Home / Animais / Quantos Centímetros Tem O Bico Do Tucano? Qual O Tamanho?

Quantos Centímetros Tem O Bico Do Tucano? Qual O Tamanho?

Uma das características mais proeminentes do tucano é o seu bico alongado, certamente, um dos motivos pelos quais é considerado uma ave tão exótica. Mas, você sabe qual o tamanho dos bicos desses animais? Varia de espécie para espécie? E, afinal de contas, pra que serve essa parte do corpo nos tucanos, se ela é tão grande e pode parecer incômoda? Vamos descobrir e outras questões a seguir.

Qual a Função Do Bico Do Tucano?

Basicamente, podemos dizer que a principal serventia do bico dos tucanos é a de capturar frutas e sementes em geral. Pelo fato dessa parte do corpo deles ser bastante forte e rígida, isso possibilita com que essas aves possam se alimentar de frutas e sementes verdadeiramente duras. Ou seja, sem o bico, dificilmente conseguiriam comer, e morreriam.

Além desses iguarias, os tucanos também se alimentam se insetos e filhotes de outras aves quando estas ainda estão em seus ninhos. E, mais uma vez, o potente bico desses pássaros é fundamental para capturarem essas presas de maneira realmente eficaz.

No entanto, essa parte do corpo dos tucanos não tem como único propósito facilitar a alimentação, mas também serve para se comunicarem, para os machos atraírem as fêmeas, e para se defenderem de outras aves. Recentemente, descobriu-se mais uma função do bico dos tucanos: ajudar a regular a temperatura corporal.

E, Qual O Tamanho Médio Do Bico Dos Tucanos?

Uma coisa que chama bastante a atenção é o fato dessa parte representar basicamente a metade do corpo dessas aves, sendo realmente grande em comparação aos bicos de outros pássaros. No geral, as maiores espécies de tucano medem aproximadamente 50 cm, sendo que o bico deles mede pouco mais de 20 cm.

Contudo, é bom explicar que nem todos são iguais. Por exemplo, o bico dos machos é quase sempre maior do que o das fêmeas, ao mesmo tempo em que é menos curvo e longo. O maior bico de tucano atualmente é o da espécie toco, que tem cerca de 30 cm de comprimento (a ave em questão tem 61 cm de corpo inteiro).

Mesmo sendo uma parte do corpo tão grande, o bico desses pássaros não é tão pesado quanto se imagina. Isso porque ele é formado basicamente de tecido ósseo esponjoso, fazendo que seja só um pouco mais pesado do que isopor, pra se ter uma ideia.

Tucano Com o Bico Aberto
Tucano Com o Bico Aberto

Outra questão é que, mesmo grande, devido à sua leveza, o bico não atrapalha os tucanos na hora do voo, ou mesmo naqueles momentos em que precisa se manter equilibrado nos galhos das árvores (mesmo que sejam galhos bem finos).

E, apesar de leve, esse bico deles é bastante resistente, visto que é feito de queratina, que é a mesma substância que as unhas e os cabelos humanos são feitos.

Como Funciona a Regulação Da Temperatura Dos Tucanos Através Dos Seus Bicos?

Outras funções do bico dos tucanos, como atrair sexo oposto ou usar como ferramenta para alimentação e defesa, já era sabido, inclusive, desde a época de Darwin. O que se descobrir recentemente foi que essa parte do corpo dessas aves também pode servir como regulador térmico. A descoberta foi uma parceria entre pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e da Universidade Brock, no Canadá.

A espécie analisada foi o tucano-toco, sendo usadas câmeras de infravermelho para monitorar a ave, e descobriu-se que a sua temperatura corporal varia entre 10 e 35°C. Quando o ambiente ficava quente, o bico do animal também se aquecia, funcionando, assim, como uma espécie de radiador, dissipando o calor do tucano.

Constatou-se que essa parte do corpo da ave possui vasos sanguíneos que aumentam ou restringem o fluxo de sangue pelo corpo do animal. E ao alterarem esse fluxo, os tucanos, através dos seus bicos, podem conservar ou liberarem calor a depender da necessidade da ocasião.

Temperatura do Tucano
Temperatura do Tucano

Pelo fato do bico da ave ser realmente grande, e também não ser isolado, significa que o fluxo sanguíneo ali libera calor, resfriando o corpo do tucano. E é interessante notar também a eficiência desse mecanismo: o bico deles tanto pode eliminar 100% do calor corporal, como pode liberar somente 5% caso o mesmo fluxo seja interrompido devido a qualquer fator.

Curioso notar também que outros animais igualmente usam determinadas partes de seus corpos para controlarem a temperatura deles, como os elefantes e os coelhos, por exemplo, que usam suas orelas para irradiarem calor e, consequentemente, ficarem com o corpo mais frio.

Mais Algumas Peculiaridades Sobre Os Bicos Dos Tucanos

Tucano-de-Bico-Preto
Tucano-de-Bico-Preto

Pode parecer estranho, mas, o tucano tem “dentes”. Eles possuem forma de serra, e servem justamente pra ajudar ou a esmagar as frutas que fazem parte da sua alimentação, ou simplesmente para agarrarem com mais facilidade os bichinhos que também fazem parte do seu cardápio.

Fora esses dentes serrilhados, o longo bico dos tucanos comporta uma língua bem longa, que termina em uma espécie de ponta, e que ajuda na hora do animal engolir a sua comida. E, claro, além disso o bico, com esses dentes em formato de pequenas serras é uma ajuda e tanto na hora de afastar possíveis predadores.

A consistência dessa parte do corpo dos tucanos pode ser comparada, por exemplo, a uma espuma rígida, com algumas partes sendo ocas, e outras sendo formadas basicamente de membranas e fibras ósseas que são bastante calcificadas, agindo com “vigas”, digamos assim.

Fora essas questões, é impressionante constatar que a constituição do bico dos tucanos permite com que sofram grandes impactos com grande facilidade. Tanto é que cientistas têm a convicção de que essas incríveis ferramentas podem servir como modelos para a engenharia automotiva e aviária. Exemplo? Chapas que podem imitar a estrutura dos bicos dessas aves podem oferecer bem mais proteção aos motoristas dos veículos em face de uma colisão.

Pois é, quanta coisa interessante está associada a essa parte do corpo dos tucanos, não? Uma parte que faz deles aves bastante bonitas e exóticas, o que também contribui para que sejam alvo de caça para tráfico de animais, o que vem fazendo com que várias espécies desses animais estejam cada vez mais ameaçadas de extinção.

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *