Home / Animais / Spitz Alemão Branco, Preto e Gigante

Spitz Alemão Branco, Preto e Gigante

Dessa vez o nome tem mesmo haver com a origem. O spitz alemão é mesmo uma espécie de canídeo nativo da Alemanha. Essa raça de cão existe em cinco variedades de tamanho, cada uma aceitando cores diferentes. Todos os modelos da raça compartilham as mesmas características físicas: orelhas pequenas, pontiagudas e eretas, e uma cauda orgulhosamente erguida “em trombeta” acima dos posteriores.

Branco, Preto e Gigante

Os cães spitz alemão provavelmente descendem dos antigos cães pastores da Idade da Pedra. Vestígios podem ser encontrados na Antiguidade e, na Idade Média. É provável que a variedade conhecida como keeshond seja o mais próximo dos ancestrais originais. A diversificação e miniaturização dos modelos são realmente acentuada pela seleção, da era vitoriana (segunda metade do século 19).

Apenas os cães spitz alemão gigantes, brancos e negros são conhecidos desde o início; a cor laranja apareceu mais tarde. Thomas Gainsborough no século 18 fez uma pintura de um spitz anão, mas não foi até o reinado de Rainha Victoria no início do século 19 que o spitz alemão anão (ou lulu da Pomerânia, como era chamado na época), ganhou destaque, até mesmo superando o pequeno pug britânico.

O spitz alemão gigante (em alemão grossspitz), é a segunda maior variedade, admite três cores de vestido, preto, marrom e branco. O spitz gigante é o maior dentre todos da raça. Todos os spitz alemães têm um corpo com forma quadrada, com uma cauda de alta gama enrolada nas costas. A cabeça em forma de cunha é uma reminiscência da raposa. São cães de tamanho médio para canídeos familiaris, e pequenas orelhas triangulares bem espaçadas.

Ao contrário das variedades menores, o spitz gigante deve ter todos os seus dentes. O padrão especifica que, para ser considerado um spitz gigante, a razão entre o comprimento do focinho em relação ao crânio é cerca de dois terços. Os spitz alemães, como um todo, tem um colar imponente, como uma juba e uma cauda na pluma.

Spitz Alemão Branco, Preto e Gigante
Spitz Alemão Branco, Preto e Gigante

Todos os spitz alemães têm uma camada dupla: na capa, um cabelo comprido, rígido e espalhado, e uma espécie de sub-pêlo como enchimento espesso e curto. Este cabelo duplo não cobre a cabeça, orelhas ou membros anteriores e pés, coberto com um cabelo curto e denso semelhante a veludo.

O spitz gigante admite três cores: a cor preta lacada sem traços de branco e sem qualquer marca, um marrom escuro uniforme ou branco puro, sem qualquer sombra, sem coloração amarelada nas orelhas. É um cão que mede cerca de 46 ± 4 centímetros na cernelha e cujo peso atinge em média 15 a 20 kg. Não deve ser confundido com o Wolfspitz, também chamado de Keeshond. Embora sejam bem parecidos, este último é considerado uma raça separada pelo kernell club.

As Variedades de Spitz Alemães

Spitz alemães são semelhantes em aparência, mas variam em cor. A raça alemã spitz é geralmente preta, dourada/creme e preta ou branca; mas o standard (mittelspitz/spitz médio), o small (kleinspitz/spitz pequeno) e o dwarf (nainspitz/lulu da pomerânia)também podem ter várias combinações de cores. Todas os spitz alemães têm uma cabeça semelhante a um lobo ou uma raposa, um casaco duplo, orelhas triangulares altas e uma cauda enrolada nas costas. Embora o kleinspitz e o lulu da pomerânia pareçam idênticos, são variações diferentes da raça.

O spitz médio ou mittelspitz possui altura na cernelha de 34 cm ± 4 cm e suas cores aceitas são preto, marrom, branco, laranja, cinza-lobo, creme, etc.

O pequeno spitz ou kleinspitz possui a altura na cernelha de 26 cm ± 3 cm e suas cores aceitas são preto, marrom, branco, laranja, cinza-lobo, creme, etc.

E o lulu da pomerânia ou nain spitz possui a altura na cernelha de 20 cm ± 2 cm e suas cores aceitas são preto, marrom, branco, laranja, cinza-lobo, creme, etc.

Características de Comportamento

O spitz alemão é um cão muito alerta, alegre e gentil que faz de tudo para agradar seus humanos a quem ele é muito apegado. Ele particularmente aprecia a presença de crianças. É um cão brincalhão que coloca alegria na casa.

Por outro lado, o spitz alemão desconfia de pessoas de fora da família. É por isso que ele é um bom cão alerta sem nunca ser agressivo. Ele aceita muito bem a presença de outros animais em sua família. É também um cão que tolera a solidão. O que cada uma dessas características quer dizer?

O spitz alemão tende a ser um cão de guarda mas sem agressividade física. Seu apego aos donos o torna um pouco possessivo e se incomoda intensamente com presenças de estranhos. É um cão que late muito e intensamente, o que o torna bom para alertar, mas irritante pra vizinhos.

Sua tranquilidade em ficar só o torna bom para ambientes fechados como apartamentos, mas o treinamento adequado desde pequeno é incentivado para que não se torne um cão, arisco e barulhento. É muito ativo e brincalhão. Bem treinado, se torna uma excelente companhia inclusive para crianças e outros animais domésticos.

Os Cuidados Recomendados

Embora de fato seja um cão que fique tranquilo em residências sem quintal, é óbvio que recomendamos algum espaço diário pra o cão se sentir livre. Como todo cão, o spitz também precisa gastar suas energias por algumas horas ou muitos minutos, durante as quais ele pode se exercitar e, especialmente, passar tempo com seus humanos.

A pele bonita do spitz alemão requer cuidados. É necessário escová-lo algumas vezes por semana, ou até mesmo todos os dias, para manter a beleza de seus cabelos ou, do contrário, eles enrolarão e criarão nós. Seus pêlos sofrem muda duas vezes por ano, durante o qual ele perde muito cabelo.

É um cão com muita tendência a engordar. Por isso, uma dieta de qualidade e especialmente adaptada à sua idade, ao seu estado de saúde e ao seu exercício físico é algo que merece atenção frequente. Esteja sempre atento ao desenvolvimento do spitz. Tenha cuidado para monitorar as quantidades de suas rações e a qualidade de suas atividades.

O Spitz alemão tem uma saúde robusta. Como um bom alemão, ele não teme o frio mas não fica muito bem no calor, graças ao seu pêlo espesso. Mas, falando de seu pêlo, evite excesso de água para lavá-lo e de preferência para shampoo seco. Embora este cão não tenha muitos problemas de saúde peculiares à sua raça, as visitas a profissionais especializados em seu asseio e saúde é sempre o ideal.

Veja também

Habitat do Ratel: Onde Eles Vivem?

É impressionante como é grande a variedade de espécies animais existentes em nosso planeta; por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *