Home / Animais / Qual a Diferença da Lhama, Alpaca e Vicunha?

Qual a Diferença da Lhama, Alpaca e Vicunha?

Ambos são animais que vivem na Cordilheira dos Andes, possuem um importante papel nos países dessa região. Depois do cruzamento das espécies e do quase aniquilamento dos animais da família dos camelídeos da América do Sul no período da conquista espanhola, por muito tempo não era conhecida a verdadeira origem da lhama, das alpacas e animais do mesmo grupo. Mesmo que nos dias de hoje já se tenha mais conhecimento sobre o assunto, ainda é normal que muitas pessoas confundam esses animais pois à primeira vista são realmente muito parecidos.

Qual a Diferença da Lhama, Alpaca e Vicunha?

Confira abaixo a diferença entre Lhama, Alpaca e Vicunha.

Lhama e Alpaca

São animais muito semelhantes à primeira vista, e é muito fácil de entender essa confusão pois ambos fazem parte da mesma família chamada de Camelidae, outros da mesma família são os camelôs, a vicunha, o guanaco e os dromedários. Em comum todos eles são mamíferos ruminantes e ungulados, como forte característica todos tem um número par de dedos em cada pata.

Similaridades Entre Alpacas e Lhamas

Alpaca
Alpaca

Vamos descrever abaixo algumas características comuns entre esses animais:

  • Mesmo Habitat;
  • Dieta Vegetariana;
  • Andam em rebanhos;
  • Temperamento Submisso;
  • Hábito de Cuspir;
  • Similaridade Física;
  • Pelagem fofa;
  • São camelídeos da América do Sul.

São conhecidas quatro espécies de camelídeos na América do Sul, apenas duas são domesticadas e outras duas selvagens.

  • Alpaca (Nome Científico: Vicuna Pacos);
  • Vicunha ( Nome Científico: Vicugna Vicugna) ;
  • Lhama ( Nome Científico: Lama Glama);
  • Guanaco (Nome Científico: Lama Guanicoe).

Na realidade como podemos ver no restante do post mesmo com a similaridade nos  aspectos físicos é possível perceber que a lhama por exemplo é bem mais parecida com o guanaco, da mesma forma a alpaca se parece muito mais com a vicunha, portanto mais semelhanças do que se comparamos a alpaca e a lhama.

Lhama X Alpaca

Para começar podemos citar como a maior diferença entre a alpaca e a lhama é que são de espécies diferentes. Agora em relação a origem de ambas, isso ainda é um assunto que não foi esclarecido. Um dos motivos é o fato de ao longo do tempo muitas espécies diferentes foram cruzadas, dessa forma dificulta ainda mais os estudos referente a essas espécies. Mesmo com tantas similaridades, estudiosos do assunto afirmam que se baseando na genética as lhamas estão mais perto dos guanacos, assim como as alpacas são mais próximas das vicunhas.

Alpaca X Lhama

Alpaca X Lhamas
Alpaca X Lhamas

Mesmo com tantas confusões nem é preciso analisar a fundo o DNA desses animais, já que as diferenças entre ambos podem ser facilmente notadas.

A prima característica que podem diferenciá-los é o tamanho, a alpaca tem um porte menor que a lhama. Outro aspecto é o peso, as alpacas são mais leves do que as lhamas.

Outra característica é o pescoço desses animais, as lhamas possuem pescoços maiores, inclusive muito maiores que a de um homem adulto.

As orelhas também são diferentes, enquanto as alpacas possuem orelhas arredondadas, as lhamas têm orelhas em formato mais pontudo.

As lhamas não possuem o focinho tão alongado como as alpacas.

As alpacas possuem lã mais lisa e macia.

Com relação ao comportamento de ambas podemos notar que as lhamas são mais entrosadas do que as alpacas que são mais reservadas na interação com o homem.

Acredita-se que a alpaca foi domesticada há muito tempo atrás pelos Andes Peruanos, cerca de 6.000 ou 7.000 anos atrás.

São comuns em alguns países como no Peru na Bolívia Andina e no Chile, mas é no Peru onde se localiza o maior número de animais.

Além da Alpaca ser um animal menor que vai medir de 1,20 a 1,50 m e vai pesar até 90 Kg.

Também possui 22 tons em suas cores que começam do branco ao preto, chegando a marrom e cinza. Além disso sua pelagem é longa e macia.

A alpaca diferente da lhama não é usada como animal de carga. Mesmo assim, a lã da alpaca também é utilizada na indústria de vestuário, possui uma pelagem mais cara que a da lhama.

Tanto as alpacas como as lhamas são famosas por cuspir em humanos, uma forma de se defender.

Características das Vicunhas

Vicunhas
Vicunhas

Agora com relação às Vicunhas, mesmo sem ter nenhuma relação de parentesco, muitas pessoas podem confundi-las também com a Antilocapra americana que são uma espécie de antílopes nativos da América do Norte, isso acontece por aparência semelhante, maneira de andar e até o seu tamanho.

Esses animais são vistos normalmente em grupos de famílias ou apenas em grupo de machos, é muito difícil ver uma vicunha andando sozinha por aí, quando acontece podemos afirmar que são animais machos e solteiros.

A vicunha é considerada o menor animal de sua família, a sua altura não supera 1,30 e pode pesar até 40 Kg.

A coloração desses animais pode variar de um castanho escuro para um avermelhado, o rosto é mais claro, o branco aparece nas coxas e nas barrigas.

A dentição das vicunhas é bem parecida com a de roedores, o que o torna mais diferente ainda dos outros, com esses dentes conseguem se alimentar de arbustos e também gramíneas baixas no solo.

Seus cascos são bem partidos ao meio, o que ajuda que ele seja mais ágil e mais rápido principalmente caminhando em encostas onde podem encontrar pedras soltas comuns em seu habitat.

São animais que habitam países andinos como o noroeste da Argentina, ao norte do Chile, no centro do Peru e ao oeste da Bolívia, são lugares altos que estão há 4600 m acima do nível do mar.

Os pelos da vicunha são finos, são famosos por oferecerem uma lã de muita qualidade e tem capacidade de aquecer bastante, mas é uma fibra muito cara na indústria.

Como já dissemos esse é um animal, que inclusive já esteve com alto risco de ser extinto devido a caça realizada de forma ilegal.

Além da caça realizada pelos humanos, eles contam com predadores naturais como as raposas andinas, cães domesticados e pumas.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *