Home / Animais / Tudo Sobre o Cachorro Pitbull: Características e Imagens

Tudo Sobre o Cachorro Pitbull: Características e Imagens

Cachorros, como não ama-los! Eles fazem a alegria da casa, mais do que meros animais eles são parte da família. Aproveite que você está aqui e venha conhecer uma raça super famosa aqui no Brasil e em vários outros lugares do mundo.

Características do Pitbull

Considerado um animal de porte atlético, sua musculatura é bastante aparente e ele pode alcançar um tamanho de 13 a 27 cm e um peso de 10 a 35 kg. Seu corpo é comprido e sua cabeça grande, e uma pelugem curta bem diferente de outros cães mais felpudos.

Com uma agilidade incrível e repleto de energia, este cão necessita diariamente de uma rotina cheia de exercícios e brincadeiras pois se permanecer preso pode interagir com mobílias e demais objetos ao seu redor e provavelmente vai destruí-los.

Sua fidelidade é impressionante, ele é bem apegado aos que são do seu convívio e não pode de maneira nenhuma permanecer muito tempo longe deles, sob pena de desenvolver uma personalidade mais agressiva. É importante frisar que por ser muito protetor ele não excitará em atacar qualquer um que tente fazer mal aos seus donos.

Com certeza você já viu aqueles vídeos de Pitbulls adestrados fazendo coisas impressionantes, isso não é atoa, este cão possui uma inteligência incrível e rapidamente aprende o que lhe é ensinado.

Assim como nós, o Pitbull precisa socializar-se com os demais seres, seja eles humanos ou outros animais e é preferível que este processo se inicie desde de filhote, assim ele estará mais propicio a aceitar o convívio com outros cães e demais espécies.

Características do Pitbull

A expectativa de vida de um animal desses é considerada longa, indo dos 12 aos 16 anos.

Sobre as tonalidades deste cão, estas podem ser: branco; marrom; preto; entre outras. Existe até mesmo a possibilidade deles atingirem a coloração tigrada.

História do Pitbull

Os ancestrais deste animal são lá do Reino Unido, no século XIX, com o cruzamento entre o Bulldog e o antigo Terrier Inglês nasceu o Bull and Terrier, por fim, em 1845 aperfeiçoou-se esta raça e originou-se o Pitbull que hoje conhecemos.

Uma Raça Injustiçada

Todas as bobagens que você já ouviu sobre os Pitbulls de que são animais selvagens e violentos são baseadas nos acontecimentos do século XIX, em que eles eram usados como armas por nós humanos que infelizmente fizemos a má fama deste inocente animal.

Já ouviu a frase: os filhos são o retrato dos pais? Pois bem, nossos cães se encaixam nesta mesma lógica, se o tratarmos com amor eles retribuirão!

Cães Babás

Este foi o título recebido pelo Pitbull na década de 50 quando ainda eram amados por todos e a sua má reputação criada através da nossa irresponsabilidade não infectava a mente das pessoas. Eles ocupavam o primeiro lugar da lista de cães ótimos para o convívio com crianças.

Pegue a Bolinha!

Como eu te disse a alguns capítulos atrás o Pitbull é um animal muito ativo, portanto, se não quiser ter o seu lindo sofázinho destruído não o deixe desocupado, brinque com ele, tire um tempinho para interagir com seu bichano que apenas exige de você muito amor e carinho. Desenvolva atividades bem dinâmicas para que ele gaste bastante energia e permaneça estável ao final do dia.

Um Pouco de Disciplina é Sempre Bom!

Como essa raça é bem forte, este cão pode ser meio bruto na hora de brincar e interagir com você e as demais pessoas, sendo assim é necessário um treinamento disciplinar que fará com que o seu Pitbull reconheça a força que tem e, dessa forma, seja cauteloso nas suas ações.

Cuidados Com a Saúde do Pitbull

Igual ao um recém-nascido que por sua fragilidade precisa de cuidados minuciosos, ao adquirir um filhote de Pitbull ou até mesmo se você tiver um já em fase adulta, é necessário apresenta-lo sempre ao veterinário para saber como anda a sua saúde.

Fique atento a Displasia de Quadril, ela é extremamente perigosa para o seu Pitbull, e caso se agrave o animal pode desenvolver dificuldades para andar e até mesmo perder a locomoção permanentemente.

Um Animal Histórico

O seu Pitbull pertence a uma categoria chamada “Cachorro Molossor”, uma raça bem antiga que existia na Grécia. Viu como esses animais são interessantes!

O Mito das Mandíbulas

A rumores de que quando o Pitbull morde, não solta mais! Isso não é verdade, pois assim como as outras raças, a mandíbula dele não tem este potencial.

Um cão para os melhores

Não há obstáculo que o Pitbull não vença, uma das suas inúmeras características é a autoconfiança, intimida-lo é perca de tempo pois ele não se rende ao que vê a sua frente. Talvez você precise de um companheiro para lhe incentivar na sua rotina de exercícios, então posso dizer que esta é a raça ideal para a sua situação.

Comprar ou Adotar?

Eu particularmente prefiro a adoção, mas cada um tem seu modo de pensar, porém, fique ciente que caso prefira comprar um animal destes você desembolsará uma quantia de 1 mil a 5 mil reais levando em conta o estado do cachorro.

Claro que se também optar por adotar, pode ser que o barato lhe saia muito caro caso não observe a situação do animal, pois há alguns canis que não cuidam deles adequadamente e assim acabam contribuindo para o seu adoecimento. Extraia o máximo de informações possíveis, pergunte sobre as vacinações do animal, como anda a sua saúde, enfim, tudo.

Algumas precauções devem ser tomadas: primeiramente observe os olhos do Pitbull, veja se nele não há secreções, estas podem ser um sinal de algum tipo de doença no organismo do cachorro. Mais um cuidado é escutar a respiração do cão, atente-se ao modo como ela acontece, tente perceber se o som parece meio ofegante.

Agora que já sabe tudo sobre este animal acho que já pode adquirir o seu, mas atenção: se você não tem tempo para cuidar dele, por favor não o pegue, pois assim como nós, eles precisam de amor e muita atenção!

Veja também

Macaco Verde: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O macaco verde possui o nome científico Cercopithecus sabaeus é uma espécie que vive nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *