Home / Animais / Tritão: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Tritão: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

O tritão é um anfíbio pequeno com um tamanho médio de cerca de 15 cm. de comprimento, alguns tritões, porém, são maiores ou menores, dependendo das espécies de tritão. O tritão é encontrado naturalmente na América do Norte, Europa e Ásia e acredita-se que ele seja uma subespécie da salamandra. O tritão é um animal chordata da família Salamandridae; da ordem dos Caudatas, da classe dos Anfíbios.

Ciclo de Vida do Tritão

Um tritão tende a botar seus ovos individualmente, encontrando lagoas ou córregos lentos para fazer isso. Os ovos de tritão individuais se ligam a plantas aquáticas e eclodem em cerca de 3 semanas. A principal diferença entre os ovos de tritão e os ovos de sapo é que os ovos do tritão são depositados individualmente e anexados às plantas. Ovos de sapo flutuam perto da superfície da água e são normalmente encontrados em grandes aglomerações, onde há muitas vezes centenas de ovos juntos.

As fêmeas geralmente depositam os ovos individualmente em caules e folhas de plantas submersas, geralmente a alguns centímetros da superfície da água. Os ovos parecem marrom claro na parte superior e creme na parte inferior e têm três envelopes, além do envelope vitelino. A oviposição é cíclica, ocorrendo por alguns dias, seguida de um período de não postura.

Os girinos de tritão têm uma ligeira semelhança com os peixes- bebê , além do fato de terem brânquias externas emplumadas . O girino de tritão crescerá pernas durante os primeiros meses, momento em que poderá explorar a água e a terra.

Comportamento do Tritão

O tritão é geralmente um animal solitário, mas algumas espécies de tritão são conhecidas por hibernar em grupos . Tritões geralmente se reúnem durante a estação de acasalamento, que tende a ocorrer no início da primavera.

O acasalamento ocorre em habitats de água silenciosa, incluindo lagoas, lagos, reservatórios, valas de drenagem e seções de córregos que fluem lentamente. O momento da criação varia substancialmente ao longo da variedade de tritões de pele áspera.

As pessoas costumam manter tritões com barriga de fogo, tritões de cauda de remo e tritões de crocodilo como animais de estimação. O tritão é visto como um bom animal de estimação para se manter, pois é pequeno e silencioso e algumas espécies de tritão, como o grande tritão nativo da Europa, podem chegar aos 27 anos de idade.

Toxidade do Tritão

A reação de defesa do tritão é uma pose de defesa inclinada com uma cauda enrolada, expondo a superfície ventral brilhante para avisar possíveis predadores. No entanto, seu principal mecanismo de defesa é o veneno. Muitos tritões produzem toxinas para evitar a predação, mas as toxinas do gênero Tarich são particularmente potentes.

O tritão de pele áspera produz tetrodotoxina na pele e um trigésimo da toxina presente em um tritão de pele áspera adulto médio é suficiente para matar um ser humano adulto saudável. A toxina geralmente é apenas tóxica se o tritão é ingerido, embora haja relatos de que alguns indivíduos experimentam irritação na pele após o contato.

Acredita-se que existam cerca de 15 espécies diferentes de tritão encontradas no Hemisfério Norte, e muitas dessas espécies contêm toxinas na pele, o que ajuda o tritão a se defender de predadores .

Tritão de Ventre Laranja
Tritão de Ventre Laranja

Curiosidades sobre o Tritão

Tritões são conhecidos melhor por seu corpo em forma de lagarto, com quatro pernas e uma cauda longa. Os tritões não apenas têm a incrível capacidade de respirar debaixo d’água e em terra, mas os tritões também são capazes de regenerar membros, caso os membros originais do tritão sejam danificados. Uma teoria de por que isso acontece é que os produtos químicos que permitem que os tritões regeneram os membros são os mesmos que produzem tumores em outros animais . Pensa-se que essas células de crescimento rápido e reprodutivas sejam muito semelhantes nos tritões e tumores de outros animais.

Devido à perda de habitat e poluição, as populações de tritões em todo o mundo têm diminuído severamente. Os efeitos da conservação no Reino Unido e nos EUA levaram as populações nativas de tritão a tentarem aumentar novamente em número.

Tritão Fotografado de Perto
Tritão Fotografado de Perto

Característica do Tritão

Preto, marrom, marrom avermelhado ou marrom claro acima, amarelo ou laranja abaixo. Algumas populações têm manchas escuras nas costas ou no ventre. Os machos reprodutores desenvolvem pele lisa, cauda achatada para ajudar na natação, ventilação inchada e almofadas nupciais ásperas na parte inferior dos pés para ajudar a segurar as fêmeas durante o amplexo.

As pálpebras inferiores estão escuras. As íris são amareladas. As larvas são do tipo lagoa, marrom com uma fileira de pontos de luz nas laterais do corpo. Os machos  podem atingir um tamanho de cerca de 170 mm. de comprimento total, enquanto as fêmeas menores têm em média 140 mm. de comprimento total.

Habitat do Tritão

Na maioria das populações, os adultos migram sazonalmente entre habitats terrestres e aquáticos. Os adultos terrestres são encontrados em uma variedade de habitats, como florestas de coníferas, florestas de sequoias, carvalhos, fazendas e pastagens. A maioria dos adultos pode ser encontrada em retiros subterrâneos nas proximidades de lagoas usadas para reprodução.

Tritões de pele áspera são os mais aquáticos das três espécies de Taricha.Os habitats aquáticos incluem lagos, lagoas, valas à beira da estrada e porções de córregos que se movem lentamente, mas são evitados os corpos de água sem vegetação circundante. A quantidade de tempo gasto em habitats aquáticos versus terrestres varia com a permanência do habitat aquático, altitude, localidade e sexo. O tempo gasto em habitats aquáticos geralmente difere entre os sexos, com os machos passando mais tempo na água do que as fêmeas.

Modo de Vida do Tritão

Tritão Palmado
Tritão Palmado

O tritão geralmente é terrestre e pode ser visto em terra durante o dia. Contudo, sabe-se que algumas populações se escondem à luz do dia e à noite se tornam ativas. Tritões são vistos frequentemente mudando para outros locais durante a época de reprodução. A migração de e para locais de reprodução varia entre as populações. Alguns tritões passam o verão seco em habitats úmidos, com adultos emergindo após as chuvas.

Em algumas populações, os adultos permanecem nas lagoas durante o verão e migram de volta à terra no outono, quando a chuva começa. Muitas vezes, eles formarão grandes populações com milhares de tritões na água. Em outras populações, os machos permanecem nas lagoas o ano todo. Adultos foram encontrados em alguns córregos da Califórnia o ano todo, exceto durante as inundações no inverno.

Veja também

Cachorro Urinando no Tapete

Produto Para Cachorro Não Urinar No Tapete

Se toda a sua casa cheira a xixi, você deve usar produto para cachorro não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *