Home / Animais / Traça-Cigana: Caracteristicas, Nome Cientifico e Fotos

Traça-Cigana: Caracteristicas, Nome Cientifico e Fotos

A traça-cigana (Lymantria dispar) é uma mariposa muito amante do calor. Apesar de numerosos oponentes naturais, a borboleta tende a se multiplicar após o início do verão quente e seco, o que afeta o crescimento das árvores e pode ser irritante para os seres humanos.

A área de distribuição da traça-cigana se estende do norte da África através da Europa Ocidental, Europa Central e do Sul e leste pela Rússia até o Japão. No norte, a borboleta atinge o centro da Suécia e o sul da Finlândia. Na Europa Central, as borboletas estão ligadas a locais quentes e secos e preferem florestas claras e ensolaradas ou bordas da floresta, além de parques e pomares.

O desenvolvimento da população é favorecido por verões quentes e secas persistentes. As principais áreas de distribuição na Suíça estão nas áreas quentes de Ticino, Valais, na região de Genebra e ao redor do Lago Biel. A espécie foi encontrada apenas ocasionalmente no planalto suíço, especialmente no leste da Suíça.

Plantas Hospedeiras

As lagartas das mariposas do tipo não estão ligadas a uma planta específica, mas prosperam em cerca de 400 plantas hospedeiras muito diferentes, especialmente árvores de folha caduca. As espécies arbóreas mais comuns são o carvalho, seguido de faia, faia, castanheiro, pomó e frutas de caroço. Na Suíça, as castanhas doces são particularmente afetadas pela infestação em massa.

Os as traças-cigana hibernam nas cascas dos ovos como lagartas totalmente desenvolvidas e com apenas alguns milímetros de tamanho. Eles eclodem na primavera com brotos de folhas e começam a comer imediatamente. As pequenas lagartas são frequentemente transportadas pelo vento com a ajuda de longos pêlos flutuantes. Em contraste, as fêmeas adultas com lentidão de vôo dificilmente contribuem para a disseminação espacial. Se as lagartas comem um dia no início de seu desenvolvimento, tornam-se noturnas com tamanho crescente.

Planta Hospedeira

Durante o desenvolvimento de 6 a 12 semanas, cada lagarta come cerca de um metro quadrado de folhas. Após a pupação, as mariposas eclodem entre julho e final de setembro. Enquanto as fêmeas brancas são muito lentas para voar, os machos de cor marrom e ativas durante o dia voam sem descanso em um vôo em zigue-zague. Após o acasalamento, a fêmea deposita algumas centenas de ovos em uma embreagem e a cobre com pós-amarelado. Essa estrutura esponjosa deu o nome a traça-cigana.

Regulação Natural

As mariposas têm um grande número de inimigos naturais, muitos dos quais podem ajudar a propagação em massa a terminar naturalmente. A maioria das árvores de folha caduca responde à calvície com um rápido re-esverdeamento no mesmo verão. Uma infestação pontual de aranha- geralmente não afeta as árvores de folha caduca. Se as lagartas de Lymantria comem por vários anos, isso tem conseqüências notáveis, como a formação de arroz na água, perda de crescimento e comprometimento da produção de sementes.

Da floresta, as lagartas podem ser transportadas pelo vento para os pomares vizinhos, onde causam danos. Uma gradação de rotação da também pode ser um grande problema social. As milhares de lagartas podem se tornar um incômodo, porque os animais que são hiperativos em caso de surtos se espalham em jardins particulares em busca de comida ou entram nas casas por janelas e portas abertas. Os cabelos da lagarta causam irritação na pele de pessoas sensíveis.

O cabelo da é muito menos agressivo do que, por exemplo, o peixe dourado (Euproctis chrysorrhoea) ou a mariposa processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa). O traça-cigana é uma borboleta discretamente colorida da família de traças transportadores (Lymantriidae). As fêmeas são fornecidos com uma envergadura de cinco a oito centímetros significativamente maiores do que os homens que têm apenas uma envergadura de 3,5 a cinco centímetros.

A coloração básica das asas varia de branco-creme a esbranquiçado-amarelado. Os machos geralmente têm asas marrom-acinzentadas com listras horizontais pretas. As plantas forrageiras preferidas são o carvalho pedunculado, o carvalho séssil, o carvalho vermelho, o chifre, a faia e a castanha. As lagartas também não param em árvores frutíferas e em várias outras árvores de folha caduca . No caso de infestação pesada , as árvores infectadas podem ser comidas completamente nuas. Nesse caso, as próprias larvas comem coníferas e plantas gramíneas na camada de ervas.

O tempo de voo do traça-cigana na Europa Central é geralmente entre julho e final de setembro. As mariposas-esponjas são geralmente acasaladas no dia em que nascem da casca da boneca. Apenas algumas horas após o acasalamento, as fêmeas depositam entre 100 e 1.000 ovos em uma única embreagem, de preferência no lado sul de galhos fortes. Em seguida, a embreagem dos ovos é camuflada com a lã posterior (marrom-marrom a marrom). Demora cerca de uma semana para pôr ovos. Então a fêmea morre . O desenvolvimento dos ovos começa imediatamente após a postura e é concluído em três a quatro semanas.

E o Veneno?

Os adultos são caracterizados por dimorfismo sexual; os machos são de cor castanho-avelã, com envergadura de cerca de 40 mm, as fêmeas são esbranquiçadas com asas marrons variadas e com dimensões maiores (cerca de 60 mm na envergadura).

As larvas são peludas e cobertas de pêlos, em geral, sem ferrão, de cor acinzentada com uma fileira dupla típica de tubérculos dorsais de cor azul na direção da cabeça e avermelhada na parte de trás do corpo; na maturidade, eles podem atingir de 70 a 80 mm de comprimento. Os pêlos dessas lagartas podem arder em pessoas particularmente sensíveis, mas isso não tem nada a ver com o processionário do pinheiro. Ao entrarem em contato com as larvas, mostram salivação excessiva, vômitos e pioram com a perda de tecido da língua. Existem algumas pragas nos habitats, de acordo com o Instituto de Pesquisa Florestal, Neve e Paisagem (WSL).

Quando ocorre, ele pode não só grandes áreas de terra florestal – para uma morte completa das árvores – danos, mas também um problema para os seres humanos A. Caterpillar praga pode ser um verdadeiro incômodo para os seres humanos. Os animais hiperativos também procuram comida em jardins privados e não param em portas e janelas abertas. Se pessoas sensíveis entrarem em contato com o cabelo da lagarta, isso poderá causar irritação severa na pele, reações alérgicas e até falta de ar.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *