Home / Animais / Tudo Sobre a Alpaca: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre a Alpaca: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a Alpaca, então se você tem alguma dúvida sobre esse animal fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Nome Científico da Alpaca

Conhecido cientificamente como Vicugna Pacos.

Mas popularmente chamada de Alpaca esse animal é pertencente a América do Sul, possui um certo grau de parentesco com a Vicunha da família Camelidae, e um outro grau de parentesco porém mais distante com o Guanaco outro camelídeo, também podemos citar a lhama.

A Alpaca também é um camelídeo, porém é menor que a lhama por exemplo, além de ter pelos mais alongados e mais macios. Na região dos Andes tem forte influência na indústria de roupas, onde a sua lã é bastante apreciada em países como Bolívia, Chile e Peru. Uma curiosidade é que assim como seus parentes a Alpaca também pode cuspir quando se sente ameaçada, é comum que ela demonstre sua agressividade para se sentir segura.

Características da Alpaca

Alpaca de Olho na Câmera
Alpaca de Olho na Câmera

Como dissemos acima, a Alpaca é diferente da lhama principalmente por seu tamanho que é menor, a pelagem de ambas podem ser de diversas cores , são 22 cores conhecidas. Dependendo de sua espécie pode chegar a medir entre 1,20 a 1,50 sendo as medidas feiras desde seus pés até a sua cabeça, podem pesar entre 45 a 90 Kg.

Gestação da Alpaca

O período de gestação da Alpaca chega a algo em torno de 11 meses ou 335 dias, o filhote quando nasce chega com  7 Kg em média. A fêmea de Alpaca deve parir apenas um filhote por ano, caso de filhotes gêmeos são bem raros essa espécie.

Habitat da Alpaca

Esse animal é uma espécie de mamífero ruminante dentro da família dos camelídeos da mesma forma que seus parentes vicunhas e lhamas, proveniente da Cordilheira dos Andes. Também podem ser encontrados modelos na Austrália, na Nova Zelândia, no Canadá e nos EUA. Mas podemos dizer que a maior parte desses animais hoje estão no Peru, lá são contabilizados cerca de três milhões deles, ultrapassando 87% dos animais no mundo.

Importante esclarecer que as lhamas assim como as alpacas são consideradas animais domésticos, diferente da vinha por exemplo.

Fibra de Alpaca

Podemos dizer que a pelagem da alpaca é similar a pelagem do camelo, a grande diferença é que tem toque mais áspero. A fibra desses animais são considerados superiores às da lhama, por exemplo. A extensão de sua pelagem pode variar entre 8 a 20 cm.

Variedades de Alpaca

Saiba que são conhecidos ao menos duas variedades desses animais, são elas:

Huacaya

Essa é chamada de Alpaca Huacaya, possui uma fibra densa e de aspecto esponjoso que estão em toda extensão do seu corpo, com exceção de sua face, as suas patas são cobertas por um pêlo mais curto. A sua pelagem cresce em um ângulo reto, e com aspecto crespo. Essa variedade é a mais comum no Peru, somente ela representa no país 93% de todas as alpacas criadas ali.

Suri

Essa é a variedade chamada de alpaca Suri, possui uma fibra diferente da citada acima. Sua fibra é lisa, extensa e mais sedosa. Nesse caso as fibras crescem acompanhando seu corpo. É uma espécie considerada muito rara, visto que no mundo são conhecidas apenas 150.000 alpacas suri. Por esse motivo também a sua fibra é muito valorizada na indústria.

Tosquia da Fibra da Alpaca

Alpaca no Pasto
Alpaca no Pasto

Existe uma época própria para aparar a fibra das Alpacas, ela é realizada apenas uma vez por ano, especificamente no mês de novembro, o motivo é que coincide com o início do verão. Esse procedimento não serve apenas para recolher e comercializar a fibra da alpaca, mas também para mais conforto e higiene do animal. Para cada alpaca são retiradas na tosquia cerca de 1,5% de sua fibra.

Saiba que alguns cuidados antes de tosquiar o animal precisam ser tomados, antes de qualquer coisa sua fibra precisa ser limpa, retiram a poeira, alguma sujeitas, e até gravetos que possam estar presos na fibra. Esse processo é importante pois a fibra precisa estar o mais limpa possível, dessa forma se aproveita muito mais da quantidade retirada. Depois da tosquia sua pelagem vai ser classificada, e só depois será comercializada.

Depois que é feito um corte transversal nessa fibra, é possível perceber que ela é oca. Mas existem sim algumas que não são ocas, principalmente as mais novas e mais finas.

Domesticação da Alpaca

Criar alpacas foi com o tempo se tornando fonte de renda para muitas pessoas, inclusive em muitas regiões talvez seja a única opção rentável principalmente para os povos que habitam a Cordilheira dos Andes.

Esses animais possuem uma fibra de muita qualidade, funcionam muito bem para aquecer em dias muito frios e passou a ser peça chave na moça. Dessa fibra foram feitos cachecóis, casacos luxuosos, algumas bolsas e até mesmo sapatos.

As pessoas responsáveis por criar esses animais colhem esse material uma vez no ano a cada tosquia, que tendem a acontecer no calor de novembro. A pelagem é tratada através da limpeza realizada anteriormente a tosa para que a fibra retirada esteja o mais limpa possível para confecção de vestuário.

Outro motivo para essa ser a atividade principal das comunidades que habitam regiões muito altas, é que é inviável realizar outros trabalhos com agricultura, por exemplo. Esses criadores acabam ficando com a menor fatia de lucro de todo esse processo, visto que a indústria pega essa fibra e transforma em artigos de luxos que são vendidos por preços exorbitantes na Europa por exemplo.

Mais uma vez não podemos deixar de citar a confusão que algumas pessoas ainda fazem confundido a Alpaca com a Lhama, entenda que eles são donos de características bem diferentes. A diferença mais visível de cara com certeza é o tamanho, visto que a lhama é um animal alto, além de orelhas alongadas. Outro fator de desempate é sobre a qualidade da pelagem, enquanto a alpaca gera bastante lã de qualidade, a lhama possui uma fibra sem valor de mercado. Aliás a lhama ainda é muito usada como animal de carga.

Veja também

Cachorros Passeando na Praia

O Que Acontece se Não Levar o Cachorro para Passear?

Você leva seu pet para passar diariamente? Saiba que isso é super importante para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.