Home / Animais / Texugo Chamitataxus Avitus: Características, Peso, Tamanho E Fotos

Texugo Chamitataxus Avitus: Características, Peso, Tamanho E Fotos

Os animais são seres que desde o começo da história humana nos acompanha. Seja para nos fazer companhia, servir como protetores e guardiões, ou para pesquisas e estudos, é verdade que em alguns momentos da história a relação dos humanos com os animas foi um pouco conturbada.

Em tempos passados, com baixa tecnologia, poucos remédios, e pouco conhecimento sobre causas de contaminação, os animais sofriam ataques, extermínios, e muitas vezes sofriam preconceito.

Isso porque nesse tempo era muito comum que os animais contraíssem doenças, e os humanos, infelizmente, era muitas vezes contaminado também.

Texugo Chamitataxus Avitus
Texugo Chamitataxus Avitus

No entanto, com o passar do tempo, a tecnologia aumentou, os remédios e conhecimento geral sobre as doenças também. Isso fez com que muitos animais pudessem ganhar proteção, alguns viraram animais domésticos, e tantos outros começaram a perder o estigma que carregava.

Um exemplo de animal que passou por tudo isso, é o texugo Chamitataxus avitus. É uma espécie de animal com várias espécies muito parecidas, são encontrados em várias partes do mundo, sofreram muito no passado, mas hoje ganhou leis e programas de proteção.

Hoje, você irá descobrir tudo sobre o texugo, suas características, peso, tamanho e verá várias fotos desse animalzinho tão querido atualmente.

Características

Os texugos, de forma geral, são animais que possuem pernas curtas e muito atarracadas, seus pelos costumam ser da cor castanha e ou preta, e sua alimentação é baseada na dieta carnívora.

A família da qual o texugo Chamitataxus avitus faz parte é a mustlídeos, a mesma família, inclusive, que inclui as lontras, as doninhas, os furões, e outros mamíferos.

Foram identificados até o momento 8 espécies de texugos, e eles foram divididos em três principais subfamílias, que são: Melinae, Mellivorinae e Taxideinae, mais conhecido como o texugo americano.

O texugo Chamitataxus avitus faz parte da subfamília chamada Taxideinae.  A taxomia dessa família é a seguinte:

  1. Chamitataxus
    1. Chamitataxus avitus
  2. Taxidea
    1. Taxidea taxus
  3. Pliotaxidea
    1. Pliotaxidea nevadensis
    2. Pliotaxidea garberi

O Chamitataxus avitus, no entanto, é uma espécie pré-histórica, e ele é a única espécie conhecida desse gênero.

Ele viveu, provavelmente, no final do período Mioceno, ou seja, cerca de 6 milhões de anos atrás, no local que hoje é conhecido como América do norte.

No continente, existiam três gêneros do texugo taxidea, e o Chamitataxus é o mais antigo e primitivo. Até o momento, o número encontrado desse texugo é bem baixo.

O único holótico encontrado foi de 1935, que foi um crânio quase completo. Essa descoberta foi feita no Novo México. Como existem poucos relatos e estudos sobre essa espécie, a maior parte das informações encontradas são relacionadas a espécie mais próxima, que seria o texugo americano.

O comportamento dos texugos varia de família para família, no entanto, coisas comuns para todas as espécies, é que eles vivem no subterrâneo, em locais como túneis ou então tocas.

Alguns texugos ficarão solitários pela sua vida, mudando sempre de abrigo, mas outros podem formar clãs. Esses clãs, terão cerca de 2 até 15 texugos.

Os texugos são ferozes, atentos, e protegerão sua família e os jovens a qualquer custo. São tão ferozes que conseguem repelir animais muito maiores, como lobos, urso, coiotes e raposas.

Em um curtíssimo período de tempo, os texugos são capazes de galopar ou de correr em uma velocidade de 20 até 30 km por hora.

Os filhotes dos texugos nascem no começo de cada ano. E a ninhada costuma ter cerca de uma até cinco filhotes, e eles vão ficar dentro da toca até cerca de oito semanas. As fêmeas cuidam dos filhotes até o Outono, e às vezes, até o Inverno.

Entre os machos, a maturidade sexual é atingida com 1 ou 2 anos de idade, e entre as fêmeas um pouco mais cedo, entre 12 a 15 meses.

Sua expectativa de vida é de 14 anos na selva e de 16 anos quando mantido em cativeiro.

Peso

Chamitataxus Avitus
Chamitataxus Avitus

Muito comparado ao texugo americano, o texugo chamitataxus avitus era provavelmente pequeno, com pernas bem curtas, mas corpulentos.

São considerados leves, com um peso que varia entre 9 até 16 quilos, no máximo.

Tamanho e Foto

Tamanho do Chamitataxus Avitus
Tamanho do Chamitataxus Avitus

O tamanho dos texugos também é considerado baixo, com uma medida que varia entre 23 até 28 centímetros de altura, e no comprimento varia entre 55 até 77 centímetros.

Curiosidades

Como um meio de controlar a raiva, nos anos de 1960 até 1970, muitos texugos acabaram sendo mortos por inalação de gás. No Reino Unido, essa prática também foi utilizada para evitar maior contágio da tuberculose bovina, e isso ocorreu até 1980.

Na Escandinávia há um costume muito curioso. Eles colocam cascas de ovos ou então isopor em suas botas quando entram em um território ou habitat dos texugos, pois eles acreditam que os texugos param de morder quando ouvem barulho de mastigação.

Seja para eliminar pestes, seja para evitar contaminações, seja apenas como esporte, a caça de texugo é muito comum em vários países. No entanto, para caçar os texugos, é necessário obter uma licença governamental. No Reino Unido, os texugos são protegidos há certo tempo pela lei 1 992.

Existe, inclusive, uma raça canina que foi criada exclusivamente para caçar texugos. O nome dela é Dachshund, que significa “cão de texugo”.

Os mitos sobre os texugos são tantos que em 2013, na região de Baçorá, no Iraque, os habitantes acusaram o governo e forças britânicas de terem jogado texugos que comem humanos nas proximidades do país após a invasão. Os britânicos negaram, é claro. E possivelmente os animais já eram nativos da região.

Os texugos são bastante famosos, no entanto, em filmes, séries e como símbolo de várias causas. Em Harry Potter, por exemplo, o texugo representa uma das casas, a Lufa-Lufa.

Em São Paulo, na UNESP, universidade estadual, o texugo é o mascote do time da unidade de Bauru.

E nos Estados Unidos também. O texugo faz parte dos símbolos da cidade de Wisconsin, e aparece como símbolo também de um time da Universidade do Wisconsin-Madison.

Ou seja, o texugo, apesar de ter passado sufoco no passado, hoje é muito reconhecido, e usado como símbolo para representar diversas coisas.

E então, você já conhecida essa espécie rara de texugos? Deixe nos comentários o que você achou desse animal tão pequenino e cheio de curiosidades.

Veja também

Língua do Tucano

Habitat do Tucano: Onde Eles Vivem?

Tucanos são pássaros fascinantes da floresta das Américas tropicais e equatoriais. Alguns deles freqüentam os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *