Home / Animais / Tudo Sobre o Husky Siberiano: Características e Fotos

Tudo Sobre o Husky Siberiano: Características e Fotos

Vamos conhecer um pouco mais sobre o famoso Husky Siberiano, uma raça de cachorro que já foi utilizada em alguns tipos de trabalhos. Esses animais possuem pelagem mais grossa, suas orelhas tem um formato mais triangular e sempre atentas.

Os trabalhos que esses cães eram destinados era o de puxar trenós especialmente na Ásia, além de proteger e servir de companhia.

Tudo Sobre o Husky Siberiano

São animais muito ativos, com bastante energia e que se adaptam bem a diversos ambientes. Um exemplo disso é que esses animais são provenientes de lugares extremamente gelados como é o caso da Sibéria.

A Origem do Husky Siberiano

Husky Siberiano na Neve
Husky Siberiano na Neve

Essa raça veio do leste da Sibéria, cuidados pelos indígenas chukchee que é um povo que vive na Península de Chukchi. No entanto, no ano de 1908 foram levados até o Alaska para participar de corridas de trenós. No ano de 2015 alguns estudiosos encontraram relação genéticas entre algumas raças como o Malamute do Alaska e Husky do Alaska.

Com o tempo a raça foi se misturando, esses animais foram cruzados também com outros cães europeus, por esse motivo são cães muito parecidos entre si, com a forte características de lobos.

São animais de altas latitudes, ligados a lugares frios. Com o tempo as raças foram se misturando, o que facilitou também que se adaptassem com facilidade a diversos ambientes.

Características do Husky Siberiano

Vamos conhecer agora algumas das principais características dessa raça tão apaixonante.

Pelagem do Husky Siberiano

Esse cão que mais parece de pelúcia possui uma pelagem densa, conhecida também como pelagem dupla característicos de raças de lugares bem frios. A sua pelagem é uma mescla de pelos bem densos, misturados com mais curtos e mais compridos. Essa característica ajuda bastante a proteger o cão do calor. Além de obviamente proteger contra invernos mais rigorosos, como em temperaturas de – 60 graus ou – 50 graus. Não se esqueça que toda essa linda pelagem requer cuidados toda semana para que fique saudável.

Cores do Husky Siberiano

Com o tempo a raça foi se misturando e adquirindo diversas outras características marcantes, trazendo uma riqueza de cores e também de padrões.

As patas dos Huskys Siberianos costumam ser brancas assim como as suas pernas. Manchas brancas no rosto e também na ponta de suas caudas.

As cores de pelagem mais comumente encontradas são uma mistura de preto com branco, acobreado com branco, também o cinza e branco que é muito famoso, também existem Huskys completamente brancos. No rosto geralmente uma máscara ou óculos são bem característicos.

Olhos do Husky Siberiano

Olhar do Husky Siberiano
Olhar do Husky Siberiano

Outra Característica muito marcante dos Huskys Siberianos com toda certeza são seus olhos. Eles possuem um lindo formato amendoado, com um leve espaçamento entre eles, um olhar firme e penetrante.

O American Kennel Club onde trabalham com o registro de raças puras no EUA diz que a cor dos olhos do Husky podem ser da cor preta, também castanhos e azuis. Também podem ocorrer situações em que o cão possui um olho de cada cor, conhecido também como heterocromia. Lembrando que independente da cor, ou da heterocromia isso não afetará a visão do animal.

Nariz do Husky Siberiano

Nas raças mais puras e procuradas podemos perceber que o nariz não é pontudo, mas também não é quadrado. A cor do nariz desse animal pode variar de acordo com a cor de sua pelagem, dos cães mais cinzas por exemplo o nariz tende a ser preto, já nos cães de cor preta o nariz tende a ser mais bronzeado. Já nos brancos o nariz tende a ser um marrom mais claro.

Uma curiosidade interessante é que alguns Huskies Siberianos podem apresentar um nariz mais rosado, também conhecido com nariz de neve ou de inverno, nesse caso eles acabam trocando também a cor do nariz de acordo com a estação do ano, conhecido por hipopigmentação. Essa variação é totalmente aceita pela American Kennel Club.

Cauda do Husky Siberiano

A cauda dessa raça é bem fofa, por ser bem coberta por sua pelagem. Por conta disso podem ser perfeitamente utilizadas por eles para proteger do frio, não é incomum que eles ao deitar protejam o focinho e todo seu rosto para aquecer e proteger do frio.  Na hora de deitar eles se enrolam e usam a cauda como uma proteção adicional, por isso carinhosamente chamamos de Redemoinhos da Sibéria. 

A cauda do Husky funciona também para indicar as expressões do animal, fique atento para perceber o sentimento do seu cão. Quando ele está bem calma sua cauda ficará caída e tranquila, quando ele está mais atento e excitado com algum barulho por exemplo levantará a cauda em formato de foice. São uns amores não é verdade.

Tamanho dos Huskys Siberianos

O padrão desses animais foi definido e diferenciado entre machos e fêmeas.

O Husky Siberiano Macho tem cerca de 51 a 61 cm de altura dentro do padrão ideal. O peso desse animal tende a variar de 16 Kg a 29Kg.

Agora vamos falar sobre o tamanho das fêmeas, elas tendem a ser menores que os machos da mesma raça. Por isso possuem cerca de 48 a 58 cm de altura, e seu peso pode variar entre 14 Kg e 27Kg.

Antigamente o povo que criavam os Huskys os chamavam de ratos siberianos, pois o acham pequeno já que eles quase nunca passavam de 30Kg. Estavam acostumados com os Malamutes que pesavam cerca de 34 a 39Kg.

Fotos dos Huskys Siberianos

Não poderíamos finalizar esse post sem algumas fotos dessa raça linda e apaixonante, não é mesmo? Então se preparem para babar.

Veja também

Mastim Tibetano

Qual a Raça de Cachorro que Parece um Leão?

Hoje vamos falar sobre uma raça de cachorro bem curiosa e muito incrível também Então …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.