Home / Animais / Quantos Dedos Tem um Chimpanzé? O Que Protege Seu Corpo?

Quantos Dedos Tem um Chimpanzé? O Que Protege Seu Corpo?

As mãos dos chimpanzés em comparação com mãos humanas são muito mais longas e mais estreitas. Como o polegar não é tão comprido, ele apenas se encontra com a palma da mão, enquanto os outros quatro dedos do chimpanzé se estendem para cima. Como resultado, chimpanzés e orangotangos não têm polegares opositores como nós.

Os gorilas também parecem ter herdado nossa estrutura de mãos mais primitiva. Como mãos humanas, as mãos dos gorilas têm cinco dedos, incluindo um polegar oponível. Os pés de gorila também são semelhantes aos nossos. Cada pé de gorila tem cinco dedos, mas seu dedão é oponível e pode se mover com muito mais flexibilidade do que o nosso.

Os Primatas

Existem cerca de 233 espécies na ordem Primatas. Os primatas variam em tamanho, desde o minúsculo sagui-pigmeu que pesa menos de 3 onças até o grande gorila da montanha que pesa cerca de 400 libras. A maioria das espécies de primatas é encontrada em florestas subtropicais ou tropicais e muitas espécies vivem em árvores.

Os primatas têm cinco dedos na mão e cinco dedos nos pés. A maioria das espécies tem unhas em vez de garras e têm almofadas sensíveis ao toque em cada um dos dígitos. As mãos e os pés de todos os primatas, exceto os humanos, são projetados para serem agarrados. Os seres humanos têm mãos projetadas para agarrar, mas não pés!

Os seres humanos têm polegares opositores. Isso significa que eles podem cruzar o polegar para o lado oposto da mão e tocar o polegar nos dedos. Polegares oponentes tornam mais fácil segurar e manipular objetos! Os primatas têm articulações flexíveis nos ombros e fortes clavículas ou clavículas que os ajudam a usar os braços com mais eficácia do que outras espécies de animais. A maioria dos primatas pode manter seus corpos eretos e algumas espécies, incluindo os humanos, podem andar com duas pernas em vez de quatro.

Os primatas têm cérebros grandes em comparação com o tamanho do corpo, e os primatas são muito inteligentes. A maioria dos primatas não tem um olfato tão bom quanto outros mamíferos, porque a região olfativa do cérebro que controla o olfato é menor em comparação com outras regiões do cérebro. A maioria das espécies de primatas tem uma visão muito boa e algumas espécies podem ver cores.

A maioria das espécies de primatas vive em grupos sociais e é muito vocal. Algumas espécies de primatas são herbívoros , outras são insectívoras, algumas são carnívoras e outras são onívoras .

Mãos Primitivas

Uma mão capaz de apreender com precisão foi “uma das primeiras adaptações” entre os membros da linha humana, possivelmente porque tornou nossos ancestrais melhores na coleta de uma variedade maior de alimentos, e não originalmente porque os tornou melhores fabricantes de ferramentas. E se as mãos humanas mantiveram em grande parte o estado “primitivo”, ele acrescenta, as mudanças mais importantes que levaram à fabricação de ferramentas teriam sido “neurológicas” – isto é, o resultado do aumento e evolução do cérebro humano e sua capacidade de planejar adiante e coordenar melhor os movimentos das mãos.

Modo de Vida do Chimpanzé

Os chimpanzés são onívoros. Eles dependem muito de uma grande variedade de frutas e folhas, mas também comem insetos, cascas, ovos, nozes e até caçam macacos e outros pequenos animais para obter carne. Além disso, há evidências de que, além de sua dieta regular, os chimpanzés podem comer certas plantas por seu valor medicinal, como acalmar uma dor de estômago ou livrar-se de parasitas intestinais.

Homem X Chimpanzé

Os seres humanos não são descendentes diretos de chimpanzés, gorilas ou qualquer outro grande macaco. A teoria da evolução sugere que compartilhamos um ancestral comum – uma criatura semelhante a um macaco que viveu milhões de anos atrás.

É claro que existem muitas diferenças entre as duas espécies – ficamos com duas pernas, temos cérebros maiores e somos relativamente sem pelos. Mas, à medida que descobrimos cada vez mais sobre nossos primos inteligentes e brincalhões no reino animal, vale a pena refletir sobre o número impressionante de características que compartilhamos, e não as diferenças que nos separam. Assim como os humanos merecem segurança, proteção e amor, os chimpanzés também.

Características dos Chimpanzés

Existem quatro subpopulações do chimpanzé – o chimpanzé ocidental, o chimpanzé Nigéria-Camarões, o chimpanzé central e o chimpanzé oriental. Os chimpanzés são um de nossos parentes mais próximos, compartilhando 98% de seus genes conosco. Eles têm corpos grossos, com pernas curtas, polegares oponíveis, sem cauda e braços longos com 1,5 vezes a altura que se estendem além dos joelhos. Grande parte do corpo está coberto de longos cabelos negros, mas o rosto, as orelhas, os dedos das mãos e dos pés estão nus.

Eles são inteligentes, curiosos, barulhentos e sociais. Os chimpanzés vivem em comunidades frouxas, que podem numerar de dez a mais de 100 indivíduos. Eles podem compartilhar um ambiente doméstico que protegem dos intrusos e, às vezes, procuram alimentos em grupos. Eles exibem padrões complexos de comportamento, muitos dos quais são aprendidos e podem resolver problemas, planejar eventos antecipados, além de criar e usar ferramentas. Eles ainda foram vistos utilizando plantas medicinais para uma variedade de doenças.

Fatos Sobre os Chimpanzés

– Os chimpanzés não apenas lutam, mas se envolvem em uma forma primitiva de guerra brutal. A primeira guerra de longo prazo registrada estourou em 1974 e durou quatro anos;

– Você raramente vê um chimpanzé remando na água, pois não gosta de nadar. Seu baixo índice de gordura corporal os afunda e sua composição corporal pesada torna difícil manter a cabeça acima da água. No entanto, alguns chimpanzés desfrutam de um bom mergulho em águas rasas;

– Chimpanzés foram observados de luto por amigos e familiares. Eles visitam o corpo, individualmente e em grupos, tocando gentilmente, cheirando e cuidando do falecido;

– Os chimpanzés podem parecer fofos, especialmente quando são bebês, mas podem ser muito agressivos. Grupos de homens têm aptidão e motivação para planejar e executar ataques a outros chimpanzés, geralmente resultando em ferimentos graves e até mortes. Ataques fatais em humanos também foram relatados;

– Os chimpanzés criam e usam ferramentas. Observou-se  um chimpanzé usando um galho que ele havia despido de suas folhas como uma vara de pescar para alcançar cupins nas profundezas de seus montes. Quando o tirou do monte, os cupins se agarraram ao galho e o chimpanzé os pegou com os lábios para um lanche cheio de proteínas.

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *