Home / Animais / Tudo Sobre o Bijupirá: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Bijupirá: Características, Nome Científico e Fotos

O Brasil é conhecido por todo o mundo como um país com uma grande fauna e, consequentemente, com uma variedade de espécies invejável, principalmente quando levamos em consideração todas aquelas que existem na região da Amazônia, por exemplo, já que lá é justamente o polo da diversidade no mundo.

Porém, ao mesmo tempo é extremamente comum que a gente não conheça as informações mais relevantes sobre cada espécie, principalmente quando elas não habitam o nosso estado, já que isso pode gerar um afastamento e até mesmo uma falta de interesse.

Assim, o bijupirá é um peixe famoso e conhecido em muitas regiões do Brasil, mas ao mesmo tempo também pode ser considerado desconhecido em muitas regiões, já que ele não está presente em todo o nosso país.

Bijupirá Nadando no Fundo do Mar
Bijupirá Nadando no Fundo do Mar

Fotos do Bijupirá

Apesar de não ser tão conhecido em alguns locais, essa espécie é conhecida popularmente como o salmão brasileiro, e é por isso que ela pode ser considerada muito importante não apenas para a nossa alimentação, mas também para a economia do país.

Portanto, vamos neste artigo falar um pouco mais sobre o bijupirá, um peixe que pode mudar a economia de nosso país. Continue lendo para saber mais sobre as características da espécie, seu nome científico, seu potencial econômico e ainda ver diversas fotos para que você consiga reconhecê-la na natureza.

Características do Bijupirá

Saber mais sobre as características desse peixe pode ser uma excelente maneira de conhecê-lo de maneira mais profunda e de também ser capaz de reconhecer esse animal em meio a natureza, já que temos tantos tipos de peixes diferentes. Por isso, vamos ver mais características dele de maneira geral.

Em primeiro lugar, podemos dizer que ele é frequentemente comparado com um pequeno tubarão, o que não deixa de ser verdade. Isso porque o bijupirá realmente se parece com um tubarão por conta da sua coloração, porte e aparência no geral, mas esses animais são bem diferentes.

Em segundo lugar, podemos dizer que esse animal possui porte de médio, já que pode chegar a pesar até os 60kg e surpreendentemente já foram encontrados exemplares com 64kg no Brasil.

Por também, também podemos dizer que esse animal vive em regiões fundas, mas ao mesmo tempo já chegou a ser encontrado em locais um pouco mais rasos que possuíam um fundo formado por rochas.

Logo, essas são algumas características dessa espécie que você muito provavelmente não sabia. Agora que você se interessou por esse animal, vamos ler mais coisas sobre ele que realmente são importantes!

Nome Científico do Bijupirá

O nome científico é uma excelente maneira de estudar sobre uma espécie de maneira mais aprofundada e ao mesmo tempo de entender qual é a posição que ela acaba por ocupar quando comparada com outros animais, já que o nome científico agrupa os seres que são parecidos uns com os outros e separa os que não se parecem.

Basicamente, podemos dizer que o nome científico sempre será formulado por meio de 2 termos principais: o primeiro é o gênero do animal e o segundo é a espécie do animal, sendo que essa é mais específica. Além disso, é sempre importante lembrar que o gênero deve ser grafado com a primeira letra maiúscula enquanto a espécie deve ser grafada com todas as letras minúsculas.

Bijupira No Fundo do Oceano
Bijupira No Fundo do Oceano

Assim, o nome científico do bijupirá é Rachycentron canadum, e isso de acordo com a formulação do nome científico quer dizer basicamente que o nome do seu gênero é Rachycentron, enquanto o nome da sua espécie é canadum.

Dessa maneira, por meio do nome já podemos perceber com quais animais o bijupirá divide família por exemplo, e é por isso que estudar por meio desse nome é algo tão legal de se fazer!

Potencial Econômico da Espécie

Já falamos anteriormente que o bijupirá também pode ser conhecido como o salmão brasileiro, e a verdade é que isso não se trata de uma lenda urbana, mas sim de algo que vem sendo estudado pelos cientistas econômicos de todo o nosso país.

Basicamente, podemos dizer que o bijupirá é um peixe que possui carne parecida com a do salmão original tanto em sabor quanto em consistência e aparência.

Diversos Bijupiras no Mar
Diversos Bijupiras no Mar

No Brasil, o salmão costuma ser um peixe bem caro justamente por ser exportado de outros locais, já que não temos uma produção muito grande assim.

Dessa forma, além do bijupirá ser parecido com o salmão podemos dizer também que ele possui uma produção muito maior, sendo calculada como 4 vezes mais potente do que a do salmão.

Desenvolvimento

Bijupirá Nadando no Fundo do Mar
Bijupirá Nadando no Fundo do Mar

Isso significa basicamente que em pouco mais de 2 anos o bijupirá pode chegar a 15kg, o que realmente faz com que a espécie se destaque quando comparada com o salmão.

Portanto, agora você já sabe que o bijupirá realmente é um peixe com grande potencial econômico, já que a tendência é que o governo acabe focando mais na (re)produção dessa espécie e não de outras que são mais caras e rendem menos.

Curiosidades Sobre o Bijupirá

Já aprendemos ao longo do artigo diversos temas importantes sobre o bijupirá, e é por isso que agora é o melhor momento para que você aprenda informações mais descontraídas mas igualmente importantes sobre eles.

Por isso, leia um pouco mais a nossa lista de curiosidades sobre esse peixe.

  • Além de ser conhecido como bijupirá, o seu outro nome científico é cobia;
  • Já temos atualmente um órgão chamado de Lanam (Laboratório Nacional de Aqüicultura Marinha) responsável pela futura produção anual desse peixe em nosso território;
  • Essa é uma espécie endêmica de nosso país, o que significa basicamente que ela é nativa do Brasil e por esse motivo não pode ser encontrada em outros locais do mundo, o que pode ser excelente para nós;
  • Por fim, a Lanam pretende contar com um grupo de mais de 20 mil pescadores para que a produção do bijupirá seja realmente cada vez maior e, dessa maneira, mais espécies sejam capturadas para se reproduzir.

Portanto, essas são curiosidades que você muito provavelmente deveria saber sobre esse peixe!

Vários Bijupiras no Fundo do Oceano
Vários Bijupiras no Fundo do Oceano

Gostou do artigo e quer saber mais sobre outros seres vivos? Confira: Comportamento da Jiboia, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *