Home / Animais / Reprodução do Urso: Filhotes e Tempo de Gestação

Reprodução do Urso: Filhotes e Tempo de Gestação

Um homem viaja por uma estrada sinistra, rumo a uma cidade hostil. Em sentido contrário, 42 jovens mal intencionados e zombadores investem, covardemente , contra aquele homem solitário, gritando palavras ameaçadoras e ofensivas. Sem alternativas aquele homem, implora a Deus por ajuda, enquanto se prepara para o pior. Quando tudo parece perdido, duas ursas aparecem no cenário e mata aqueles jovens malfeitores.

Este breve resumo de uma ocorrência  envolvendo um profeta do Senhor, chamado Eliseu, ilustra como a ira e o julgamento de Deus é representado por ursas que tiveram seus filhotes roubados. Num outro cenário, a punição que haveria de sobrevir sobre o povo escolhido por Deus, em virtude de cometerem adultério espiritual, se deixando seduzir por costumes pagãos, Deus disse: “- Como ursa roubada dos seus filhos, os encontrarei, e lhes romperei as teias do coração…as feras dos campos os despedaçarão.” (Oseias 13:8)

Registros como estes encontrados nas Escrituras Sagradas, que associam a figura da ursa, feroz em defesa dos seus filhotes, ao flagelo contra humanos perversos e ao castigo implacável  do Divino contra os pecadores, são encontrados também em lendas de muitos povos antigos e retratam um cenário real do comportamento deste animal, durante as fases iniciais de vida dos seus filhotes.

Reprodução do Urso: Filhotes e Tempo de Gestacão

O tempo de gestação dos mamíferos varia de espécie para espécie, esta variação depende da estrutura da placenta, dentro do útero e a complexidade das ramificações de troca de nutrientes entre a mãe e o bebe. Nas ursas estas ramificações são muito simples quando comparadas com as do rato, por exemplo, que tem período curto de gestação (três semanas).

Obviamente o tamanho do mamíferos é outro fator determinante para o tempo de gestação,e a comparação entre a gestação do rato e a da ursa se torna desproporcional, entretanto o porco espinho (2 meses) e o balbuino (6 meses), são animais de mesmo porte com tempo de gestação bem distintas, em função das tais ramificações.

A maturidade em que o filhote nasce também depende da seleção natural, um antílope, por exemplo, precisa nascer pronto para correr, enquanto um rato, que mencionamos, nasce ainda cego e sem pele. A tabela a seguir apresenta o tempo de gestação de algumas espécies de urso:

Reprodução do Urso Filhote

Urso Polar – 195 a 265 dias:

Urso de Óculos – 215 dias;

Urso Negro – 210 a 215 dias;

Panda Gigante – 95 a 160 dias;

Urso Pardo – 180 a 270 dias.

Em um trecho do artigo: Tempo de Vida do Urso e Ciclo de Vida de Cada Espécie, foi mencionado que…”Dependendo da espécie a gestação varia de 90 a 266 dias, pois as fêmeas, num processo chamado implantação tardia, suspende o desenvolvimento do feto, enquanto acumula energias e reativam a gravidez quando finalmente se estabelecem num local seguro e protegido onde possa hibernar”. Vamos aprofundar um pouco este conceito crucial para o tempo de gestação.

Após a fecundação é formado o zigoto, que passa por divisões mióticas até formar um indivíduo. Esses eventos sucessivos que envolvem diferenciação celular são denominados embriogênese e se dividem em: segmentação, granulação e organogênese. Durante a etapa de segmentação, ocorrem outras etapas chamadas clivagens, dando origem a blastômeros. Este é o ponto, quanto maior a quantidade de vitelos, menor será a velocidade de divisão celular, retardando a implantação embrionária. Nas ursas, este processo de retardo ocorre naturalmente, em virtude das evoluções  decorrentes da necessidade de adaptação a variações climáticas extremas.

Reprodução do Urso: Filhotes

Via de regra ursos adultos vivem uma vida solitária perambulando dentro do seu território procurando alimentos. Só se aproximam de outros de sua mesma espécie em épocas de acasalamento, por volta do quinto aniversário, em sua maioria como veremos:

Urso Polar : fêmea 4 anos e machos 5 anos;

Urso Polar

Urso Pardo: 5 anos tanto machos, como fêmeas;

Urso Pardo

Urso de Óculos : entre 4 e 7 anos de idade, ambos os sexos;

Urso de Óculos

Urso Negro: entre 5 e 6 anos de idade, ambos os sexos;

Urso Negro

Panda Gigante: não há consenso, mas estima-se que após quase dez anos;

Panda Gigante

Reprodução do Urso: Filhotes

Cuidados Parentais

Os jovens adultos são protegidos e ensinados por suas mães, desde a tenra idade até os dois anos de idade, desde 450 gr. até cerca de 45 kg., e durante esta fase de aprendizados a capacidade de brincar, que é única entre no reino animal, é fundamental para que aprendam as técnicas de luta, caça e acasalamento. Nestas brincadeiras também se aprende noções de hierarquia, que na fase adulta protege o indivíduo de muitos conflitos potencialmente perigosos.

A ninhada dos ursos produz um indivíduo, talvez dois e raramente mais do que isso. A mãe ursa antes do nascimento terá programado a data e preparado um local conveniente para o trabalho de parto. Os filhotes são extremamente vulneráveis ao nascer, não enxergam, não tem dentes, praticamente sem pelos e pesando em torno de meio quilo, em espécies maiores, totalmente sem chances de sobrevivência sem o amparo da mãe.

A narrativa da Bíblia, acerca de duas ursas saírem do mato e atacarem os jovens na estrada, ilustra o estado de espírito de uma ursa, neste momento de sua vida, caso suas crias lhe fossem tiradas. Há situações documentadas de ursa defendendo seus filhotes, contra o ataque de machos, muito maiores do que elas, desejosos de matar seus filhotes, pra induzi-la a entrar no cio.

A taxa de reprodução entre os ursos é considerada uma das mais baixas entre os mamíferos em virtude de alguns fatores característicos:

Idade tardia para maturidade sexual – raramente antes dos 5 anos de idade;

Período gestacional longo – A gestação dura quase o mesmo tempo da humana, entre 7 e 9 meses;

Extenso cuidado parental – Os filhotes dependem dos cuidados da mãe quase até os dois anos de vida;

Abstinência sexual – Mesmo depois de criados seus filhotes, a fêmea não volta a se tornar receptiva sexualmente, até por três anos;

Intolerância ao incesto – Algumas espécies evitam intimidades com parentes consanguíneos.

Veja em – “Tempo de Vida do Urso e Ciclo de Vida de Cada Espécie”, matéria recentemente publicada de Mundo Ecologia, analise descritiva de cada uma destas etapas das raças mais conhecidas de ursos. Deixe seu comentário.

 

Veja também

Besouro Preto e Grande na Mão de uma Pessoa

Besouro é Perigoso? Ele Morde? Tem Veneno Nocivo?

Os besouros são uma parte importante da estrutura natural do ambiente humano e constituem um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *