Home / Animais / Tartaruga Pintada: Características, Nome Científico e Fotos

Tartaruga Pintada: Características, Nome Científico e Fotos

Uma das tartarugas mais atraentes para todos aqueles que amam répteis é a tartaruga pintada. Elas são muito populares como animais de estimação e, normalmente, estão sempre alertas e passam a maior parte do tempo evitando o contato com outros animais. No entanto, sem esperar, por agora eles se tornam submissos e podem ser tocados e acariciados. Se você quiser conhecê-lo completamente, continue a ler este artigo.

Características Principais da Tartaruga Pintada

A tartaruga pintada tem como nome científico chrysemys picta. São tartarugas que geralmente mergulham na água do recinto onde vivem e emergem rapidamente, apenas para ver se receberam alimentos. Suas necessidades são bastante modestas e são bastante resistentes se forem bem cuidadas. Estas tartarugas são consideradas as mais bonitas na aparência, embora tenham comportamento semelhante às outras tartarugas. E este animal não aparece em nenhuma lista de espécies ameaçadas.

Elas são considerados as tartarugas mais bonitas que habitam os Estados Unidos. Existem quatro subespécies que diferem principalmente na cor da casca. Elas podem ser verde escuro com plastrons vermelhos brilhantes e alguns rabiscos complexos. Tem redemoinhos e vários desenhos em amarelo pálido e preto que as faz se destacar de outras espécies.

Quando atingem a idade adulta, são capazes de atingir entre 27 e 38 cm se forem do sexo feminino e entre 12 e 15 se forem do sexo masculino. Como você pode ver, nesta espécie as fêmeas são muito maiores que os machos. Isso não ocorre em outras espécies de tartarugas. Para conforto e espaço, os machos são mais usados como animais de estimação. Com tamanho tão pequeno, são fáceis de manusear e precisam de menos espaço para viver em cativeiro.

Todas as tartarugas pintadas têm uma carapaça de azeitona a negra (concha superior) com marcas vermelhas ou laranja escuro nos escudos marginais (escamas aumentadas na concha), assim como listras vermelhas e amarelas na cabeça e no pescoço. A carapaça é larga, lisa e plana, e geralmente atinge 12 a 14 centímetros de comprimento, mas um indivíduo foi medido a 19,5 centímetros.

A tartaruga pintada na parte central da terra tem um plastrom amarelo ou castanho escuro (concha inferior) com uma “borboleta” mais escura e irregular ao longo da linha média.

Chrysemys Picta

Estas tartarugas são carnívoras quando são jovens. Elas se alimentam principalmente de peixes, grilos, vermes e comida flutuante de tartaruga. No entanto, à medida que amadurece, torna-se um animal herbívoro. Quando eles são mais velhos, eles podem ser vistos apreciando algumas folhas de alface, jacinto de água, couve e até lentilha.

Em cativeiro é mais comum alimentá-los com comida comercial, tendo em vista seu preço e conforto. Se você tem um jardim com uma lagoa, a tartaruga pintada vai comer as plantas aquáticas no recinto. Portanto, se temos plantas decorativas no seu recinto, elas são melhor feitas de plástico ou não duram nem dois dias.

Os alimentos que você precisa para se manter saudável devem ser saudáveis e variados. É muito comum encontrar necessidades nutricionais e problemas quando eles não são bem alimentados. Os principais sintomas que podemos encontrar são defeitos em seu escudo. Tendo em conta estes sintomas, devemos mudar rapidamente a sua dieta para um mais saudável e mais variada.

Habitat e Distribuição da Tartaruga Pintada

A tartaruga pintada tornou-se difundida e difundida nos Estados Unidos. Eles são encontrados principalmente nas áreas de fronteira com o Canadá para o México.

Tartarugas pintadas habitam corpos de água, como lagoas, pântanos, lagos e riachos lentos, que têm um fundo macio e fornecem locais de sobreaquecimento abundante e vegetação aquática. Estas tartarugas muitas vezes aquecem em linhas costeiras ou em troncos e rochas que se projetam da água. A tartaruga pintada na parte central hiberna no fundo dos corpos de água.

Reprodução da Tartaruga Pintada

Sua reprodução em cativeiro é bastante fácil e direta. Os adultos esperam a primavera para acasalar e as fêmeas colocam até três ninhadas entre 6 e 10 ovos ao longo do ano.

Como acontece com a maioria das tartarugas, a temperatura em que os ovos são expostos determinará o sexo da prole. Ovos que são incubados a menos de 27 graus são do sexo masculino. Aqueles com mais de 30 anos serão mulheres.

Para cuidar bem dos jovens, o ambiente deve ser mantido calmo e limpo. A água deve ser filtrada e ter plantas vivas, flutuantes e submersas. Eles se alimentam de insetos, pequenos peixes e larvas.

Biologia da Tartaruga Pintada

Algumas tartarugas pintadas podem levar até cinco anos para atingir a maturidade sexual. As fêmeas nidificam entre o final de maio e o início de julho, cavando seu ninho em solos argilosos ou arenosos em áreas ensolaradas. A embreagem contém de três a 14 ovos. Filhotes podem emergir no outono, mas às vezes hibernam no ninho e emergem na primavera seguinte. Eles podem sobreviver a temperaturas de até -9ºC, porque contêm um anticongelante biológico que impede o congelamento dos tecidos. A temperatura do ninho durante a incubação determina o sexo da prole.

As tartarugas pintadas são em grande parte diurnas (ativas durante o dia, e não à noite). Indivíduos às vezes se deslocam longas distâncias de um corpo d’água para outro ou em busca de locais de nidificação. Estas tartarugas são alimentadores oportunistas e comem algas, invertebrados, peixes, sapos, carniça e vegetação. Alguns indivíduos vivem por 30 a 40 anos em estado selvagem.

Cuidados e Criação da Tartaruga Pintada

Este réptil precisa de vários cuidados para que esteja em perfeitas condições e possa viver por muitos anos. Porém como criar essa espécie de tartaruga seja num ambiente interno ou ao ar livre? Vejamos agora:

Ambiente interno: A primeira coisa que temos que levar em conta é o lugar onde o animal vai morar ao criar essa tartaruga. A construção deste recinto pode ser fácil ou difícil dependendo se temos um macho ou uma fêmea. Se quisermos ter uma fêmea, devemos saber que seu tamanho será muito maior, então o gabinete precisará de mais espaço.

Uma banheira grande será suficiente para ter três ou quatro adultos. Este gabinete precisa de um sistema de filtragem para manter a água em bom estado. Além disso, requer uma lâmpada com lâmpadas UVB e uma mancha solar com uma lâmpada de 100 watts que impacta a partir de cima.

Como é normal para estes animais, a tartaruga pintada adora sol e calor. Portanto, é aconselhável adicionar um aquecedor submersível de 250 watts para que a temperatura da água seja elevada alguns graus a mais. A temperatura ideal para estas tartarugas é entre 26 e 28 graus. Para cuidar dos jovens, um aquário de pelo menos 20 galões poderia ser usado.

Ambiente ao ar livre: Também se pode ter essa tartaruga em cativeiro do lado de fora. Elas podem viver em lagoas ao ar livre e permanecer saudáveis. Elas não podem resistir a ambientes mais frios, por isso estarão alertas durante todo o ano. Uma vez que amam o sol, você pode adicionar galhos e pilhas de rochas para que elas saiam por um tempo. Uma boa sugestão é pôr muita vegetação aquática.

Sob nenhuma circunstância devemos liberar esses animais de estimação para o habitat selvagem. Temos que ser pessoas responsáveis com os animais que temos. Caso contrário, existem inúmeros efeitos negativos para as tartarugas nativas de onde moramos. Se a tartaruga pintada for liberada em um ecossistema selvagem que não é dele, doenças contagiosas podem ser introduzidas e a hibridização de espécies entre espécies introduzidas e nativas pode ser introduzida. Tudo isso leva a uma perda genética na evolução das espécies e uma interrupção das gerações.

Há também muitas tartarugas em cativeiro que foram libertadas no habitat selvagem e não sobrevivem. Isso ocorre porque eles não são capazes de resistir a mudanças climáticas extremas e, sendo fracos, são vítimas de predadores.

Outra condição para cuidar bem deles é a manipulação. Embora a princípio estejam sempre alertas e evitando a presença de todos os seres vivos, elas acabam se tornando mansas. Isso as torna capazes de alimentá-las manualmente.

Deve-se mencionar que, como são tartarugas aquáticas, elas não devem ser consideradas animais manipuláveis. Se queremos que nossa tartaruga não esteja estressada e se sinta segura conosco, não devemos manipulá-la continuamente.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *