Home / Animais / Texto Informativo Sobre Cachorro Para Educação Infantil

Texto Informativo Sobre Cachorro Para Educação Infantil

É bastante conhecido por todo o mundo de como o cachorro se tornou o melhor amigo do homem. Ele é considerado um amigo e companheiro, e ajuda pessoas que possuem diversos tipos de problemas. Tais como cegos, que utilizam cachorros para ajuda-los, assim como quem sofre de depressão encontra um amigo para a vida toda.

O melhor de tudo é que eles são animais muito antigos. Eles começaram a ser domesticados pelos homens há mais ou menos 10 mil anos atrás. Imagina só o quanto que demorou! Com o tempo, os motivos e as características desses animais foram mudando. Muitos antes serviam para caçar e proteger, hoje, são mais companheiros do que caçadores.

Raças de Cachorros

Atualmente, nós temos uma quantidade absurda de cachorros que foram sendo criados e também foram se desenvolvendo até chegar no que são. Tudo varia neles, desde seu tamanho, até seu formato, pelo, olhos e todo o resto. O comportamento é muito diferente em cada um deles, por isso, é essencial você pesquisar antes de decidir qual cãozinho ter em casa. Ele deve ser um que combine com o ambiente e com a família dos donos.

Existem mais de 400 raças de cães no mundo todo, e como falamos anteriormente, são utilizados para diversos propósitos. Ainda temos cães que vigiam propriedades, outros que pastoram rebanhos e ainda os que tem uma profissão na polícia, como rastreadores de objetos, pessoas e drogas. Algumas das raças mais conhecidas do mundo são:

  • Airedale Terrier
    Airedale Terrier
    Airedale Terrier
  • American Cocker Spaniel
    American Cocker Spaniel
    American Cocker Spaniel
  • Beagle
    Beagle
    Beagle
  • Bearded Collie
    Bearded Collie
    Bearded Collie
  • Bull Terrier
    Bull Terrier
    Bull Terrier
  • Bulldog
    Bulldog
    Bulldog
  • Castro Laboreiro
    Castro Laboreiro
    Castro Laboreiro

Apesar de os gatos estarem se tornando cada vez mais parte das famílias, ainda são os cachorros os preferidos em maioria. Eles são parentes dos lobos, por isso há uma certa semelhança entre ambos. Já foi cientificamente provado que os cachorros costumam ter uma capacidade maior de todos os animais para ter empatia com os humanos. E é por isso que acabamos os vendo como amigos, pois eles nos entendem de uma forma completamente excepcional.

Características dos Cachorros

Os cachorros são animais bastante sociais em grande maioria. Além disso, possuem um olfato e audição incrivelmente aguçados, permitindo que eles realizem tarefas e percebam coisas bem antes que nós. Ele pode ser criado para ser apenas um animal de companhia, ou pode ser treinado para realizar diversas atividades e até salvar pessoas.

O nome científico do cão é Canis lupus familiaris, mas cada espécie recebe um outro nome diferente. É um mamífero que faz parte da família dos canídeos, que é uma subespécie dos lobos. É um animal carnívoro, ou seja, se alimenta de carne. A expectativa de vida desse animal varia muito de espécie para espécie, mas normalmente fica na faixa de dez a vinte anos.

Um fato interessante, é que o comportamento que ele tem em relação ao seu dono é semelhante dos lobos betas em relação ao chefe, o alfa. Eles aceitam ele como se fosse seu líder, e por isso o obedece. Algumas espécies de cachorros possuem problemas e características diferentes, mas em maioria são ótimos corredores e adoram se movimentar.

Curiosidade dos Cães
Curiosidade dos Cães

Assim como nos humanos, esses animais sofrem de diversas doenças que podem ser genéticas ou adquiridas com o tempo. Algumas delas são os resfriados, mal de Alzheimer e até mesmo depressão. Em todos os casos, será preciso cuidados ainda mais especiais para que se sintam bem. Também sofrem problemas de visão, cardíacos e outros. Todo cuidado é pouco com sua saúde.

Os cães na mitologia são ditos como criaturas selvagens, como o caso do Cérbero, um dos mais assustadores seres. Enquanto que no cinema costumam trazer sempre alegria e humor para os filmes. Fazendo parte da infância de muitos. Hoje, estão investindo em filmes de dramas em que o próprio cachorro é o protagonista da história.

Os pelos estão presentes em todas as raças, e na maioria delas ele cobre praticamente toda a extensão do corpo. Não há dimorfismo sexual muito clara, e em relação a sua maturidade sexual, ela ocorre cedo logo entre 6 e 12 meses de vida. Os machos e as fêmeas alcançam a maturidade sexual ao mesmo tempo. O ciclo das cadelas é bianual, no qual o corpo espera para o acasalamento e uma possível gestação. Caso a fêmea engravide, a gestação dura em torno de 60 dias, e podem nascer em média 6 filhotes.

Curiosidades sobre os Cachorros

  • A audição de um cachorro é no total 10 vezes mais aguçada e melhor que a nossa.
  • A orelha dos cachorros tem o dobro de músculos que a nossa.
  • Humanos possuem impressões digitais, zebras suas listras e os cachorros seus narizes. Cada um é único.
  • A temperatura normal de um cão é de 38 graus Celsius.
  • Os cachorros conseguem enxergar com cores sim, porém elas possuem tonalidades diferentes das que vemos.
  • Assim como nos humanos, a obesidade é o problema mais comum entre os cachorros devido uma má alimentação.
  • A castração tem diversos propósitos, mas é essencialmente ideal para evitar e prevenir uma quantidade grande de câncer.

  • Esses animais são mencionados um total de 14 vezes na Bíblia.
  • Os cães possuem cerca de 100 expressões faciais, sendo a maioria delas feitas pela orelha.
  • O olfato dos cachorros costuma ser 1 milhão de vezes do que o nosso.
  • Eles suam, apesar de não ser tão perceptível. O suor sai pela pele entre os dedos das patas.
  • De acordo com uma pesquisa, 70% das pessoas colocam o nome dos cachorros em seus cartões de natal. Nos Estados Unidos é o mais comum, tanto é que eles costumam gastar mais com alimentos de cachorro do que com alimentos para eles mesmo.
  • É comum os cachorros comerem mato quando estão com dor de barriga. Isso é uma forma de aliviar a digestão e eles conseguirem vomitar.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre os cachorros e suas características e muito mais. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre cachorros e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Curiosidades da Chinchila e Fatos Interessantes

A chinchila é um animal bonitinho que pertence à família dos roedores. Em geral, existem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *