Home / Animais / Toucanet Amarelo-Orelhudo: Características, Habitat e Fotos

Toucanet Amarelo-Orelhudo: Características, Habitat e Fotos

Você conhece o Toucanet amarelo-orelhudo? Essa é uma ave muito curiosa oriunda das florestas da América Central. 

Umas das mais belas aves da natureza, o toucanet amarelo-orelhudo é dono de características únicas, especiais e muito exuberantes. 

Conheça a seguir as principais características do toucanet amarelo-orelhudo, onde ele vive, qual o seu habitat e veja fotos exclusivas! 

Características do Toucanet Amarelo-Orelhudo

Ele está entre as aves mais procuradas e desejadas de toda a natureza. É um animal de rara beleza, e por isso, chama atenção de todos.

Seu nome científico é Selenidera Spectabilis e está classificado dentro da família Ramphastidae, no gênero Selenidera.

Essa é uma família de aves piciformes, ou seja, aves de médio e pequeno porte que habitam florestas úmidas e sombreadas. 

São piciformes também o pica-pau, os araçaris, os papagaios e muitas outras espécies. 

Dentro do gênero Selenidera podem ser encontradas 5 espécies, sendo elas: 

  • Spectabilis Selenidera (Toucanet amarelo-orelhudo)
  • Selenidera Culik
  • Reinwardtii Selenidera 
  • Selenidera Gouldii
  • Selenidera Maculirostris

Todas elas são bastante parecidas, todas aves de porte médio, a diferença está na coloração corporal, do bico e da cauda. Vale lembrar que ambos possuem hábitos semelhantes. 

A alimentação deles é baseada em sementes e frutos, por isso necessitam tanto de árvores para sobreviver. Além disso, a nidificação ocorre nos galhos das árvores, ou ainda em buracos no tronco. 

Desta maneira, o toucanet amarelo-orelhudo se destaca pelas suas lindas plumagens esverdeadas e amareladas na parte superior do seu corpo. Basicamente a coloração corporal é preta, e na parte superior, próximo a cabeça diferentes tons podem ser vistos, entre eles o vermelho, amarelo e verde. 

As plumagens posteriores, próximas à cauda, possuem diferentes colorações, isso varia de indivíduo para indivíduo, algumas são esverdeadas, outras azuis e até as mais amarelas. 

A espécie possui pouco dimorfismo sexual, a única diferença entre macho e fêmea é um pequeno traço amarelado próximo aos olhos dos machos. 

Ele é um animal pequeno, porém, considerado de porte médio, a ave chega a medir entre 30 a 35 centímetros. 

O peso também pode variar de individuo para individuo, mas a média é entre 170 a 240 gramas. 

Eles são muito semelhantes ao tucano, inclusive pelo bico grande e o porte diminuto. A coloração do seu bico não é tão chamativa quanto de um tucano, mas mesmo assim, causa grande impacto visual, o bico é comprido e de coloração preta. 

Mas afinal, onde vivem os toucanet amarelo-orelhudo? Qual o seu habitat? 

Onde Vivem Os Toucanets? Qual O Habitat?

A distribuição geográfica do toucanet orelhudo-amarelo é entre o Noroeste da América do Sul até o México, ocorre em grande parte da América Central.

Eles vivem em beiras de riachos, em encostas, cumes, nas florestas tropicais úmidas, bordas de floresta. Se adaptaram muito bem na região, que lhe fornece alimento para obter energia e viver ali. 

Eles adoram temperaturas altas, umidade, mas também exigem água, sombra e muitas árvores para criarem seus filhotes no ninho.

Eles são encontrados na Colômbia, no Panamá, em Honduras e em outros países da América Central. 

Eles buscam por lugares escuros para realizar a nidificação, mesmo que seja em cima dos galhos, a sombra é fundamental para eles. 

Também criam seus filhotes em meio ao tronco das árvores e encostas, assim protegem-no das decorrentes ameaças. 

O toucanet amarelo-orelhudo após a reprodução, se movimenta principalmente em áreas do Panamá e da Costa Rica. 

Desta maneira, o movimento transitório da ave é majoritariamente na América Central. São aves muito peculiares, que ocorrem em um determinado continente. 

Não apenas eles estão no continente, e sim grande parte das aves do seu gênero e da sua família. Muitos ocorrem na Amazônia, na parte da Colômbia e do Brasil. 

Veja a seguir quais são essas aves, e conheça um pouco melhor a família do toucanet amarelo-orelhudo.

A Família Dos Tucanos

A família dos tucanos é a Ramphastidae, e ela é divida em 5 gêneros. E são eles: 

  • Aulacorhynchus
  • Pteroglossus
  • Andigena
  • Ramphastos
  • Selenidera

E todos esses gêneros habitam as florestas da América do Sul e da América Central, a seguir, falaremos um pouco de cada um. 

Aulacorhynchus

Aulacorhynchus

Esse é o gênero onde estão presentes mais espécies de tucanos. Eles são animais de médio porte e possuem diferentes características. Dentro desse gênero são encontrados os tucanos: Aulacorhynchus derbianus, Aulacorhynchus huallaga, Aulacorhynchus prasinus, Aulacorhynchus sulcatus, Aulacorhynchus coeruleicinctis, entre outros. 

O gênero diferencia-se dos demais devido a sua distribuição geográfica, muitas aves desse gênero estão presentes no Norte e Leste do México. 

Pteroglossus

Pteroglossus
Pteroglossus

Esse gênero possui as espécies conhecidas como araçari. Existem muitas variações de araçaris, que vivem em meio às matas e vegetações. Eles habitam sobretudo regiões montanhosas. 

Dentro desse gênero estão presentes os Pteroglossus inscriptus, Pteroglossus bitorquatus, Pteroglossus araçari, Pteroglossus castanotis, Pteroglossus pluricinctus, Pteroglossus torquato, entre muitas outras espécies que possuem características muito semelhantes. 

O araçari é uma espécie muito peculiar de ave, está também na família dos toucanets, porém, com alguns hábitos distribuição geográfica distintas. 

Andigena

Andigena
Andigena

Dentro do gênero Andigena também estão algumas espécies de araçaris. Porém, esses araçaris destacam-se pela coloração do seu peito, que é totalmente acinzentado, sendo possível distingui-lo dos demais com facilidade. 

No gênero Andigena estão presentes as aves Andigena hypoglauca, Andigena nigrirostris, Andigena laniirostris, andigena cucullata

Ramphastos

Ramphastos
Ramphastos

O gênero ramphastos está presente os tucanos mais conhecidos, pelo menos aqui no Brasil. Eles possuem coloração corporal preta, mas destacam-se dos demais devido a coloração do seu bico, que é muito exuberante e chama atenção com diferentes tons de vermelho, laranja e amarelo. 

Dentro do gênero Ramphastos são encontradas as espécies: Ramphastos brevis, Ramphastos sulfuratus, Ramphastos toco, Ramphastos tucanus, Ramphastos ambiguo, Ramphastos dicolorus, Ramphastos swainsonii, entre outras. 

São espécies muito distintas das demais e causam impacto visual em qualquer um. 

Selenidera

Selenidera
Selenidera

E por último, mas não menos importante, está o gênero Selenidera, o gênero do Toucanet amarelo-orelhudo, também do Selenidera Reinwardtii, Selenidera Nattereri, Selenidera Culik, Selenidera Gouldii.

Um gênero do qual falamos acima e mostramos as espécies presentes nele, sendo que vivem sobretudo em regiões de flores e matas sombrias com umidade. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Lagartixa na Mão

Lagartixa Morde o Dedo de Humanos? Qual Risco Ela Oferece?

Dependendo da espécie, as lagartixas podem ter de um a meio a quarenta centímetros de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *