Home / Animais / Toucanet Esmeralda: Caracteristicas, Nome Cientifico E Fotos

Toucanet Esmeralda: Caracteristicas, Nome Cientifico E Fotos

O toucanet esmeralda (Aulacorhynchus prasinus) são pequenos e médios tucanos encontrados na América Central e do Sul, onde habitam florestas úmidas e florestas mais abertas – principalmente em altitudes mais elevadas.

Eles costumam procurar frutas, lagartos, insetos, ovos de aves e filhotes e ainda frequentemente se movem juntos em pequenos bandos de 3 a 10 pássaros.

Vários grupos bem diferenciados foram identificados em sua ampla faixa, que diferem em tamanho, plumagem e coloração.

A plumagem em todas as subespécies é principalmente verde. As diferentes subespécies são mais comumente identificadas e nomeadas pela cor da garganta, que varia de branco, cinza, verde, azul a preto.

A forma distinta de garganta azul da Nicarágua, Costa Rica e oeste do Panamá foi separada como o Tucano-de-garganta-azul, Aulacorhynchus caeruleogularis – no entanto, vários recursos ainda os listam como subespécie dos Tucanos-esmeralda. Eles têm uma vida bastante longa, com uma vida útil de cerca de 20 anos.

Quer saber mais sobre eles? Então continue lendo o conteúdo desse artigo agora mesmo!

O Habitat

O toucanet esmeralda pode ser muito encontrado em regiões com clima tropical, especialmente no – de San Luis Potosi ao sul, através da América Central (Costa Rica, Panamá) e América do Sul – Colômbia, Equador, norte da Venezuela, leste do Peru, oeste do Brasil, Brasil ocidental e Bolívia (Andes bolivianos centrais a Santa Cruz).

Eles são muitos recorrente em florestas tipicamente úmidas e montanhosas, ao longo das bordas da floresta, segundo crescimento adjacente da mesma. Além disso, pode ser encontrados também em plantações e clareiras com árvores espalhadas em altitudes de 2.000 a 10.000 pés (600 a 3.100 metros), favorecendo as maiores altitudes.

Somente no México e no sudoeste da Amazônia (sul do Peru, oeste do Brasil e norte da Bolívia) eles vivem em florestas, ou seja, onde sempre muito verde e também terras baixas, até 820 pés (250 metros).

Subespécies E Outros Aspectos

A taxonomia de espécies é um tanto controversa, aparentemente sempre em mudança. Esse é um ponto que acaba gerando um amplo debate entre especialistas e estudiosos da espécie.

No entanto, a maioria dos recursos / autoridades neste momento parece concordar com alguns pontos em comuns! São eles

  • Inclui (sem dúvida) até 17 subespécies, com diferenças geográficas e variações no tamanho e na cor da garganta e da conta.
  • Intervalo: Encontrado no leste do México (sudeste de San Luis Potosí ao norte de Oaxaca) ao sul e leste de Yucatán, Belize, norte da Guatemala e sul da Nicarágua
  • ID: garganta branca ou esbranquiçada. O bico superior (maxila) é extensivamente amarelo.

Outros detalhes específicos!

Os toucanet esmeralda  têm uma plumagem principalmente verde esmeralda (e isso justifica seu nome no final das contas), exceto por um tom bronzeado na coroa e na proa.

Ele também pode apresentar um tom de bronze amarelado na parte superior das costas, uma mancha azul ao redor de cada olho.

As partes inferiores são mais pálidas que a plumagem mencionada acima. A cor da garganta também varia de acordo com a subespécie – esbranquiçada, azul ou preta. Eles medem de 30 a 37 cm de comprimento (da parte superior da cabeça até a ponta da cauda) e pesam de 118 até 230 gramas aproximadamente!

A conta é pesada e longa; a nota superior (maxila) é amplamente amarela e a nota inferior (mandíbula) é preta. A quantidade de amarelo varia entre as diferentes subespécies.

A pele ao redor dos olhos (pele orbital) é preta. Os olhos são castanhos acinzentados a castanhos ou castanhos.

Outro destaque interessante refere-se as suas pernas, que possuem cores variadas, indo do desde cinza acinzentado até um verde brilhante.

Machos E Fêmeas São Diferentes?

Os adultos, tanto os machos quanto as fêmeas, tendem a ser parecidos na aparência, embora as fêmeas tendam a ser menores e com penas mais curtas.

No caso do toucanet esmeralda juvenil, seu tom é diferente, sendo até mesmo considerado mais neutro! Eles possuem uma tonalidade acinzentada, com menos amarelo. As áreas castanhas são mais marrons do que nos adultos.

Ele também tem uma garganta acinzentada e as áreas negras da conta substituídas por obscuras.

Casal de Toucanet Esmeralda
Casal de Toucanet Esmeralda

Espécies Semelhantes

Do sul do México ao Panamá, nenhum outro tucano verde é naturalmente encontrado – portanto, a confusão é  algo realmente improvável.

Da Venezuela ao sul da Bolívia, eles podem ser confundidos com várias espécies de Tucano-de-bico-preto (Aulacorhynchus).

Tucano-De-Bico-Preto
Tucano-De-Bico-Preto

No entanto, na maioria dos casos, o Emerald Toucanet ou toucanet esmeralda pode ser diferenciado pela cor da nota, pois os Aulacorhynchus geralmente não possuem marcas amarelas na nota superior.

A exceção é o Tucano-de-bico-amarelo (Aulacorhynchus sulcatus calorhynchus), que possui quantidades consideráveis ​​de amarelo na nota superior e inferior.

Suas faixas se encontram na Serra Nevada de Santa Marta, no norte da Colômbia, na Serra de Perijá, ao longo da fronteira Colômbia / Venezuela, e nos Andes do noroeste da Venezuela.

O Toucanet de bico amarelo não possui as marcas de castanha no respiradouro e na ponta da cauda, o que o diferencia bastante no final das contas!

Cativeiro

O toucanet esmeralda é bastante popular como um animal de estimação. Isso se dá por conta de alguns aspectos fundamentais.

Um dos principais se refere justamente ao seu tamanho pequeno e natureza bastante tranquila, o que os torna adequados para a vida em cativeiro.

Há até mesmo que os tenha em ambientes bem pequenos, como em apartamentos, desde que ela possa ficar solto pelo ambiente durante uma boa parte do dia.

Os pássaros criados em casa também costumam ser muito afetuosos e brincalhões. Na verdade, eles são tão fofinhos quanto as cacatuas e também são bem treináveis.

Toucanet Esmeralda no Cativeiro
Toucanet Esmeralda no Cativeiro

Eles podem ser ótimos companheiros, embora seja sempre importante priorizar que animais como esses possam viver em meio à natureza e totalmente livres.

Afinal, eles são fundamentais para o ambiente que vivem e onde se desenvolvem e certamente poderão ser muitos mais felizes livres, não é mesmo?

Quem sabe um dia todos os animais poderão ter essa sorte, não é mesmo? E até mesmo possamos ter a grande felicidade de ver animais em extinção sem o risco de desaparecem do planeta!

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *