Home / Animais / Siri Açu Características e Fotos

Siri Açu Características e Fotos

O callinectes exasperatus (mais conhecido como siri do mangue) é um decápode da família dos portunídeos, invariavelmente visto pelo litoral oceânico e estuário do estado da Bahia, especialmente onde há um nível de salinidade inferior. Daí a preferência por mangues ou docas onde a água de rios mistura-se com o mar. Pode se dizer que o siri e o caranguejo são primos, levando-se em consideração as semelhanças morfológicas e de comportamento.

A considerada principal distinção está no último par de pernas que, nos siris, são semelhantes a nadadeiras (algo inexistente em caranguejos). Essa característica confere aos siris uma significativa vantagem quando em movimentação dentro d’água onde caranguejos são visivelmente limitados precisando de apoios pra locomoção lenta.

Siri Açu Características e Fotos

O callinectes exasperatusm ou siri-açu, como também é conhecido, é proporcionalmente maior no seu estado adulto que outros siris, o que lhe confere o status de maior das espécies. Sua carapaça de carbono de cálcio é larga com terminais espinhados. O callinectes exasperatusm é acinzentado azulado desde o centro da carapaça se expandindo e mudando a nuance da coloração até as patas, onde a cor vai ficando amarronzada.

A extremidade de algumas de suas garras possuem um tom de azul bem vívido. Diferente dos primos caranguejos, os siris tem dez patas: duas semelhante a nadadeiras como já dito, para facilitar a locomoção do decápode em ambiente aquático. Em terra, a espécie usa basicamente as quatro patas logo abaixo do centro de sua carapaça e movimenta-se de lado. Sua cabeça e tórax formam um único monobloco na carapaça, interligado as garras quais mecanismos de defesa, caça e utensílios na função semelhante a “talheres”.

A maturidade do callinectes exasperatusm é morosa e paulatina, em função do desenvolvimento da carapaça. Esse crescimento atinge seu auge quando quando ocorre um primeiro estágio de ‘muda’, em que o invólucro calcário se rompe pela primeira vez e dá-se uma mudança cartilaginosa.

A partir de então, esses estágios de mudança acontecem geralmente duas vezes ao ano, especialmente quando a espécie encontra uma quantidade maior de alimentos, adquirindo assim peso com maior rapidez. À medida que vão se tornando cada vez mais adultos, essa espécie de ‘muda” diminui consideravelmente até deixar de ocorrer mais.

Dieta e Comportamento

Semelhante a outros portunídeos, o siri-açu também alimenta-se de restos de animais mortos, em geral dos peixes e outros frutos do mar. Como dito, isso é uma característica comum na família desses crustáceos. A seletividade nessa dieta depende inteiramente da localização e ambiente de habitat em que a espécie se encontrar. Quanto mais produtivo o mangue, mais seleto será a dieta do siri do mangue.

A fêmea do callinectes exasperatusm é capaz de incubar por cerca de duas semanas a incrível quantidade superior a dois mil ovos num invólucro especial em seu abdômen, a uma temperatura ambiente média de 25°C. Após décimo oitavo dia, a espécie passa de zoea para megalopa em seu estágio. Durante a primeira semana, o desenvolvimento inicial atinge seu primeiro estágio em água, e a duração desse desenvolvimento enquanto larva dura quase um mês inteiro.

O Siri Açu no Brasil

Siri Açu na Areia
Siri Açu na Areia

A pesca do callinectes exasperatusm é a principal atividade na comunidade baiana de Canavieiras, tanto nos estuários quanto nas áreas marinhas da localidade. Esta pesca artesanal é, na maioria dos casos, a principal fonte de renda e meio de subsistência local. é claro que toda a pescaria regional não se limita somente ao siri do mangue mas a toda a vida marinha permissível e comercializável.

Porém, muitos se especializam mesmo na aquisição de mariscagem e crustáceos tais como o callinectes exasperatusm, bem como também o goniopsis cruentata, o cardizhoma guanhumi, o ucides cordatus, o callinectes danae e o callinectes bocourt. É assim tanto no distrito de Canavieiras como nas regiões do entorno.

Tais atividades de pesca são atividades pesadas, feitas arduamente, embora existam as marisqueiras pra auxiliar na tarefa, que abarcam antes das 5h da manhã aproveitando as condições de maré para deslocarem-se rumo aos mangues melhor produtores. Tais atividades são reduzidas a quase inatividade em climas invernosos, visto que a maioria dessas marisqueiras das comunidades locais são inadequadas para atividades nos mangue quando muito frio.

A coleta especialmente do siri envolve mergulhar o braço em buracos em geral muito profundos onde a temperatura já costuma ser normalmente fria, e piora em climas mais frios. Geralmente nessa situação aumenta a tentativa de realizar a atividade através de iscas adaptadas para a coleta do siri, mas trata-se de um método comparativamente menos eficiente.

Espécie Ameaçada?

A maioria dos crustáceos vítimas do extrativismo em Canavieiras e proximidades estão ameaçados de extinção, visto que as atividades de coleta e extração estão ocorrendo no período reprodução e desenvolvimento das espécies, o chamado período de defeso.

O auxílio de governantes, que cadastram pescadores e afins para ganharem uma compensação financeira nesse período e pararem suas atividades ainda é muito limitado e insuficiente. Com efeito, muitos não interrompem a extração que garante seu sustento.

A culinária local tem na extração de crustáceos a sua maior garantia de clientela, qual mercado de gastronomia tradicional e muito procurado e apreciado, tanto pelos nativos quanto pelos turistas. O siri-de-mangue é higienizado e cozido ainda vivo, garantindo assim que a carne da espécie preserve seu frescor, normalmente sendo apreciado apenas com água e sal com acompanhamento de pirão e limão. Uma gastronomia mais enriquecida acrescenta outros temperos variados tanto para o deleite da carne quanto para dar mais sabor ao pirão.

Em função de todo esse interesse comercial e aumento de inovações gastronômicas envolvendo os crustáceos como o siri açu, faz-se necessário maior e melhor política de ação no combate a extinção e real sucesso de conservação das espécies nas regiões do Estado. Infelizmente, porém, não existe a priori nenhuma ação concreta estruturada pra garantir essa sobrevivência e o temor que ameaça as espécies tem aumentado a cada ano.

Gostou desse artigo? E que tal saber mais sobre o bioma manguezal. Temos um artigo no blog mundo ecologia que te fará viajar nas curiosidades deste ecossistema, falando sobre a vida, a localização e tudo mais sobre os mangues. Clique aqui para saber mais …

Veja também

Mosca do Chifre: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

A Mosca de Chifre Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *