Home / Animais / Tipos De Acará Bandeira: Cores, Nomes E Fotos

Tipos De Acará Bandeira: Cores, Nomes E Fotos

A quantidade de peixes exóticos encontrados na região da Amazônia e ao redor é verdadeiramente impressionante, e uma das muitas espécies que encontramos ali é o acará bandeira, tema do nosso próximo texto.

Principais Características

O acará bandeira também pode ser chamado popularmente de Buxuari, Cará Bandeira, Charéu, Escalare e Piraque.

Esse peixe possui uma distribuição geográfica, em sua imensa maioria, na Amárica do Sul, mais precisamente na bacia do Rio Amazonas, podendo ser encontrado no Brasil, na Colômbia, na Guiana, na Guiana Francesa e no Peru.

Como habitat, esse animal vive em rios e córregos lentos, bem no meio de vegetações aquáticas, e que tenham grande quantidade de raízes e troncos.

Possui tamanho médio de 12 cm, e vive em torno de 7 anos.

Comportamentos Específicos

Essa é uma espécie que vive em cardumes, e dentro desses grupos, eles possuem um forte senso de hierarquia. Após a função de cada membro ser definida, os indivíduos do cardume tendem a ficar mais pacíficos.

São animais onívoros, alimentando-se mais de pequenos crustáceos e insetos aquáticos quando em seu habitat natural. Pequenos peixes, eventualmente, podem fazer parte do cardápio do acará bandeira.

Já quando estão em cativeiro, geralmente, comem alimentos secos, mas também podem degustar artêmias vivas ou congeladas.

Dimorfismo Sexual

A diferença entre ambos os sexos dessa espécie ,não é muito bem definida, com exceção das épocas de reprodução, com as fêmeas apresentando um ovopositor largo, enquanto que os machos mostram um espermoderme fino.

Fora isso, tem mais alguns aspectos que podem servir de diferenciação. Um deles é na cabeça, visto que no macho existe um pequeno volume acima dos olhos (;um detalhe inexistente nas fêmeas).

Outro detalhe que pode ajudar a identificar o sexo desse peixe é que as fêmeas possuem um espaço maior entre a barbatana ventral e o começo da barbatana anal. No macho, esse espaço é menos e mais fechado.

Por fim, podemos citar que os machos possuem uma mandíbula inferior mais proeminente do que a superior, enquanto que na fêmea esse detalhe se mostra invertido (a mandíbula superior é um pouco maior do que a inferior).

Reprodução

O acará bandeira é um animal ovíparo, cuja maturidade sexual é atingida entre 10 e 12 meses de vida. Após o casal ser formado, eles escolhem e limpam o local que será usado como lugar de desova da fêmea. Em geral, algum objeto que esteja na superfície já serve como local, como folhas, pedras, etc.

O processo de reprodução é bem simples, com a fêmea depositando os ovos, e o macho realizando a fertilização deles em seguida. Depois, o casal de acarás irá oxigenar os ovos a partir de então, e ficarão de prontidão, defendendo seus futuros filhotes de qualquer ameaça externa.

A eclosão deles acontece, mais ou menos, após 2 dias da fertilização, com as larvas permanecendo no saco vitelino por mais uns 5 dias. Depois disso, e estando mais desenvolvidos, saem para nadar livres, mas sempre com a supervisão dos pais.

Tipos De Acará Bandeira

Tipos De Acará Bandeira
Tipos De Acará Bandeira

Em geral, a coloração desses peixes é feita de tons cinzas, apresentando centenas de listras pretas. Contudo, como muitos cruzamentos foram feitos por criadores especializados, isso fez com que surgissem acarás bandeiras mais diversificados na sua coloração, surgindo animais com tonalidades de preto, amarelo, cinza e branco.

Dentre as variedades que surgiram, três tipos se destacam. O primeiro deles é o Pterophyllum scalare. Este, possui uma depressão bem suave na cabeça, e um corpo mais arredondado, quase em formato de círculo mesmo. Também possuem variados desenhos em suas nadadeiras.

O outro tipo é o Pterophyllum altum, cuja cabeça possui uma forte e proeminente depressão, e tendo também uma região bucal mais prolongada. Tanto a parte superior, quanto a inferior dos seus corpos são alongadas, formando o desenho de um losango. Além disso, possui listras verticais na parte final do seu corpo que são brancas.

Pterophyllum Altum
Pterophyllum Altum

Por fim, podemos citar o Pterophyllum leopoldi, cuja cabeça tem formato reto e pontiagudo, com uma mancha preta arredondada na parte superior do corpo. Não possui desenhos em suas nadadeiras, tendo, contudo, uma mancha de coloração azul turquesa, próxima às suas brânquias.

Criação Em Cativeiro

O acará bandeira é um dos peixes de água doce mais populares hoje em dia, e se acredita que a sua criação como animal de estimação date da década de 1930. No início, milhares de espécimes eram capturados e colocados em centros de aquariofilia espalhados pelo mundo.

Foi a partir desses primeiros exemplares criados em cativeiro, que alguns criadores em determinados países, como EUA, Japão e Alemanha, passaram a criar e a reproduzir esses peixes em cativeiro, em uma escala praticamente comercial. Aqui no Brasil, os principais pólos de criação dessa espécie estão localizados nas regiões Sul e Sudeste

Esses peixes são usados basicamente par ornamentar aquários, visto que as suas cores são bem variadas, fazendo deles animais bastante ornamentais. São encontrados facilmente em lojas de agropecuária que comercializam peixes, pássaros e outros pequenos animais.

Acará Bandeira em Cativeiro
Acará Bandeira em Cativeiro

Algumas das principais variedades em termos de coloração são os albinos, marmoratos, palhaços e leopardos. O mais recomendado é adquirir exemplares já adultos. Trata-se de uma espécie que pode facilmente ser criada em todas as regiões do Brasil, porém, o mais recomendável é que o local não fique muito abaixo dos 19º C.

Mais Cuidados Quanto À Criação

As instalações onde o acará bandeira ficará podem ser simples. Uma recomendação é ter uma estufa ou cômodo no local que seja mais quente, especialmente, para os períodos de reprodução dos peixes. Eles podem viver tranquilamente em aquários, viveiros, ou até mesmo em caixas d’água.

Só lembrando que o local precisa ser devidamente limpo, principalmente, em aquários e caixas d’água, que devem ter suas sujeiras retiradas com frequência, bom como a água deve ser trocada sempre que necessário. Se o local for um tanque escavado, o mais recomendável é fazer uma adubação química ou orgânica, além de uma calagem.

Na alimentação, independente do tipo de acará bandeira que você possua, uma dica é dar aos adultos larvas de insetos, camarão que seja fresco e moído, além de pequenos crustáceos de água doce. Já as larvas, assim que começarem a nadar mais livremente, podem se alimentar de infusórios e náuplios de artêmia 2 vezes ao dia.

Veja também

Língua Roxa

Chow Chow Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Ter um cachorro é uma excelente maneira de aprender ainda mais sobre os diversos tipos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *