Home / Animais / Tucano Morde? Ele Ataca Os Homens? É Perigoso?

Tucano Morde? Ele Ataca Os Homens? É Perigoso?

O tucano é um pássaro de tamanho médio nativo das florestas tropicais da América Central e do Sul e Caribe.

Atualmente, existem mais de 40 espécies diferentes de tucanos que habitam as selvas sul-americanas.

O tucano é mais conhecido por seu bico colorido grande que, apesar de seu tamanho grande, é surpreendentemente leve devido ao fato de ser feito de uma substância chamada queratina (a mesma substância que compõe as unhas e cabelos de muitos animais, incluindo seres humanos).

O bico do tucano mede cerca de metade do comprimento do seu corpo e é usado para fins de acasalamento, alimentação e defesa.

Tucano em seu Habitat
Tucano em seu Habitat

O tucano possui asas pequenas, pois mora nas florestas e, portanto, não precisa percorrer grandes distâncias. Isso é um ponto que evidência como o meio ambiente influência bastante no físico das espécies – e por isso, devemos estar sempre dispostos à manter a preservação do meio ambiente!

A envergadura das asas do tucano é aproximadamente do mesmo comprimento que o seu corpo. Embora o tucano possa voar, ele não é muito bom nessa atividade, sabia?  Isso porque ele não se sustenta por muito tempo no ar!

No lugar de usar as asas para se locomover, o tucano pula entre os galhos das árvores, usando dedos curvos e garras afiadas para conseguir uma boa aderência na superfície estreita em que se apega.

Mas, a maior questão é: será que essa exuberantes e curiosas aves são de fato perigosas para os seres humanos? Que tal descobrir lendo o decorrer desse conteúdo?

Pássaros Onívoros! Primeiro, Vamos Conhecer Mais Sobre Eles!

É importante salientar que os Tucanos são pássaros onívoros e se alimentam de uma mistura de plantas e animais.

Os tucanos comem frutas, bagas, nozes e sementes junto com ovos, insetos e pequenos mamíferos e répteis. A principal fonte de alimento para o tucano é o fruto que cresce nas árvores onde ele vive.

Os tucanos possuem uma quantidade grande predadores na selva sul-americana. Isso inclui os seres humanos, aves de rapina e também gatos selvagens.

Doninhas, cobras e ratos tendem a atacar mais os ovos do tucano do que o próprio tucano (muitos animais pequenos geralmente são intimidados pelo grande bico e porte físico do tucano).

Embora os tucanos sejam geralmente solitários durante a alimentação, eles também costumam viver em pequenos grupos de cerca de 6 ou 7 aves.

As cores vivas do tucano dão camuflagem ao colorido dossel da floresta tropical. No entanto, devido às suas cores vivas, os tucanos são frequentemente capturados e vendidos como animais de estimação, sendo animais populares no comércio de animais exóticos.

Outros Hábitos Que Ajudam A Entender Melhor Os Tucanos!

Os tucanos constroem seu ninho nas árvores e depositam cerca de 3 ovos. Dificilmente um tucano conseguirá botar mais de um ovo por vez.Quando os filhotes de tucano nascem, tanto o macho quanto a fêmea ajudam a alimentá-los e a protegê-los dos predadores. É um trabalho em parceria e que os difere de outras espécies.

Os filhotes de tucano nascem com pequenos bicos que não atingem seu tamanho máximo por pelo menos alguns meses. Eles ainda não apresentam penas e ficam com os olhos bem fechados nos primeiros dias de vida.

Isso faz  com que eles sejam fáceis presas para os predadores, e por isso, os “pais” dedicam-se arduamente para protege-los dos mais variados perigos existentes!

O Ataque Dos Tucanos!

Os tucanos não tendem a atacar sem um bom motivo! E isso não é algo que se restringe ao fato deles estarem presentes de humanos! Na verdade, eles podem reagir sempre que se sentirem ameaçados por algum motivo!

Um dos indícios que revela que um tucano não está nada confortável com uma determinada situação é o fato dele se posicionar diante do “tal perigo”, abrir o bico e começar a mostrar a língua.

Sim, pode até mesmo ser uma cena bem inusitada, mas esse é um dos indícios de que o tucano pode não estar nada feliz com a sua presença! E por ausência de conhecimento, muitas pessoas sequer imaginam que isso poderá se transformar em uma brava reação por parte da ave.

Esse tipo de movimento parece até mesmo um ritual por parte da ave. Mas, a reação dele não se limita a isso, ou seja, ficar abrindo o bico e mostrar a língua!

Se ele continuar se sentindo confrontado, seja por uma pessoa ou até mesmo por um outro animal, ele irá para um segundo passo! E esse passo é de fato um ataque aéreo!

Ele poderá começar a dar diversos rasantes sob suas supostas ameaças, e pode apostar, ele tentará deferir golpes com seu bico!

Mas, O Tucano É Um Animal Agressivo? Representa Perigo Para Os Seres Humanos?

Vamos pensar friamente e de maneira inteligente? Nenhum animal ataca gratuitamente outro ser vivo, na verdade, ele poderá reagir diante de seus instintos de sobrevivência.

E se você refletir mais sobre esse ponto, somos nós as maiores ameaças de perigo para todo e qualquer animal, inclusive os tucanos!

Isso fica evidente quando lembramos que muitas aves são sequestradas de seu habitat natural e passam a ser vendidas de maneira clandestinas – e ainda aprisionadas em cativeiro.

Ou seja, certificar que um tucano possa se sentir ameaçado pela presença de humanos e, dessa maneira, articular um ataque tão curioso é algo que faz  total sentido, concorda?

O Risco De Extinção Dos Tucanos – Uma Triste Realidade

De fato os seres humanos podem ser muito mais perigosos para os tucanos do que eles para nós. E a maior prova disso é que a ave está em eminente risco de extinção atualmente!

Eles são muito caçados em prol do tráfico ilegal, e ainda há os índios, que constantemente capturam essa ave para confeccionar ornamentos com suas penas.

Outro ponto de alerta para essa constatação de extinção está diretamente associada ao desmatamento das florestas, sem  contar o intenso crescimento das áreas urbanas.

Nesse ultimo caso, o resultado ainda se reverte em uma forte poluição ambiental, algo que afeta não somente os tucanos como também outras espécies.

Tudo isso está colocando a existência dessa exuberante ave em risco, e pode ser que as futuras gerações nem sequer tenham a oportunidade de lhe conhecer.

Veja também

Pato Mergulhão: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Você conhece o pato mergulhão? Quer aprender tudo sobre essa famosa e belíssima ave? Continue …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *