Home / Animais / Tatu-Galinha: Tamanho, Reprodução, Longevidade e Fotos

Tatu-Galinha: Tamanho, Reprodução, Longevidade e Fotos

A aparência externa do tatu-galinha é inconfundível. Como muitos outros tatus , o tatu-galinha é coberto por uma armadura externa composta de placas ósseas cobertas por uma pele queratinosa coriácea. Estas escamas (osteodermos) fornecem uma cobertura dura, porém flexível. Os osteodermos são tipicamente de forma retangular ou pentagonal e são desenvolvidos depois do resto do esqueleto.

Tatu-Galinha: Características

O Tatu-galinha têm pernas curtas com 4 dedos no antepé e 5 dedos no retropé; todos os dígitos têm garras fortes e as garras médias são as maiores de todas. O crânio carece de bolhas auditivas ossificadas. É dorso-ventralmente achatada e tem uma dentição muito distinta. A dentição tem forma de v e o número total de dentes varia de 28 a 32. Os dentes são simples, pequenos e cilíndricos. Eles não têm esmalte e continuam a crescer durante toda a vida do animal. O Tatu-galinha possui língua pegajosa e longa, que usa para alimentar-se de insectos (formigas e cupins).

Tatu-Galinha: Tamanho

A armadura compreende cerca de 16% do peso corporal e é dividida em três áreas principais de cobertura do corpo: um escudo pélvico, um escudo na região do ombro e as bandas características das costas. Normalmente, o tatu-galinha têm 9 bandas visíveis, mas esse número pode variar de 8 a 11. Cada banda é separada por uma fina camada epidérmica e pelos. As escalas crescem continuamente e se desgastam, mas nunca são totalmente eliminadas. O comprimento médio do corpo é de 80 cm.

Tatu Galinha Tamanho

O dimorfismo sexual em tatus-galinha é pouco evidente, com machos pesando um pouco mais que as fêmeas (o macho médio pesa de 5,5 a 7,7 kg., enquanto a fêmea média pesa de 3,6 a 6,0 kg). Tatus-galinha mantêm uma temperatura corporal baixa, geralmente variando de 30 a 35 ° C. Sua taxa metabólica basal também é baixa dada a sua massa (384,4 kJ / dia).

Tatu-Galinha: Reprodução

A Corte

Durante a época de reprodução de verão, os tatus-galinha são frequentemente vistos emparelhados. Os tatus-galinha são tipicamente animais solitários, portanto, é incomum a cena de serem vistos aos pares. Durante o emparelhamento, o macho permanece a poucos metros e ocasionalmente interage com a fêmea, outras ações acompanham o emparelhamento como toques dorsais, abanar o rabo, levantamento da cauda pela fêmea (que expõe a genitália), e cheirar e vigilância pelos machos, o que lhes permite manter a proximidade. Em alguns casos, pares de tatu foram observados compartilhando uma toca durante a temporada de acasalamento e reprodução.

O Acasalamento

Acredita-se que o macho mantenha essa proximidade com a fêmea para reivindicá-la e protegê-la de outros machos. É provável que manter tal proximidade permite que o macho perceba quando a fêmea é receptiva. As fêmeas parecem constantemente se afastar dos machos, o que pode ser um esforço para evitar que o macho se aproxime demais antes de estar pronta para acasalar. As secreções pelas glândulas anais podem ter um cheiro que muda quando uma fêmea se torna pronta para ovular.

A Cópula

As fêmeas têm um grande clitóris externo, enquanto os machos não têm um escroto externo e os testículos são internos. O trato reprodutivo feminino inclui um útero simples e ovários e ovidutos emparelhados. A maioria das fêmeas ovula uma vez por ano, geralmente no início do verão. A cópula ocorre durante essa época do ano, com a fêmea posicionada de costas.

Tatu Galinha Acasalamento

A Gestação

Durante a concepção, apenas um único óvulo é fertilizado. O blastocisto permanece no útero por cerca de 14 semanas antes da implantação. Durante esse tempo, os fluidos do revestimento uterino mantêm o blastocisto lubrificado e fornecem nutrientes. A reprodução do tatu-galinha envolve poliembrionia monozigótica. Ou seja, quando um blastocisto finalmente se implanta na parede do útero, ele brota em quatro embriões idênticos. Cada embrião desenvolve sua própria cavidade amniótica. Este processo embrionário quase sempre resulta no nascimento de quadrigêmeos idênticos. Os quádruplos são muitas vezes nascidos no início da primavera, após um período de gestação de cerca de 4 meses.

O Parto

O implante tardio permite que o parto aconteça durante a primavera, quando as temperaturas são muito mais quentes e a comida é abundante. Os jovens nascem em estado avançado de desenvolvimento, assemelhando-se muito aos seus homólogos adultos, mas menores em tamanho. Os olhos se abrem rapidamente, mas sua pele coriácea não endurece em sua armadura característica por algumas semanas. Jovens de ambos os sexos podem começar a se reproduzir já no verão seguinte ao nascimento, mas podem não atingir a maturidade sexual completa até os dois anos de idade. O pleno desenvolvimento e maturidade são atingidos aos 3 ou 4 anos de idade.

O Desenvolvimento

Os jovens normalmente nascem na primavera, mas não deixam suas tocas até o final da primavera ou início do verão, depois de pelo menos algumas semanas. Quando eles surgem, eles estão prontos para começar a procurar sua mãe. A mãe pode fornecer leite por até 2 a 3 meses antes do desmame. Após o desmame, os jovens podem permanecer com a mãe por alguns meses adicionais, mas nenhum relacionamento significativo de longo prazo ou relacionamento entre pais e filhos é conhecido. Um jovem tatu-galinha pode compartilhar uma toca e áreas de forrageamento com seus irmãos durante seu primeiro verão e início do outono.

Tatu Galinha e Filhotes

Tatu-Galinha: Longevidade

As expectativas de vida relatadas de tatus-galinha variam entre 7 e 8 anos a mais de 20 anos. Pelo menos um tatu-galinha em cativeiro chegou aos 23 anos de idade. Os juvenis têm uma taxa de mortalidade mais alta que os adultos. Os fatores que influenciam a longevidade de tatus-galinha incluem clima, predação e doenças.

Em virtude desta espécie não ter uma quantidade significativa de pelo ou gordura corporal, não lida bem com temperaturas frias. Um macho adulto grande não pode sobreviver por mais de 10 dias a 0 ° C sem morrer de fome. Quanto maior o animal, maior a probabilidade de sobreviver a temperaturas mais baixas. Outras condições ambientais, como a seca, também têm impacto na mortalidade de tatu-galinha. Em uma área que sofreu uma seca severa, conforme notícias,  a população de tatu-galinha desapareceu completamente devido a morte ou migração.

Veja também

Quantos Ovos Posso Comer Por Dia Para Emagrecer?

O resultado de uma recente pesquisa revelou que pessoas que afirmavam  tomar um  café da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *