imitar sons, o mainá-indiano por exemplo.

Personalidade do Mainá

Essas são aves muito sociáveis e ativas, elas são muito extrovertidas e animadas. São pássaros muito dóceis, inteligentes e espertos, além disso tem boa adaptabilidade para viver em gaiolas e por isso para quem gosta deste tipo de pet vai gostar bastante. Eles se reproduzem bem mesmo fora da natureza, os filhotes quando acostumados desde pequenos se relacionam muito bem com humanos. Além disso, estes animais ainda são muito mais simples de treinar e aprender a falar, por exemplo. O mainá não gosta de muito grude, mas adora interagir com as pessoas.

Os filhotes são muito mais adaptáveis, é muito mais fácil de se acostumar com o local e com a rotina da família. É importante que desde novinho você já apresente novas pessoas para que ele se acostume, pessoas de idades diferentes, ambos os sexos e tudo mais. Também é importante que ele se acostume com situações comuns como conhecer toda a sua casa, passar pelo médico veterinário, viajar de carro entre outros.

Quem tiver mais contato diretamente com ele, como por exemplo lhe levar comida, treiná-lo, colocar água e etc, terá maior atenção dele.

Caso você tenha outras aves em casa, é melhor manter as aves separadas. Infelizmente é instinto do mainá atacar espécies menores do que ele.

Reprodução de Sons

Caso você opte por ter uma ave dessa como pet, saiba que ele pode te surpreender e isso vai além de repetir palavras ensinadas a ele. Pois ele possui uma grande variação de vocalizações, além de assobiar de formas diferentes também. Mas não para por aí, aliás sons diferentes são especialidade dessa espécie.

Esses animais são famosos exatamente por tentar imitar a nossa voz, além disso ele é capaz de aprender cerca de 100 palavras, não é incrível? Se você quer que seu amigo aprenda algumas palavras vai ter que repeti-la diversas vezes, portanto é necessário ser paciente. Escolha palavras curtas para começar, fale de maneira bem clara perto dele e repita muitas vezes com calma, logo poderá tentar frases.

Coloração das Aves Mainá

O Morro Mainá comum tem a extensão do corpo na cor preta, nas pernas e nos pés tem coloração amarela, já o seu bico é de um laranja puxado para o vermelho, uma cor bem viva. Aliás, esse é considerado o melhor imitador do planeta.

Já o Mainá comum tem a extensão do corpo na cor castanha escura, tem o bico na cor amarela e os pés também, já a garganta e a cabeça tem cor preta.

O Estorninho-de-bali é uma espécie rara, a extensão do corpo é na cor branca. Já a cauda e as asas possuem as pontas pretas. O bico tem a cor amarela, em volta dos olhos tem a coloração azul. Todos os membros dessa espécie são idênticos, inclusive não há diferença entre machos e fêmeas. Não existe outra maneira de diferenciar um dos outros a não ser realizando testes de DNA.

Cuidados com o Mainá

Mainá
Mainá

Eles adoram estar em movimento, por isso é comum ver eles pulando de um lado para o outros. Por isso precisam de uma gaiola bem espaçosa, por isso quando for comprar se atente, ela precisa ter no mínimo 1,50 m de largura, aproximadamente 60 cm de altura e cerca de 60 cm de profundidade. Enriqueça o ambiente com diversos poleiros, eles devem ser diferentes uns dos outros em altura, tamanho e etc. Dessa forma eles podem se exercitar livremente, escola poleiros naturais.

Vai precisar também preparar um ninho para que ele durma confortavelmente. Nunca deixe a gaiola em local que ele possa tomar vento, no período noturno cubra ela. Também mantenha distante  da sua cozinha, pois ele não tolera fumaça e cheiros intensos.

Deixe disponível um recipiente com água morna para que eles possam se banhar. Dessa forma eles ficaram limpos e livre de ácaros, por exemplo, além de manter uma umidade natural. A pele dele pode ficar ressecada por agentes externos, por isso é interessante até mesmo usar um borrifador com água morna para ajudar.

Veja também

Cachorro Comendo seu Bolo de Aniversário

Quantos Anos é a Idade do Cachorro?

Com certeza você já deve ter se feito essa pergunta, é comum que tenhamos essa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.