Home / Animais / Tipos De Rottweiler: Quais São?

Tipos De Rottweiler: Quais São?

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem pois está sempre ao seu lado. Atualmente existe uma infinidade de raças com inúmeras características, variando desde seu tamanho, peso e até temperamento, sim! Os cães são temperamentais.

Com tantas raças existentes há uma que se destaca pelo seu tamanho e aparência robusta, o rottweiler. Este é um animal de grande porte e de muita força, causando certo medo com aqueles que se deparam diante dele. A realidade é que, por trás de uma cara fechada,  o rottweiler é um animal carinhoso e companheiro.

Como a maioria das pessoas tem em mente que este animal é agressivo e mau, muitos desconhecem que o rottweiler tem algumas diferenças, as quais abordaremos neste texto.

Rottweiler E a História

Diferente do que se imagina, os rottweilers são bem antigos. Na Alemanha existe um centro comercial e administrativo que se desenvolveu na época do império romano, nessa cidade todas as edificações mais importantes receberam telhas vermelhas e a partir disso essa cidade passou a ser chamada de Rottwill, posteriormente recebendo o nome de Rottwell. Disso surge o nome Rottweiler, o tempo passou e os romanos foram expulsos da cidade mas muitos animais ficaram e então foram criados pelos novos moradores.

Características Gerais De Um Rottweiler

Antes de falarmos das classificações da raça, vamos ver algumas características gerais deste animal:

  • Machos costumam ser um pouco maiores que as fêmeas.
  • É um animal de pelos lisos e curtos.
  • Apesar de algumas diferenças sutis, sua coloração é bem escura com algumas manchas.
  • O fato de possuir pelos curtos torna a raça sensível a temperaturas mais baixas.

Curiosidade Sobre O Rottweiler

Se ao apenas olhar esse animal já causa um certo medo, quando ouvimos ele latir isso tende a piorar. Os cães dessa raça têm, geralmente, um latido bem grave e forte que causa intimidação, o que muitos não sabem é que este animal tem essa característica justamente pelo fato de não latir com frequência. O latido de um rottweiler é usado, em geral, como um alerta.

Rottweiler na Beira do Lago
Rottweiler na Beira do Lago

Rottweiler E Sua Personalidade

Como dito anteriormente, a raça é normalmente vista como agressiva impossibilitando que se destaquem seus reais traços:

  • O rottweiler é um cão dócil e amável.
  • Muito divertido e brincalhão.
  • Em alguns momentos é sério, isso é notório principalmente quando rugas se formam em sua testa.
  • É um animal territorial e de instinto protetor.

Todas estas atribuições permitiram à raça o status de cão de guarda, isso sem dúvida é excelente, ainda sim é muito recomendado que o dono faça algum treinamento com o animal.

Tipos de Rottweiler

Se para nós humanos dentro de uma mesma raça existem diferentes características, porquê para os animais não seria assim? Ao procurarmos por um cão de raça rottweiler encontraremos duas grandes classes, o alemão e o americano.

  • Rottweiler Alemão:

    Rottweiler Alemão
    Rottweiler Alemão

O ADRK (Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub) é o clube responsável por cuidar da pureza da raça, considerando isso a instituição só permite a reprodução entre animais onde a árvore genealógica tenha sido estudada. Esse trabalho tem a finalidade de manter a pureza da raça evitando mudanças em suas características.

Quanto às características da raça alemã, são animais com um focinho mais acentuado e grande, sendo este mais largo e desenvolvido. Quando falamos em peso, o rottweiler alemão é mais robusto, musculoso e tem a cauda longa, um ponto interessante é que ela não é cortada (prática muito comum no Brasil, por exemplo, sendo esta proibida por lei).

O macho mede em média  64,5 cm  e um peso de 50 Kg, a fêmea por sua vez mede por volta dos 57 cm pesando por volta de 43 Kg.  Se um rottweiler possuir essas características descritas, então, ele é considerado puro.

  • Rottweiler Americano:

    Rottweiler Americano
    Rottweiler Americano

Quando entramos na classe americana os aspectos mudam, embora existam muitas discussões que afirmam que o rottweiler americano não é uma raça, enquanto outros dizem que ele é mas com particularidades. Este é um animal de focinho mais quadrado mas não tão musculoso como o alemão. A AKC recomenda o corte do rabo permitindo ao animal participar de competições.

Quando pensamos na classe americana, o rottweiler é um animal menos pesado tornando-o mais ágil. Diferente da Alemanha, os Estados Unidos não possui um clube que cuida a reprodução deste animal, com isso existe o cruzamento de raças permitindo que outras características sejam atribuídas ao animal.

Variações da Raça:

Como visto anteriormente temos duas grandes classes, a alemã e a americana. O fato de não existir um controle sobre o cruzamento da raça, exceto na Alemanha, permite que variações ocorram gerando outras características e classificações.

  • Filhote brando: Este animal é elegante, forte e de pelos pretos com alguns toque marrons distribuídos em entre suas patas, peito e focinho. Animal muito inteligente, fator importante quando falamos de adestramento. O filhote brando é dócil e muito amistoso, o que lhe permite desenvolver uma amizade facilmente com qualquer pessoa.
  • Cabeça de touro: No geral as características deste animal não se diferenciam muito, musculoso, porte avantajado e pelos pretos com alguns pontos dourados. Sua peculiaridade se nota quando olhamos sua cabeça, sendo esta ligeiramente maior que as dos outros, surgindo daí seu apelido.

Cuidados com o Rottweiler

Rottweiler Comendo
Rottweiler Comendo

Já compreendemos as peculiaridades e tipos de rottweiler, independente disso todo o animal necessita de cuidados e com o rottweiler não é diferente. O rottweiler possui detalhes que valorizam sua raça, por isso é imprescindível tomar algumas atitudes básicas.

Recomenda-se que o dono dê ao cão rações de boa qualidade, mantendo sempre água fresca e limpa para o animal. Os pelos do rottweiler possuem uma naturalmente certa oleosidade e isso lhes permite uma pelagem brilhosa, por este motivo não é aconselhável que o animal tome banho de maneira frequente, banhos a cada 2 meses já são o suficiente ou quando o animal estiver bem sujo.

Se rottweiler convive internamente em uma residência, é importante que ele tenha uma rotina de atividades físicas visto que é um animal com facilidade de engordar. Além do fator saúde, a prática de exercícios faz com que este animal permaneça feliz, pois assim como qualquer outra raça manter o animal preso por muito tempo pode irritá-lo tornando-o agressivo

Veja também

Alimentação do Tubarão: O Que Eles Comem?

Os hábitos alimentares dos tubarões são muito diferentes se você levar em conta o número …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *