Home / Animais / Qual o Nome da Pessoa que Tem Medo de Barata?

Qual o Nome da Pessoa que Tem Medo de Barata?

Alguns dicionários definem medo como a sensação ou estado de consciência desencadeado pela percepção de perigo, real ou imaginário.

O medo, assim como a raiva, tristeza e alegria, é um sentimento bastante familiar aos seres humanos. Crianças costumam ter medo do bicho papão ou medo do escuro. Para os adultos, os medos são frequentemente mais tangíveis, tais como medo de dirigir, medo de ficar desempregado, medo do chefe, medo de envelhecer, fobia social, claustrofobia, entre outros.

Quando o medo é mais intenso, contínuo em relação a um objeto específico é até mesmo desproporcional à situação (desencadeando sintomas físicos como sudorese fria, dor de cabeça e desconforto gastrintestinal), este recebe o nome de fobia. Há uma ampla listagem de fobias reconhecidas pela comunidade médica, dentre as quais, algumas das mais famosas são a claustrofobia (medo de lugares fechados), agorafobia (medo de multidões e lugares abertos) e acrofobia (medo de altura).

Dentro deste contexto, é importante lembrar que a maioria das pessoas, possui certa repulsa e nojo às baratas domésticas. É compreensível que as mesmas remetem à ideia de sujeira, contudo, quando o desconforto em relação a esses insetos é grande, o quadro pode configurar uma fobia.

Afinal, você já pensou em como deve chamar alguém que tenha fobia de barata?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Origem do Medo

Entendendo a questão mais a fundo, alguns psicólogos defendem a teoria de que o medo é sentido desde o ventre materno.

Um dos sentimentos mais forte é o medo da rejeição, medo de ser criticado ou de não superar as expectativas alheias. Considerando a conexão física e emocional entre mãe e bebê, os medos naturais da gestação (tais como preocupação com o próprio corpo, medo da nova rotina, medo do parto e preocupação com a saúde do bebê) são de certa forma assimilados pela criança, que não sabe compreender o significado real deste sentimento, e o registra como se fosse dele.

Medos Reais e Medos Emocionais

Os medos reais são normalmente agentes protetores, uma vez que surgem diante de situações riscos reais. Em sua maioria, estes medos nos fazem pensar antes de agir, antes de tomar uma decisão ou fazer uma escolha importante. Alguns exemplos incluem o medo de se machucar ao realizar uma manobra atlética arriscada, ou o medo de ser demitido após expor as suas opiniões na empresa.

Medo de Barata
Medo de Barata

No caso dos medos emocionais, há um desgaste psíquico maior, uma vez que os mesmos despertam a insegurança e são capazes até mesmo de paralisar a vida de um indivíduo. Estão intimamente relacionados a sensação de inferioridade, incapacidade e não merecimento. Algumas pessoas podem se sentir insatisfeitas em seus relacionamentos, e mesmo assim insistir na relação por medo da solidão.

Qual o Nome da Pessoa que Tem Medo de Barata?

Após falar um pouco sobre os conceitos gerais relacionados ao medo, é hora de abordar um pouco mais sobre as fobias específicas.

O medo de baratas é chamado de catsaridafobia, logo uma pessoa que tem medo de barata é chamada de catsaridafóbico.

Quais as Possíveis Causas do Medo de Barata?

As baratas em si são animais bem curiosos, uma vez que possuem uma capacidade de resistência fantástica, podendo sobreviver recebendo até 2.000 vezes mais radiação do que nós humanos, além de conseguirem passar vários dias sem comida e até mesmo sem cabeça.

Alguém que seja catsaridafóbico pode ter tido alguma experiência negativa com baratas no passado. Alguns exemplos incluem ter sido punido quando criança e permanecido trancado em armários ou espaços escuros nos quais este inseto esteja presente.

A maioria dos casos de catsaridafobia é de leve a moderado, podendo resolver-se com o passar dos anos. Contudo, há alguns casos nos quais a fobia pode ser tão intensa e persistente que conduz a um ‘quadro’ de transtorno obsessivo compulsivo, no qual o indivíduo desenvolve uma neurose a respeito da limpeza e da aplicação de inseticidas.

O que poucos imaginam é que alguns casos de catsaridafobia podem manifestar sintomas físicos tais como sentir-se tonto ou com fraqueza nos joelhos, desmaiar, elevar o ritmo cardíaco, chorar, respirar descontroladamente e até mesmo ter ataques de pânico.

Conhecendo o Nome de Outras Fobias

Cinofobia é o medo de cães. Bufonofobia é o medo de sapos. Cleptofobia é o medo de ser roubado. O medo de novidades ou situações novas também recebe um nome específico: Cainofobia ou cainotofobia.

Algumas fobias podem, ao senso comum, até mesmo parecerem absurdas e talvez em razão disso, nunca imaginamos que pudessem receber nomes específicos. Como é o caso do medo de mulheres bonitas, o qual recebe o nome de caligenefobia; ou ainda o medo de computadores, no caso, ciberfobia.

Ciberfobia
Ciberfobia

Outros medos que pensamos ser improváveis, mas existem são o medo de casa, chamado ecofobia (neste caso, o mesmo pode ser justificado se o indivíduo passou a infância com um família violenta); a hadefobia, medo do inverno; e a hafefobia, medo de ser tocado.

Enfim, este é apenas um vislumbre geral, uma vez que essa listagem contém centenas de nomes desconhecidos.

Alternativas de Tratamento para o Medo

Pessoas com catsaridafobia ou outras fobias específicas possuem opções de terapias disponíveis que auxiliam nestes quadros. Algumas dessas alternativas são a hipnoterapia, psicoterapia e terapia cognitivo-comportamental (para auxiliar na racionalização e perda do medo). Outro exemplo de terapia é a dessensibilização gradual ou terapia de exposição, técnica bastante utilizada em quadros de zoofobias, que inclui olhar fotos do objeto do medo e medir a progressão gradualmente (este técnica só deve ser realizada por um profissional experiente e regulamentado).

Em relação a essas técnicas, uma informação bastante importante é que nem sempre aquilo que funciona para uma pessoa pode funcionar para outra. É imprescindível discutir e descrever o medo aberta com um profissional qualificado.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o medo de baratas, outras fobias e conceitos relacionados ao medo de forma geral; nossa equipe o convida para continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade com assuntos voltados a vários campos das ciências biológicas.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Atlas da Saúde. Lista de Fobias. Disponível em: < https://www.atlasdasaude.pt/lista-de-fobias>;

Astral Saúde Ambiental. O que é Catsaridafobia? Disponível em: < https://www.astralsaudeambiental.com.br/o-que-e-catsaridafobia/>;

Portal Educação. Uma abordagem psicológica sobre o Medo. Disponível em: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/uma-abordagem-psicologica-sobre-o-medo/49333>;

Veja também

Qual é o Ecossistema do Tuco Tuco das Dunas?

O Tuco, também chamado de Tuco-Tuco, é um pequeno rato que vive na América do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *