Home / Animais / Quando o Cachorro Fica Tremendo o Que Pode Ser?

Quando o Cachorro Fica Tremendo o Que Pode Ser?

Hoje vamos falar um pouco sobre os sinais que os animais nos dão e nem sempre conseguimos entender o que ele está tentando nos passar. Nós humanos quando temos uma relação estreita com alguém um simples olhar é preciso para a gente perceber se ela está feliz, se ela está triste, ansiosa e alegre não é verdade? Os nossos pets também são muito importantes para nós, por esse motivo queremos ter certeza que eles estão sempre bem fisicamente e emocionalmente também. Mesmo com boas intenções a gente acaba esbarrando no fato de não sermos da mesma espécie nem sempre é possível compreender o que está se passando com o nosso melhor amigo. Por esse motivo, separamos algumas dicas abaixo para identificar o tremor nos cães.

Quando o Cachorro Fica Tremendo O Que Pode Ser?

Cachorro no Colo do Veterinário
Cachorro no Colo do Veterinário

Podemos elencar diversos os motivos que podem fazer com que o cachorro trema, alguns deles podem ser por conta de frio, pelo stress ou por empolgação, essas são consideradas as causas mais comuns. Apesar disso algumas vezes pode se tratar de algo não tão simples, pode indicar que o animal foi envenenado e até mesmo alguma alteração no sistema nervoso do animal.

Por esse motivo, a dica é ficar neste post até o final para aprender a como reconhecer as diferenças e quando deve-se recorrer ao veterinário.

As Principais Causas de Tremedeiras nos Cães

Como citamos acima, nem sempre tremedeira indica algo grave na saúde do seu pet. Pode ser apenas que naquele dia ele está mais agitado que o normal, mas é importante saber identificar essas sutis diferenças.

Você como melhor conhecedor do comportamento do seu pet sabe quando algo está fora do normal, algumas coisas podem mudar o comportamento do seu animal, o ambiente é um deles. Cada cachorro tem uma personalidade diferente, e as reações podem variar de animal para animal. Vamos listar abaixo as principais causas de tremores nos cães:

Pode Estar Sentindo Frio

Como citamos acima, o frio pode ser sim uma das causas de tremores nesses animais, eles também sofrem com as mudanças de temperatura. Nesse caso é comum que ele trema em dias frios. Nesse caso a solução é bem simples, é só arranjar uma forma de deixar seu pet mais aquecido, utilizando de cobertores, mantas, camas quentinhas e até roupas. Agora se mesmo com esses fatores ele continuar da mesma forma, procure um profissional.

Pode Estar com Medo

Assim como os humanos, os cachorros demonstram medo se tremendo, apesar de ser mais comum que aconteça nos filhotes é perfeitamente normal que aconteça também com um animal adulto. Esteja próximo e faça com que ele se sinta seguro, ajude ele a ficar confortável e vá observando se ele consegue se acalmar. Nesses casos também não é legal ficar chamando a atenção do cão, ele não está confortável para brincar e vai deixá-lo ainda mais estressado.

Pode Estar com Dor

Outro fator que pode fazer com que o cão tenha tremores é a dor. Isso pode acontecer quando seu animal está doente ou tenha se machucado. O que facilita identificar nesses casos é que na maior parte das vezes ele vai apresentar outros sinais como ficar apático, recusar comer seu petisco prefeito, ter dificuldades de se locomover. Não pense duas vezes em buscar ajuda de um médico veterinário.

Pode Estar Intoxicado

Cachorro Deitado na Cama Com Termômetro na Boca e Bolsa na Cabeça
Cachorro Deitado na Cama Com Termômetro na Boca e Bolsa na Cabeça

Outro motivo que pode gerar tremores no animal é intoxicação, no caso de ter comido algo tóxico para o organismo dele. Muitas vezes a gente não se liga que mesmo na nossa casa podem existir coisas perigosas ao nosso pet, um exemplo são chocolates e alguns produtos de limpeza que ele pode lamber ou comer sem que a gente perceba. Outros sintomas que acompanham a intoxicação nesse caso são apatia, vômitos e até perda de consciência. O mais rápido que puder encontre ajuda de um profissional.

Problemas Nutricionais

Você sabia que problemas alimentares também podem causar tremores nos cachorros? O problema mais comum a causar esse sintoma é a hipoglicemia, onde o açúcar no sangue  baixa demais. Para solucionar rápido ofereça um bom alimento para que ele se recupere. Se em alguns minutos o sintoma não desaparecer corra ao médico veterinário.

Problemas Neurológicos

Saiba que alguns problemas neurológicos também podem deixar seu animalzinho com tremores e apático. A questão pode ser transitória, mas é bom que um profissional acompanhe esse animal mais de perto.

Síndrome do Tremor Idiopático

É uma doença de causa neurológica que pode acometer qualquer cachorro, independente da raça. Os tremores nesse caso tendem a ser mais localizados em alguma parte do corpo, como na cabeça, ou em algum membro. Infelizmente a causa desse problema ainda é desconhecida. Sempre bom um médico veterinário acompanhando de perto.

Embora a gente tente identificar, o ideal é sempre buscar um profissional para fazer o diagnóstico de forma correta e indicar um tratamento que seja eficaz.

Sintomas Que Você Deve Se Preocupar

Cachorro Com Termômetro na Boca e Bolsa na Cabeça
Cachorro Com Termômetro na Boca e Bolsa na Cabeça

Além dos tremores, outros sintomas podem indicar que seu animal possa estar com algum problema mais sério. Por este motivo é tão importante acompanhar de perto e com atenção o comportamento do seu pet.

  • Apresenta Sangramento;
  • Vômito e Diarreia;
  • Perda de Consciência;
  • Não consegue andar.

Esses são sintomas que precisam de muita atenção e ação rápida, pois podem indicar agravamento do caso. Busque um médico veterinário o mais rápido possível.

Como Proceder ao Ver Seu Pet Tremendo

Veterinária Abraçado ao Cachorro
Veterinária Abraçado ao Cachorro

Analise com muita calma a situação, levando em conta o histórico do seu pet você responder as seguintes perguntas:

  • O animal está em um ambiente desconhecido por ele?
  • Existem pessoas estranhas para ele no ambiente?
  • Ele passou por uma cirurgia recente?
  • Ele se machucou recentemente?

As respostas a essas perguntas vão te ajudar a entender se esses tremores podem ser algo transitório e natural, ou se há um problema mais sério por trás.

É normal, por exemplo, que em recuperação de uma cirurgia o animal apresente um pouco de tremor. Por outro lado, não podemos ignorar que existem causas graves que devem ser investigadas.

Caso você sozinho não consiga definir a causa, não deixe de procurar um profissional de confiança.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.