Home / Animais / Raça de Cavalo Akhal- Teké: Características, Fotos e História

Raça de Cavalo Akhal- Teké: Características, Fotos e História

Akhal-Teké é uma das raças atuais de cavalo (nome científico Equus ferus caballus), que recebe esse nome em particular em razão dos ancestrais da raça serem oriundos de uma das ramificações das tribos Teke.

Esses cavalos estão listados com uma das raças mais bonitas e também mais caras do mundo, ao lado de raças como o cavalo árabe, cavalo crioulo, Quarto de Milha, Mangalarga Marchador, Apallosa, Tinker, entre outras.

É importante considerar que mesmo que 80 % dos cavalos no Brasil sejam destinados ao trabalho, os 20 % (considerados de raça mais nobre) destinados ao esporte e lazer possuem o maior impacto sobre o mercado. Muitas raças são inclusive leiloadas pela internet e pela televisão. Acredita-se que esse comércio movimente atualmente no Brasil cerca de R$ 12 bilhões por ano.

Comércio de Cavalos no Brasil
Comércio de Cavalos no Brasil

Fatores que favorecem que um cavalo tenha alto valor de mercado são raça, linhagem, idade e condição física.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais especificamente sobre a raça e cavalo Akhal- Teké, suas características, fotos e história.

Então venha conosco e boa leitura.

Curiosidades Gerais Sobre os Cavalos

As fêmeas dos cavalos recebem a denominação de égua; Machos não castrados recebem o nome de garanhão; ao passo que, quando castrados, a denominação empregada é capão. Os filhotes também podem ser chamados de potros.

A velocidade é um fator de grande importância para que esses animais fujam dos predadores. Embora a maioria dos cavalos atuais seja doméstica, em meio silvestre são encontrados em grupos liderados por uma fêmea.

Em relação à velocidade, o cavalo puro sangue inglês (raça mais indicada para emprego no hipismo) é considerado o mais veloz de todos, alcançando a incrível marca de 17 metros por segundo, ou seja, 60 Km/h.

Estes animais possuem a expectativa de vida compreendida entre 25 e 40 anos. Foram introduzidos no Brasil em três momentos históricos: o primeiro deles em 1534, na Ilha de São Vicente; o segundo momento em Pernambuco, no ano de 1535; e o terceiro momento, na Bahia, através de Tomé de Souza.

Curiosidades Gerais Sobre os Cavalos: Colorações Possíveis

De uma raça a outra, ou até mesmo dentro de uma própria raça, é possível encontrar diversos padrões de coloração.

Os principais ‘padrões’ incluem o zaino (semelhante ao mogno polido); zaino negro; negro; alazão (várias nuances de castanho-avermelhado); lobuno (dourado ou preto com reflexos azulados); tordilho (círculos de pêlo negro); baio; rosilho (duas ou mais cores de pelagens misturadas); overo (pêlo branco com manchas escuras e irregulares); branco; pintado; e palomino (dourado-claro).

Raça de Cavalo Akhal- Teké: Características, Fotos e História

Acredita-se que o cavalo Akhal-Teké seja o descendente mais próximo do cavalo de guerra Turcomenistão. Os primeiros cavalos da raça foram selecionados com base em critérios como resistência e velocidade.

Esta raça é oriunda do oásis no deserto de Karakum.

Estes cavalos possuem importante participação em muitos contextos históricos, tais como a guerra entre Rússia e China, ocorrida no final do século 19.

Em relação às características físicas, um cavalo considerado típico da raça possui comprimento entre 1,4 a 1,7 metros; e altura, de 1,5 a 1,6 metros ao nível do ombro. O peso médio de um cavalo adulto é de 450 quilos.

A cabeça é fina, adquirindo um aspecto retilíneo ou levemente convexo. As orelhas são alongadas e em formato de amêndoa. Possuem costas musculosas com pescoço alongado e garupa plana. Os membros são finos, porem bastante fortes e resistentes.

É possível encontrar uma ampla variedade de colorações dentro da raça, sendo elas o preto, castanho, pernilo, cinza, cremello, bahia e dourado (palomino e bucksins). Em todas as cores (especialmente no caso da dourada e da bahia), é possível perceber nuances metálicas, sendo uma característica especialmente útil para auxiliar a camuflagem no deserto.

A raça é bastante resiliente e resistente, podendo suportar grandes adversidades, tais como pouca oferta de comida e de água; o porte atl´tico também permite que sejam empregados em saltos, corrida, adestramento e equitação de resistência.

Em relação à resistência, há relatos de que um destes cavalos conseguiu completar uma distância estimada em 4.155 quilômetros, dentro do período de 84 dias. Nesta distância, foi contabilizado 400 quilômetro de deserto, trecho no qual o animal recebeu pouca comida e água.

Akhal- Teké Andando na Areia
Akhal- Teké Andando na Areia

A superioridade genética do Akhal- Teké permite que esses cavalos sejam inclusive empregados no desenvolvimento de novas raças.

Os Akhal- Teké eram considerados cavalos de corrida pelos turcomanos , logo eram preparados especialmente para este finalidade, a começar pela dieta à base de alfafa, ovos, bolo de gordura de carneiro, cevada  bolos de farinha.

Esta raça é considerada anciã e com milhares de anos de história, contudo possui mais cavalos ‘puros’ (mesmo com os boatos de que Akhla-Teké puros existem ao Norte do Irã). O último garanhão puro teria morrido em 1998, e a última égua em 1991.

Conhecendo Outras Raças

Raça de Cavalo Quarto de Milha
Raça de Cavalo Quarto de Milha

Outras raças de cavalo de grande procura são o Quarto de milha (conhecido pelo tronco harmonioso, focinho estreito, orelhas pequenas e grande capacidade de corrida); o Mangalarga Marchador (leve, porém forte e musculoso); o cavalo árabe; o cavalo crioulo (cuja a cabeça é curta, larga e em formato de pirâmide); o cavalo Apallosa (de grande força, pelagem diferenciada e pernas musculosas); o Rock Mountain Horse; o cavalo Tinker (de origem irlandesa, densa pelagem e musculatura); o cavalo Trakehner; o cavalo Perchelon (de origem francesa, conhecido pela sua notável corpulência); o cavalo Friesian (cor negra característica); o cavalo Mustang; o cavalo Paint House; o cavlo Clydesdale; o cavalo Morgan; entre inúmeras outras raças.

*

Agora que você já conhece importantes informações sobre a raça de cavalo akhal-Teké, nossa equipe o convida a continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Labovet. As 10 raças de cavalos mais caras do mundo. Disponível em: < https://labovet.com.br/blog-grandes-animais/as-10-racas-de-cavalos-mais-caras-do-mundo/>;

Lance Rural. Aos apaixonados por cavalo: conheça alguns dos equinos mais bonitos do mundo. Disponível em: < https://www.lancerural.com.br/aos-apaixonados-por-cavalo-conheca-alguns-dos-equinos-mais-bonitos-do-mundo/>;

Portal São Francisco. Akhal-Teké. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/akhal-teke>;

Wikipédia. Cavalo. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *