Home / Animais / Qual o Parente Mais Próximo do Elefante?

Qual o Parente Mais Próximo do Elefante?

Um dos ramos estudados pela Ecologia é justamente aquele em que analisamos as relações existentes e o grau de parentesco entre animais e outros seres vivos, já que isso é extremamente importante principalmente nos estudos relacionados à Teoria da Evolução.

Por esse motivo, é comum que as pessoas se questionem quais são os parentes próximos de um animal ou até mesmo quem são seus antepassados, principalmente porque é uma grande tendência que todos os animais hoje em dia tenham antepassados muito diferentes e interessantes.

No caso do elefante, muitas pessoas não entendem nada sobre essa família e também não sabem nada com relação aos seus antepassados e muito menos com relação ao parente mais próximo do animal, e é exatamente por isso que fizemos esse artigo.

Parente Mais Próximo do Elefante

Neste artigo falaremos especificamente sobre qual é o parente mais próximo do elefante que conhecemos, como é a família do elefante, curiosidades sobre o animal e muito mais. Continue lendo para aprender tudo isso!

Família Elephantidae

Em primeiro lugar, devemos perceber que o elefante é um integrante da família Elephantidae. Essa família basicamente possui em sua composição os maiores animais vertebrados do meio terrestre, o que é uma grande responsabilidade e também demonstra a grande importância ecológica que todos esses animais da família possuem.

Os animais dessa família possuem hábitos de alimentação herbívoros, o que significa que eles se alimentam apenas de plantas; essa é uma característica explicada principalmente por conta do grande tamanho do elefante, que faz com que ele não consiga ter as habilidades de caça necessárias para se alimentar de outros animais.

Além de tudo isso, podemos dizer que as fêmeas desses animais costumam viver em grupo, ou seja, em manadas de até mesmo 10 fêmeas e seus filhotes, já que os machos costumam abandonar a fêmea após a gestação.

Por fim, podemos também dizer que os machos e fêmeas dessa família se encontram apenas durante o período reprodutivo, passando todo o resto da vida isolados uns dos outros.

Portanto, agora você já sabe mais informações importantes sobre a família Elephantidae, algo essencial para entender mais sobre o parente mais próximo do elefante.

O Parente Mais Próximo do Elefante

Considerar um animal como o parente mais próximo de outro não significa exatamente que ambos possuem as mesmas características e são idênticos. Na verdade, esses dois animais podem ser completamente diferentes fisicamente, mas biologicamente são muito parecidos, e por isso são considerados próximos.

No caso do elefante, os seus parentes mais próximos e também parentes antigos são o peixe-boi (no caso de animais recentes) e o mamute (no caso dos animais que já foram extintos na natureza).

Podemos perceber claramente a relação existente entre o elefante e o mamute, principalmente quando paramos para analisar o tamanho dos dois animais. Porém, visivelmente falando o peixe-boi não possui uma relação tão forte assim com o mamute, e isso é o mais surpreendente.

Apesar de não se parecerem tanto, os dois animais possuem diversas características biológicas parecidas e por isso são considerados parente próximos, algo extremamente interessante para a Biologia.

Portanto, agora você já sabe quem são os parentes próximos do elefante tanto nos tempos antigos quanto nos dias atuais, depois de milhões de anos de evolução da natureza em nosso planeta.

Ciclo de Vida do Elefante

O ciclo de vida de um animal basicamente diz respeito aos ciclos que esse animal passa pela vida; ou seja, quais são as etapas que ele passa desde seu nascimento até o momento da morte.

Geralmente, a gestação do elefante dura 22 meses, o que significa que a fêmea passa quase 2 anos grávida. Após seus nascimento, o elefante é um animal que atinge a maturidade sexual tardiamente, já que a fêmea está apta para reproduzir apenas a partir dos 12 anos de idade.

A tendência é que a fêmea passe a vida inteira se reproduzindo com os machos, para dar continuidade à espécie. A expectativa de vida do elefante é de cerca de 65 anos, já que tudo depende de qual espécie está sendo levada em consideração na hora dos estudos.

Logo, isso significa basicamente que esse é um animal com ciclo de vida bem tardio, principalmente porque a maturidade sexual é atingida muito tarde. Isso pode acabar sendo um problema quando levamos em conta a atividade desenfreada de caça existente no mundo, que pode acabar fazendo com que a família fique ameaçada, já que morrem mais elefantes do que nascem.

Portanto, é interessante vermos também como o ciclo de vida de um animal pode influenciar na perpetuação da espécie, principalmente quando levamos em conta também a atividade humana, que na maioria das vezes não consegue acompanhar o rumo natural dos animais e acaba fazendo com que seja causada a extinção de diversas espécies animais.

Situação do Elefante na Natureza

Após tudo isso, podemos entender um pouco mais como elefante está classificado na natureza; ou seja, qual o seu grau de extinção e o grau de preocupação que devemos ter com o animal atualmente.

Nos dias de hoje, a maioria das espécies de elefante se encontra classificada como VU (vulnerable – vulnerável) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Isso significa basicamente que esse animal está em alto risco de ser extinto em médio e até curto prazo. Esta classificação serve como um alerta, já que a espécie só pode ser salva se os hábitos do ser humano mudarem agora mesmo, fazendo com que ela fique menos exposta a riscos e outras coisas.

Portanto, é muito importante darmos uma maior visibilidade para o elefante, dessa forma podemos evitar sua extinção e também protegeremos os seus parentes próximos, já que eles possuem características parecidas e deveriam viver em nosso planeta sob as mesmas condições naturais na maior parte das vezes.

Quer saber ainda mais informações sobre o elefante e não sabe onde encontrar textos de qualidade e com informações confiáveis pela internet? Sem problemas, aqui temos o texto para você! Leia também em nosso site: Cetorhinus Maximus, O Tubarão Elefante – Características e Fotos

 

Veja também

Lagartixa na Parede

Dá Azar Matar Lagartixa? Ela Sente Dor? Como Espantar?

O surgimento de lagartixas nas casas é considerado um presságio de muito boa sorte no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *